O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sergei Suarez Dillon
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11189
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia e Administração, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2011.
id UNB_ea368f404bd170515d7c84c2a4569b15
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11189
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)Força de trabalho - efeito da educaçãoCapacidades cognitivasCompetência profissionalSalários e produtividade do trabalhoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia e Administração, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2011.Esta tese investiga em que medida as habilidades cognitivas são responsáveis pelo conteúdo econômico da educação no Brasil. A inexistência de conjuntos de dados com informações sobre cognição e rendimentos para os mesmos indivíduos tem inviabilizado este esforço no Brasil até hoje. Para lidar com esta dificuldade, seguiram-se três abordagens. A primeira é a investigação desta relação no Chile, um país que conta com os dados adequados em uma única pesquisa e no qual a relação entre escolaridade e rendimentos se assemelha muito ao que se verifica no Brasil. Os principais resultados são que as habilidades cognitivas explicam boa parte dos modestos rendimentos à educação básica, mas pouco dos elevados rendimentos à educação superior. A segunda abordagem é parear dados individuais do Censo Demográfico de migrantes jovens para a Região Metropolitana de São Paulo com notas médias do Exame Nacional de Cursos (ENEM) e Provão dos municípios onde estes migrantes residiam cinco anos antes. Os principais resultados são que as habilidades cognitivas explicam metade ou mais dos rendimentos ao ensino básico, mas aparentemente pouco dos rendimentos à educação superior. Estes resultados se mantêm quando se controla por diversos tipos de viés de seleção. A terceira e última abordagem faz o pareamento individual das habilidades cognitivas, medidas pelo ENEM, de jovens no último ano do ensino médio com seus rendimentos um ano depois, já no mercado de trabalho, medidos pela Pesquisa Mensal de Emprego. A chave de pareamento é construída a partir da data de aniversário de cada pessoa. O rendimento à cognição é mais baixo que na segunda abordagem, mas em geral observamos os jovens no primeiro ano de seus empregos, quando os empregadores ainda não puderam observar plenamente sua produtividade. A conclusão é que a aquisição de capital cultural, a montagem de redes sociais ou até puro credencialismo podem ser parte da história dos retornos à educação, mas não são a história toda. Os conteúdos cognitivos aprendidos na escola têm, de fato, conteúdo econômico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation examines whether and in what degree cognitive ability accounts for the economic returns of education. The dearth of work on the issue in Brazil is due to the lack of data on cognition and earnings for the same individuals. Three approaches were used to circumvent this difficulty. The first is to look into the cognitive ability-earnings relation in Chile, a country for which the appropriate data exist and where the schooling-earnings relationship is very close to that observed in Brazil. The main findings are that cognitive abilities explain most of the modest returns to basic education but little of the elevated returns to higher education. The second approach is to match individual Census earnings data for young migrants to the São Paulo Metropolitan Area with Exame Nacional de Cursos (ENEM) and Provão municipal averages for the municipalities in which they resided five years earlier. Cognitive abilities explain at least half of the returns to basic education but, although significant, appear not to explain much of the generous returns to higher learning. These results still hold after controls for various types of selection bias are applied. The final approach was to match individual cognitive abilities, as measured by ENEM, for students in the last year of high school with their incomes one year later, measured by the Pesquisa Mensal de Emprego. The match was possible due to a code built using birth dates. Returns to cognitive ability are lower than those estimated using the migrants, but most of these individuals were observed in their first year of employment, before their employers were able to adequately gauge their productivity. This dissertation’s findings are clear: the economic content of education is not limited to social networks, cultural capital or pure credentialism. These may account for some of the returns to education, but not all. Cognitive contents learned at school have substantive and significant economic returns.Ramos, Carlos AlbertoSoares, Sergei Suarez Dillon2012-09-17T11:15:17Z2012-09-17T11:15:17Z2012-09-172011-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOARES, Sergei Suarez Dillon. O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile). 2011. 146 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11189info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:25:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/11189Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:25:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
title O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
spellingShingle O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
Soares, Sergei Suarez Dillon
Força de trabalho - efeito da educação
Capacidades cognitivas
Competência profissional
Salários e produtividade do trabalho
title_short O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
title_full O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
title_fullStr O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
title_full_unstemmed O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
title_sort O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile)
author Soares, Sergei Suarez Dillon
author_facet Soares, Sergei Suarez Dillon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Carlos Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sergei Suarez Dillon
dc.subject.por.fl_str_mv Força de trabalho - efeito da educação
Capacidades cognitivas
Competência profissional
Salários e produtividade do trabalho
topic Força de trabalho - efeito da educação
Capacidades cognitivas
Competência profissional
Salários e produtividade do trabalho
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia e Administração, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
2012-09-17T11:15:17Z
2012-09-17T11:15:17Z
2012-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Sergei Suarez Dillon. O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile). 2011. 146 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11189
identifier_str_mv SOARES, Sergei Suarez Dillon. O conhecimento paga bem? Habilidades cognitivas e rendimentos do trabalho no Brasil (e no Chile). 2011. 146 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508404984512512