Dioniso, Diotima, Sócrates e a Erosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acker, Clara Britto da Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13988
Resumo: Este artigo pretende mostrar as relações entre o ritual das Bacantes, em honra ao Deus Dioniso e algumas teorias, ditas platônicas, como aquelas sobre a mania ou o Eros. Importa desde já diferenciar o orfismo do dionisismo, pois o último difere do primeiro em pontos cruciais, particularmente pelo consumo de carne crua, pela ênfase dada ao transe e pela presença massiva de mulheres. As influências órficas na obra de Platão são conhecidas e apontam para um ideal filosófico de aprendizado da morte, sendo o corpo a tumba da alma. N’As Leis e na República, Platão parece restringir a própria existência do culto dionisíaco, porém no Fedro, no Íon, n’O Banquete e no Teeteto despontam valores positivos atribuídos à mania, à inspiração poética e ao Amor, relacionando filosofia e trabalho de parto. Vemos aparecem então os contornos de uma Erosofia socrática, claramente influenciada pelo dionisismo, que deve ser distinguida da Filosofia de Platão. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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