Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo, Juliana Dafne Pereira de, Mesquita, Kimberlinn Braga, Jesus, Luciana Cássia de, Alves, Luciana Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591
https://orcid.org/0000-0002-4254-2372
https://orcid.org/0000-0003-1858-4158
https://orcid.org/0000-0001-6865-2222
https://orcid.org/0000-0002-0502-1578
https://orcid.org/0000-0002-6403-4117
Resumo: Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.
id UNB_eb71ce33535228f77f59b1ce1a309e1d
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45184
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Reis, Vanessa de Oliveira MartinsMelo, Juliana Dafne Pereira deMesquita, Kimberlinn BragaJesus, Luciana Cássia deAlves, Luciana Mendonçamailto:vomartins@unb.br2022-11-16T22:15:14Z2022-11-16T22:15:14Z2022-04-22MARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira et. al. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? Audiology - Communication Research, São Paulo, n. 27, art. e2591, 2022. DOI 10.1590/2317-6431-2021-2591. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591https://orcid.org/0000-0002-4254-2372https://orcid.org/0000-0003-1858-4158https://orcid.org/0000-0001-6865-2222https://orcid.org/0000-0002-0502-1578https://orcid.org/0000-0002-6403-4117Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.Purpose: To ascertain the performance of adolescent’s phonemic awareness and corroborate the association between this skill and reading. Methods: Eighty-three adolescents participated in the study consisting of 58 girls and 25 boys aged between 11 and 16 years of age all being enrolled in the 6th to 9th grades of secondary elementary school in two public schools in Belo Horizonte. Phonemic awareness tests and word and pseudoword reading test were carried out. Results: Adolescents had difficulty in performing the phonemic segmentation task, on the other hand when performing the CVC subtraction and inversion tasks there was a ceiling effect. A positive correlation was found between the phonemic awareness tasks and the reading of words and pseudowords. Conclusion: This study concluded that the development of phonological awareness is still necessary in adolescence, i.e. the development of this skill contributes significantly to good reading performance at secondary elementary school level.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Academia Brasileira de AudiologiaEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial , que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessHá associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?Is there an association between phonemic awareness and the reading ability of adolescents at secondary elementary school?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAdolescentes - linguagemLeituraFonoaudiologiaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_HaAssociacaoConsciencia.pdfARTIGO_HaAssociacaoConsciencia.pdfapplication/pdf405478http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45184/1/ARTIGO_HaAssociacaoConsciencia.pdf85914f0e5d5b2734709d3afb7c85bb75MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45184/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/451842023-07-26 14:32:26.299open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45184U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-26T17:32:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Is there an association between phonemic awareness and the reading ability of adolescents at secondary elementary school?
title Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
spellingShingle Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Adolescentes - linguagem
Leitura
Fonoaudiologia
title_short Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
title_full Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
title_fullStr Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
title_full_unstemmed Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
title_sort Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
author Reis, Vanessa de Oliveira Martins
author_facet Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Melo, Juliana Dafne Pereira de
Mesquita, Kimberlinn Braga
Jesus, Luciana Cássia de
Alves, Luciana Mendonça
author_role author
author2 Melo, Juliana Dafne Pereira de
Mesquita, Kimberlinn Braga
Jesus, Luciana Cássia de
Alves, Luciana Mendonça
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv mailto:vomartins@unb.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Melo, Juliana Dafne Pereira de
Mesquita, Kimberlinn Braga
Jesus, Luciana Cássia de
Alves, Luciana Mendonça
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes - linguagem
Leitura
Fonoaudiologia
topic Adolescentes - linguagem
Leitura
Fonoaudiologia
description Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-16T22:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-16T22:15:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira et. al. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? Audiology - Communication Research, São Paulo, n. 27, art. e2591, 2022. DOI 10.1590/2317-6431-2021-2591. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4254-2372
https://orcid.org/0000-0003-1858-4158
https://orcid.org/0000-0001-6865-2222
https://orcid.org/0000-0002-0502-1578
https://orcid.org/0000-0002-6403-4117
identifier_str_mv MARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira et. al. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? Audiology - Communication Research, São Paulo, n. 27, art. e2591, 2022. DOI 10.1590/2317-6431-2021-2591. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45184
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591
https://orcid.org/0000-0002-4254-2372
https://orcid.org/0000-0003-1858-4158
https://orcid.org/0000-0001-6865-2222
https://orcid.org/0000-0002-0502-1578
https://orcid.org/0000-0002-6403-4117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45184/1/ARTIGO_HaAssociacaoConsciencia.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45184/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85914f0e5d5b2734709d3afb7c85bb75
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864142778269696