Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blaser, Ana Luisa Brites
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13207
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.
id UNB_ebc9541d50225d318391b4f87173d64e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13207
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar XikrinÍndios XikrinEducaçãoEtnologiaRelações culturaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.Este trabalho investiga, sob um olhar político, a educação escolar indígena Xikrin da aldeia Mrotidjã, situada na Terra Indígena Trincheira do Bacajá (PA). Com base em um relato etnográfico da viagem multiétnica concretizada por meio do projeto “Novos olhares e perspectivas acerca da educação escolar indígena: um intercâmbio intercultural entre os Xikrin (PA) e os Krahô (TO) nas escolas Baniwa e Tukano do Alto Rio Negro (AM)”, reflete-se sobre a educação escolar Xikrin, inter-relacionando com as atuais circunstâncias contemporâneas da vida dos indígenas – diretamente impactados pela construção da UHE Belo Monte. Essa análise propõe-se a problematizar, a partir de um diagnóstico da educação escolar indígena na região, os atuais movimentos dos Xikrin para aprenderem e dominarem os conhecimentos da sociedade nacional, de forma a possuírem instrumentos qualificados para o controle de suas relações inter-étnicas, ao mesmo tempo, em que desejam registrar suas histórias e valorizar sua língua, como forma de afirmação política. Foi por meio de pesquisa etnográfica e revisão bibliográfica que foi possível compor a estrutura dessa monografia. Sendo assim, com o objetivo de encadear a discussão acerca da temática, foram utilizados enxertos de relatos dos indígenas dialogando com bibliografia pertinente à área, enfatizando, sobretudo, as ransversalidades que almejei discutir: a relação entre escola, poder e conhecimentos. A finalidade do trabalho é agenciar, a partir de análises e reflexões críticas, subsídios para a escola da aldeia Mrotidjã, de forma a atender, de maneira mais qualificada, as demandas dos Xikrin.This work investigates under a political view the indigenous education of the Xikrin people living in the Mrotidjã village, in the Trincheira do Bacajá Indigenous Territory, in the state of Para. Based on an ethnographic report of a multiethnic trip – which was part of a project called “New views and perspectives about the indigenous education: a multicultural exchange between the Xikrin (PA) and Krahô (TO) people in the Baniwa and Tukano in Alto Rio Negro (AM) schools - the paper reflects about the relationship of the Xikrin education with the contemporary life of these indigenous people, directly affected by the construction of the Belo Monte hydropower plan. After evaluating the current indigenous education in the region, this analysis plans to discuss which actions the Xikrin people are ta ing to learn and dominate the society’s common nowledge, aiming to create their own appropriate instruments to control their interethnic relationships and, at the same time, to register their own history and value their language, seeking political affirmation. The monograph was built through an ethnographic research and literature review. To initiate a debate on the topic, several quotes of the indigenous people were combined with the current literature on the theme, emphasizing the relationship between the school, power and knowledge. Based on analysis and critical thinking, this work plans to provide additional support to the school in the Mrotidjã village, so it can attend in a more qualified way the demands of the Xikrin people.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelBarretto Filho, Henyo TrindadeBlaser, Ana Luisa Brites2013-05-29T12:13:59Z2013-05-29T12:13:59Z2013-05-292013-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBLASER, Ana Luisa Brites. Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã: uma análise dos processos de educação escolar Xikrin. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13207A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:57:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/13207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:57:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
title Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
spellingShingle Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
Blaser, Ana Luisa Brites
Índios Xikrin
Educação
Etnologia
Relações culturais
title_short Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
title_full Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
title_fullStr Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
title_full_unstemmed Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
title_sort Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin
author Blaser, Ana Luisa Brites
author_facet Blaser, Ana Luisa Brites
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barretto Filho, Henyo Trindade
dc.contributor.author.fl_str_mv Blaser, Ana Luisa Brites
dc.subject.por.fl_str_mv Índios Xikrin
Educação
Etnologia
Relações culturais
topic Índios Xikrin
Educação
Etnologia
Relações culturais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-29T12:13:59Z
2013-05-29T12:13:59Z
2013-05-29
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BLASER, Ana Luisa Brites. Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã: uma análise dos processos de educação escolar Xikrin. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13207
identifier_str_mv BLASER, Ana Luisa Brites. Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã: uma análise dos processos de educação escolar Xikrin. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508395250581504