Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Waldek Batista dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32204
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
id UNB_ebd1d892dbdc40ae00913a2da1c9e96e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32204
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014Educação básicaCurrículo educacionalSecretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.A pesquisa investiga como se deu o processo de construção do Currículo da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no período de 2011 a 2014, sob os entreolhares dos professores e gestores em atividade na época. Buscou-se, nesta pesquisa, analisar os principais pontos que envolvem essas alterações, dando destaque para reflexões sobre a importância do currículo da educação básica, o seu processo de construção, reelaboração, conceitos, significados e se atende e prepara devidamente o educando. Foi utilizado o método de materialismo histórico dialético. A técnica de coleta e tratamento de dados de pesquisa qualitativa por meio de questionários e entrevistas, envolvendo professores e gestores, seguidos de análises documentais e revisões bibliográficas. A educação escolar e o currículo encontram-se devidamente amparados pela Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 e pelas demais orientações do Ministério de Educação e Cultura - MEC. Por meio de reflexões e diálogos com professores e gestores de duas unidades de ensino públicas, dos gestores da Regional de Ensino e da Subsecretaria da Educação Básica - SUBEB, foram apresentados as discussões e debates relacionados ao processo de reelaboração, a implementação e a práxis do Currículo em Movimento da Educação Básica no DF (2011 a 2014). Foram avaliadas as participações e articulações envolvendo a comunidade escolar nas discussões e na reelaboração dos projetos relacionados à educação e à escola, bem como constatada a necessidade de mostrar ao docente a relevância do currículo, bem como maior participação na reelaboração envolvendo a comunidade escolar de forma mais democrática, além da necessidade da visibilidade do currículo e da Proposta Política Pedagógica da escola.The research investigates how the process of construction of the Basic Education Curriculum of the Department of Education of the Federal District was carried out, from 2011 to 2014, under the gaze of teachers and managers in activity at the time. In this research, we sought to analyze the main points that involve these changes, highlighting reflections on the importance of the basic education curriculum, its construction process, re-elaboration, concepts, meanings and adequately attending and preparing the student. The method of dialectical historical materialism was used. The technique of collecting and processing qualitative research data through questionnaires and interviews, involving teachers and managers, followed by documentary analyzes and bibliographic reviews. School education and the curriculum are duly supported by the Federal Constitution of 1988, by the Law of Guidelines and Bases of National Education n. 9,394 / 96 and other guidelines of the Ministry of Education and Culture - MEC. Through discussions and dialogues with teachers and managers of two public education units, the managers of the Regional Education and the Subsecretariat of Basic Education - SUBEB, the discussions and debates related to the process of re-elaboration, implementation and praxis of the Curriculum in Basic Education Movement in the Federal District (2011 to 2014). Participations and articulations involving the school community in the discussions and in the re-elaboration of projects related to education and school were evaluated, as well as the need to show the teacher the relevance of the curriculum, as well as greater participation in the reelaboration involving the school community in a way more democratic, in addition to the need for visibility of the curriculum and the School's Policy Proposal Pedagogical.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMelo, Adriana Almeida Sales deSantos, Waldek Batista dos2018-07-09T18:50:03Z2018-07-09T18:50:03Z2018-07-032018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Waldek Batista dos. Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014. 2018. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32204A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:41:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/32204Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:41:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
title Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
spellingShingle Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
Santos, Waldek Batista dos
Educação básica
Currículo educacional
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
title_short Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
title_full Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
title_fullStr Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
title_full_unstemmed Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
title_sort Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
author Santos, Waldek Batista dos
author_facet Santos, Waldek Batista dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Adriana Almeida Sales de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Waldek Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Currículo educacional
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
topic Educação básica
Currículo educacional
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09T18:50:03Z
2018-07-09T18:50:03Z
2018-07-03
2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Waldek Batista dos. Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014. 2018. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32204
identifier_str_mv SANTOS, Waldek Batista dos. Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014. 2018. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508292419878912