Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Mykaella Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46497
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_1581b41b56278c5902ddb8bdc00b7915
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46497
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito FederalProfessores - doenças profissionaisEducação básicaSecretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)Condições de trabalhoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.O presente estudo vinculou-se à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. O trabalho docente vem se constituindo historicamente em um campo de disputas no modo de produção capitalista, que resulta em desigualdades sociais, políticas, econômicas e, sobretudo, precariza e intensifica as condições de trabalho, resultando no adoecimento dos trabalhadores. O estudo em tela toma como base o trabalho como processo fundante da sociabilidade humana no sentido ontológico. Considerando as transformações acorridas no mundo do trabalho e a influência do modo capitalista de produção que tensiona as relações entre trabalho e trabalhador, indagou-se: Quais as relações entre trabalho e adoecimento de professores no Distrito Federal? Para isso, buscou-se a essência da realidade concreta no trabalho, e no adoecimento dos docentes, e objetivou-se compreender os fatores de adoecimento vinculados à história do trabalho docente, revelando as contradições desta relação. Assim, esta pesquisa ancorou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, por possibilitar uma visão da totalidade na análise dos fenômenos, cuja perspectiva crítico-emancipadora permite a apreensão do real-abstrato. Por isso, buscamos a essência da realidade concreta do trabalho docente e adoecimento, visto as contradições. Diante disso, utilizou-se como instrumentos metodológicos o Estado do Conhecimento como estudo das produções já publicadas com a temática, análise documental, aplicação de questionários de forma on-line e presencial com os docentes da Educação Básica em regência, e entrevistas semiestruturadas com quatro professores regentes da Educação Básica, um servidor da Unidade de Qualidade de Vida e Bem-estar no Trabalho e um representante do sindicato dos Professores do Distrito Federal. Os diálogos foram analisados e sistematizados pelas categorias Totalidade, Mediação e Contradição do Materialismo Histórico e Dialético, resultando nos temas de análise em que compreendeu-se o trabalho e o adoecimento docente na secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: perfil, condições de trabalho, fatores e elementos que vulnerabilizam a saúde dos professores, políticas de prevenção ao adoecimento adotadas pela secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e pelo sindicato dos Professores do Distrito Federal e, os índices de afastamentos dos servidores. Concluímos que o processo de adoecimento dos professores da Educação Básica da secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal tem relação direta com as condições de trabalho, com a intensificação de suas atividades e com o processo de responsabilização dos sujeitos singulares.The present study was linked to the research line Teaching Profession, Curriculum, and Evaluation of the Post-Graduation Program in Education of the School of Education of the University of Brasilia and to the Study and Research Group on the Formation and Performance of Teachers/Pedagogues. The teaching work has been historically constituted in a field of disputes in the capitalist production mode, which results in social, political, and economic inequalities and, above all, makes working conditions more precarious and intensifies them, resulting in the workers' getting sick. The study in question is based on work as the founding process of human sociability in the anthological sense. Considering the transformations that have taken place in the world of work and the influence of the capitalist mode of production, which strains the relationship between work and the worker, the question was asked: What are the relationships between work and illness of teachers in the Federal District? For this, the essence of the concrete reality of the work and the illness of teachers was sought, and the objective was to understand the factors of illness linked to the history of the teaching work, revealing the contradictions of this relationship. Thus, this research was anchored in the theoretical and methodological assumptions of dialectical historical materialism, because it allows a view of the totality in the analysis of the phenomena, whose critical-emancipatory perspective allows the apprehension of the abstract reality. Therefore, we sought the essence of the concrete reality of the teaching work and illness, given the contradictions. Therefore, we used as methodological tools the State of Knowledge as a study of the productions already published on the theme, document analysis, online and in-person questionnaires to Basic Education teachers and semi-structured interviews with four regular Basic Education teachers, one employee from the Quality of Life and Well-Being at Work Unit and a representative from the Union of teachers of the Federal District. The dialogues were analyzed and systematized by the categories Totality, Mediation, and Contradiction of the Historical and Dialectical Materialism, resulting in themes of analysis in which the work and the teachers' illness in the Secretary of Education of the Federal District were understood: profile, work conditions, factors and elements that make teachers' health more vulnerable, policies of prevention to illness adopted by the Secretary of Education of the Federal District and by the Union of the District's Teachers, and the rates of absences of public servants. We conclude that the process of illness among teachers of Basic Education of the State Secretariat of Education of the Federal District is directly related to the working conditions, to the intensification of their activities, and to the process of accountability of the individuals.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daLeonardo, Mykaella Soares2023-09-15T21:29:33Z2023-09-15T21:29:33Z2023-09-152023-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEONARDO, Mykaella Soares. Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-15T21:29:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/46497Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-15T21:29:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
title Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
spellingShingle Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Leonardo, Mykaella Soares
Professores - doenças profissionais
Educação básica
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Condições de trabalho
title_short Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
title_full Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
title_fullStr Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
title_full_unstemmed Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
title_sort Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
author Leonardo, Mykaella Soares
author_facet Leonardo, Mykaella Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo, Mykaella Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - doenças profissionais
Educação básica
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Condições de trabalho
topic Professores - doenças profissionais
Educação básica
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Condições de trabalho
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T21:29:33Z
2023-09-15T21:29:33Z
2023-09-15
2023-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEONARDO, Mykaella Soares. Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46497
identifier_str_mv LEONARDO, Mykaella Soares. Trabalho e adoecimento de professores da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2023. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508378715586560