A prática profissional de professores do Distrito Federal a partir do curso Gestar II Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Deire Lúcia de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13363
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
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Reconheceu-se as unidades temáticas de maior recorrência a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo e foram encontradas cinco categorias: Conhecimento profissional; Aluno em formação, que tem como subcategoria o Tutor como esteio; Grupo Profissional; Dificuldades para o aproveitamento do material; e, por fim, Divulgação do curso. Essas categorias foram utilizadas como base para responder as questões de pesquisa. Nos anos que imediatamente antecederam a inserção do programa no DF houve a oferta de um único curso específico para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A divulgação do Gestar foi feita por carta circular e não foi possível observar envolvimento entre os professores participantes e os gestores e colegas das escolas com a proposta em curso. O contato com os princípios da Educação Matemática como um campo epistemológico e científico foi incipiente necessitando de continuidade e discussão. O principal fator dificultante encontrado para a aplicação das propostas foi a autopercepção dos colaboradores como alunos e não professores em formação, que não buscaram refletir, adaptar e aplicar nas salas de aula o que experenciavam nas atividades do curso. Essa percepção manifestou-se também na admiração ao tutor e tentativa em agradá-lo na execução das tarefas. Configurou-se como obstáculo ao uso do material, após o término do curso, a falta de leitura dos textos de referência que continham os aportes teóricos da proposta de formação. Foi possível perceber um distanciamento entre a proposta de formação e a prática pedagógica, apesar da avaliação positiva recebida pelo programa na época da formação ter sido reiterada pelos colaboradores, transcorridos dois anos do término do curso. A prática dos docentes colaboradores não evidencia de maneira clara as contribuições da formação feita no Gestar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study was to investigate the insertion and contribution of Gestar II Mathematics, which consists of one the actions of the School Development Plan for teacher training, particularly teaching practice, two years after completion of the first class in the Federal District. This was a qualitative research through a case study, with two participants, and the data were collected through interviews, portfolio during training, documentary analysis and classroom observations. Thematic units were recognized through a content analysis and grouped into five categories: Professional knowledge; Student during training, which has the tutor as mainstay as a subcategory; Professional Group; Difficulties in the use of the material; and finally, course advertisement. These categories were used to answering the research questions. In the years immediately prior to the insertion at the Federal District there was a only single course being offered for secondary-school Mathematics teachers. The course announcement was made via an official letter and it was not possible to observe involvement among participating teachers and school managers and colleagues with the current proposal. The contact with the Mathematics Education principles as an epistemological and scientific field was poor and in need of continued discussion. The main drawback found for the proposal implementation was the auto-perception of the teachers as students and not as teachers in training, who did not seek to reflect, adapt and apply in the classroom what they experienced in the course activities. This perception is also expressed by the admiration to the tutor and in the attempt to please him/her in performing the tasks. The lack of reading the suggested material containing the theoretical contributions of the proposed training was also set up as an obstacle to the use of material, after the completion of the course. Despite the positive feedback received by the program at the time of training and also two years after the end of the course, it was possible to observe a gap between the proposed training and the participants’ pedagogical practice. The practices of the participant teachers do not clearly shows the contributions during the Gestar II Programme.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGontijo, Cleyton HérculesOliveira, Deire Lúcia de2013-06-19T12:10:05Z2013-06-19T12:10:05Z2013-06-192013-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Deire Lúcia de. A prática profissional de professores do Distrito Federal a partir do curso Gestar II Matemática. 2013. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13363A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T18:46:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/13363Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T18:46:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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