O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borries, Michelle Ramos Von
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47446
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
id UNB_ee4de5dd6175642d500249f4ee0c825c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47446
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médioFunções (Matemática)Matemática - estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.Essa dissertação tem o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem sobre o conceito de funções envolvendo os tópicos: o conceito de função, a representação gráfica, a variação de uma função, as funções representadas por mais de uma sentença, a função composta, a paridade de uma função e a função inversa. O trabalho em questão teve como foco um estudo feito com alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar de Brasília (CMB), uma das unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino destes temas constando de avaliações diagnósticas, de entrevista estruturada, de aulas expositivas, de estudos dirigidos e de atividades com o uso do aplicativo Geogebra. O estudo mostra que as dificuldades dos alunos permeiam em todos os tópicos estudados, no entanto, consideramos que as atividades trabalhadas na sequência didática contribuíram para a melhoria das aulas e para o aprendizado do conteúdo da teoria de funções.This dissertation aims to analyze the teaching-learning process of the following topics in the concept of functions: function concept, graphical representation, variation of a function, functions represented by more than one sentence, compound function, parity of a function, and inverse function. The work focused on a study carried out with 1st year high school students at The Military School of Brasilia (Colégio Militar de Brasília - CMB), one of the units of The Brazilian Military School System (Sistema Colégio Militar do Brasil - SCMB). In methodological terms, the research presents a proposal for a didactic sequence for teaching the aforementioned topics, diagnostic assessments, structured interviews, expository classes, guided studies, and activities using the Geogebra software. The study shows that students’ difficulties permeate all the topics studied, however, we consider that the didactic sequence activities contributed to the improvement of classes and to the learning of the function theory content.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalRodrigues, Luciana Maria Dias de ÁvilaBorries, Michelle Ramos Von2024-01-23T19:04:35Z2024-01-23T19:04:35Z2024-01-232023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORRIES, Michelle Ramos Von. O ensino de funções: uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio. 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47446A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-23T19:04:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/47446Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-23T19:04:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
title O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
spellingShingle O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
Borries, Michelle Ramos Von
Funções (Matemática)
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
title_short O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
title_full O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
title_fullStr O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
title_sort O ensino de funções : uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio
author Borries, Michelle Ramos Von
author_facet Borries, Michelle Ramos Von
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Luciana Maria Dias de Ávila
dc.contributor.author.fl_str_mv Borries, Michelle Ramos Von
dc.subject.por.fl_str_mv Funções (Matemática)
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
topic Funções (Matemática)
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-23T19:04:35Z
2024-01-23T19:04:35Z
2024-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORRIES, Michelle Ramos Von. O ensino de funções: uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio. 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47446
identifier_str_mv BORRIES, Michelle Ramos Von. O ensino de funções: uma sequência didática aplicada para alunos do 1º ano do ensino médio. 2023. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580689416880128