Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17103 https://dx.doi.org/10.5007/1807 - 0221.2012v9n14p44 |
Resumo: | A utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se, então, a definição de critérios para a avaliação e escolha desses bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas, com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliarem-se os bon¬ecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anato¬mography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos, ou 80%. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 2,78 pontos, ou 55,56%, com desvio padrão de 1,56. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_eff30ff2fd2fb436975dc277a669d969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/17103 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicasCriteria for the comparison of usability and accessibility of anatomical 3d web interfacesAvaliaçãoBonecos anatômicos Web 3DDissecação virtualAnatomia - ensinoA utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se, então, a definição de critérios para a avaliação e escolha desses bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas, com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliarem-se os bon¬ecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anato¬mography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos, ou 80%. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 2,78 pontos, ou 55,56%, com desvio padrão de 1,56. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe use of virtual anatomical manikin has reached within the health science education. Its use helps in the study of anatomy and medical simulation in patients with pathologies, acute illnesses and injuries. Recent technologies have made possible the availability of several virtual three-dimensional anatomical manikins in the Web. The next step was the defini¬tion of criteria for evaluation and selection of these manikins with the focus on the education in healthcare or medical appli¬cations in order to assist in choosing the most appropriate manikin as each setting. For this, we collected some assessment frameworks related to the topic and then developed the evaluation criteria and scoring levels, and finally was evaluated the anatomic manikins found. Then, we defined the criteria for navigability, three-dimensionality, interactivity and realism, each of which may receive score 0-5. Among the assessed manikins, the Human BioDigital and Anatomography were the ones with the best scores overall, 16 points or 80%. In the big picture, the manikins had a mean score of 2.78 points or 55.56% with a standard deviation of 1.56.Faculdade UnB Gama (FGA)Universidade Federal de Santa Catarina2014-11-27T14:59:45Z2014-11-27T14:59:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATA, Thiago Henrique; SALES, André Barros. Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas. Rev. Extensio, Florianópolis, v. 9, n. 14, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p44/24253>. Acesso em: 3 jun 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17103https://dx.doi.org/10.5007/1807 - 0221.2012v9n14p44Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, Brasil ISSN 1807-0221 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil (CC BY-NC-SA 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p44/24253. Acesso em: 3 jun. 2014info:eu-repo/semantics/openAccessMata, Thiago HenriqueSales, André Barros deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T17:33:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/17103Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T17:33:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas Criteria for the comparison of usability and accessibility of anatomical 3d web interfaces |
title |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas |
spellingShingle |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas Mata, Thiago Henrique Avaliação Bonecos anatômicos Web 3D Dissecação virtual Anatomia - ensino |
title_short |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas |
title_full |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas |
title_fullStr |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas |
title_full_unstemmed |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas |
title_sort |
Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas |
author |
Mata, Thiago Henrique |
author_facet |
Mata, Thiago Henrique Sales, André Barros de |
author_role |
author |
author2 |
Sales, André Barros de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Thiago Henrique Sales, André Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Bonecos anatômicos Web 3D Dissecação virtual Anatomia - ensino |
topic |
Avaliação Bonecos anatômicos Web 3D Dissecação virtual Anatomia - ensino |
description |
A utilização de bonecos anatômicos virtuais tem conquistado espaço no ensino das ciências de saúde. Sua utilização auxilia no estudo médico de anatomia e na simulação de pacientes com patologias, doenças agudas e traumas. As tecnologias recentes tornaram possível o surgimento de vários bonecos anatômicos virtuais tridimensionais de acesso Web. Realizou-se, então, a definição de critérios para a avaliação e escolha desses bonecos com o foco no ensino na área de saúde ou aplicações médicas, com o objetivo de auxiliar na escolha do boneco mais adequado conforme cada contexto. Para tal, foram levantados alguns frameworks de avaliação relacionados ao tema e então desenvolvidos os critérios de avaliação e seus níveis de pontuação, até finalmente avaliarem-se os bon¬ecos anatômicos encontrados. Como resultado, foram definidos os critérios de navegabilidade, tridimensionalidade, interatividade e realismo, cada um destes podendo receber pontuação de 0 a 5. Entre os bonecos avaliados, os bonecos BioDigital Human e Anato¬mography foram os que obtiveram as melhores pontuações ao todo, 16 pontos, ou 80%. No quadro geral, os bonecos apresentaram uma pontuação média de 2,78 pontos, ou 55,56%, com desvio padrão de 1,56. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-11-27T14:59:45Z 2014-11-27T14:59:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATA, Thiago Henrique; SALES, André Barros. Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas. Rev. Extensio, Florianópolis, v. 9, n. 14, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p44/24253>. Acesso em: 3 jun 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17103 https://dx.doi.org/10.5007/1807 - 0221.2012v9n14p44 |
identifier_str_mv |
MATA, Thiago Henrique; SALES, André Barros. Definição de critérios para avaliar bonecos anatômicos 3D na web para ensino na área de saúde ou aplicações médicas. Rev. Extensio, Florianópolis, v. 9, n. 14, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2012v9n14p44/24253>. Acesso em: 3 jun 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17103 https://dx.doi.org/10.5007/1807 - 0221.2012v9n14p44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580872196259840 |