Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
id UNB_f05f6493003c14bf44570a6532a93370
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48986
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretaçãoTeatro musicalProcesso criativoDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.Esta pesquisa tem como propósito a definição, análise e principalmente a experimentação do conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo. Na sequência, é feito um resumo da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo, conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito de tempo-ritmo dialoga com outras definições de pesquisadores da área, como Renato Ferracini e Jacyan Castilho. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo musical Isso Passa?, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial. Vídeos, fotos e áudios relativos a todo o processo criativo são apresentados. A encenação do espetáculo também é reverberada, assim como a análise do público que presenciou as apresentações, através de uma pesquisa de recepção, realizada por meio de um formulário específico.This research aims to define, analyze, and primarily experiment with the concept of time-rhythm, initially introduced by Constantin Stanislavski, and relate it to the process of creating a Musical Theatre performance. First, a bibliographical review of the concepts of time and rhythm was conducted. Subsequently, a summary of Stanislavski's artistic life is provided, leading to his research on time-rhythm, the main concept used in this dissertation. Further on, the discussion explores how this concept of time-rhythm interacts with other definitions from researchers in the field, such as Renato Ferracini and Jacyan Castilho. Finishing, the process to create "Isso Passa?" musical's production is detailed, covering its textual and musical dramaturgy, as well as the rehearsal process, delving into the analysis of time-rhythm in experiential practice. Videos, photos and audio recordings related to the entire creative process are presented. The staging of the performance is also discussed, along with an analysis of the audience that witnessed the performances, through a reception survey conducted using a specific form.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasMundim, Tiago EliasLinhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto2024-07-17T21:16:36Z2024-07-17T21:16:36Z2024-07-172023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-06T15:58:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/48986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-06T15:58:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
title Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
spellingShingle Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto
Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação
Teatro musical
Processo criativo
title_short Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
title_full Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
title_fullStr Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
title_full_unstemmed Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
title_sort Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
author Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto
author_facet Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mundim, Tiago Elias
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto
dc.subject.por.fl_str_mv Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação
Teatro musical
Processo criativo
topic Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação
Teatro musical
Processo criativo
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2024-07-17T21:16:36Z
2024-07-17T21:16:36Z
2024-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986
identifier_str_mv LINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508307721748480