Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. |
id |
UNB_f05f6493003c14bf44570a6532a93370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/48986 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretaçãoTeatro musicalProcesso criativoDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.Esta pesquisa tem como propósito a definição, análise e principalmente a experimentação do conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo. Na sequência, é feito um resumo da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo, conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito de tempo-ritmo dialoga com outras definições de pesquisadores da área, como Renato Ferracini e Jacyan Castilho. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo musical Isso Passa?, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial. Vídeos, fotos e áudios relativos a todo o processo criativo são apresentados. A encenação do espetáculo também é reverberada, assim como a análise do público que presenciou as apresentações, através de uma pesquisa de recepção, realizada por meio de um formulário específico.This research aims to define, analyze, and primarily experiment with the concept of time-rhythm, initially introduced by Constantin Stanislavski, and relate it to the process of creating a Musical Theatre performance. First, a bibliographical review of the concepts of time and rhythm was conducted. Subsequently, a summary of Stanislavski's artistic life is provided, leading to his research on time-rhythm, the main concept used in this dissertation. Further on, the discussion explores how this concept of time-rhythm interacts with other definitions from researchers in the field, such as Renato Ferracini and Jacyan Castilho. Finishing, the process to create "Isso Passa?" musical's production is detailed, covering its textual and musical dramaturgy, as well as the rehearsal process, delving into the analysis of time-rhythm in experiential practice. Videos, photos and audio recordings related to the entire creative process are presented. The staging of the performance is also discussed, along with an analysis of the audience that witnessed the performances, through a reception survey conducted using a specific form.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasMundim, Tiago EliasLinhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto2024-07-17T21:16:36Z2024-07-17T21:16:36Z2024-07-172023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-06T15:58:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/48986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-06T15:58:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
title |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
spellingShingle |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação Teatro musical Processo criativo |
title_short |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
title_full |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
title_fullStr |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
title_full_unstemmed |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
title_sort |
Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? |
author |
Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto |
author_facet |
Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mundim, Tiago Elias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação Teatro musical Processo criativo |
topic |
Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação Teatro musical Processo criativo |
description |
Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 2024-07-17T21:16:36Z 2024-07-17T21:16:36Z 2024-07-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986 |
identifier_str_mv |
LINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508307721748480 |