Educação, pobreza e desigualdade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31212 http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99 |
Resumo: | Apresenta reflexões sobre a universalidade e a obrigatoriedade escolar na educação básica considerando as tensões, os conflitos e as contradições educacionais na ordem do capital. Reflete também sobre as possíveis alterações quanto à permanência das crianças na escola e à sua condição de pobreza decorrentes da condicionalidade estabelecida pelo Programa Bolsa Família (PBF), visto que a obrigatoriedade escolar já era uma questão constitucional anteriormente estabelecida. Conclui que a educação na ordem do capital não pode ser responsabilizada pela erradicação da pobreza, dado que essa é um problema estrutural, no entanto, é fundamental continuar lutando pela garantia de acesso, condições de permanência e qualidade. Conclui também que a condicionalidade imposta pelo PBF modificou, em certa medida, a condição educacional de alunos/as pobres, mas se constitui em um instrumento que fere a própria condição de sujeito de direito daqueles que se submetem a essa imposição. |
id |
UNB_f08d09d4e3020fea8974317f34765e4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/31212 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, pobreza e desigualdade socialEducation, poverty and social inequalityPobrezaPolítica educacionalEducação básicaApresenta reflexões sobre a universalidade e a obrigatoriedade escolar na educação básica considerando as tensões, os conflitos e as contradições educacionais na ordem do capital. Reflete também sobre as possíveis alterações quanto à permanência das crianças na escola e à sua condição de pobreza decorrentes da condicionalidade estabelecida pelo Programa Bolsa Família (PBF), visto que a obrigatoriedade escolar já era uma questão constitucional anteriormente estabelecida. Conclui que a educação na ordem do capital não pode ser responsabilizada pela erradicação da pobreza, dado que essa é um problema estrutural, no entanto, é fundamental continuar lutando pela garantia de acesso, condições de permanência e qualidade. Conclui também que a condicionalidade imposta pelo PBF modificou, em certa medida, a condição educacional de alunos/as pobres, mas se constitui em um instrumento que fere a própria condição de sujeito de direito daqueles que se submetem a essa imposição.This article reflects on the universality and compulsory attendance in primary education, in view of the tensions, conflicts and educational contradictions in capitalism. It also reflects on the possible changes regarding children’s school attendance and their poverty conditions resulting from the conditionality established by the Programa Bolsa Família (PBF – The Family Grant Program), considering that compulsory education was already an established constitutional demand. The conclusion is that education, in capitalism, cannot be held accountable for eradicating poverty since this is a structural problem; however, it is essential to continue fighting to guarantee access, permanence conditions, and quality. It also concludes that the conditionality imposed by PBF has altered, to some extent, the educational condition of poor students; nevertheless it constitutes an instrument that infringes their condition as subjects of rights.Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2018-02-09T12:44:56Z2018-02-09T12:44:56Z2017-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGARCIA, Adir Valdemar; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação, pobreza e desigualdade social. Revista Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 21-41, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3262/pdf>. Acesso em: 6 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31212http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99Revista Em Aberto - Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY NC 4.0). Fonte: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3262/pdf. Acesso em: 6 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Adir ValdemarYannoulas, Silvia Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:41:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/31212Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:41:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, pobreza e desigualdade social Education, poverty and social inequality |
title |
Educação, pobreza e desigualdade social |
spellingShingle |
Educação, pobreza e desigualdade social Garcia, Adir Valdemar Pobreza Política educacional Educação básica |
title_short |
Educação, pobreza e desigualdade social |
title_full |
Educação, pobreza e desigualdade social |
title_fullStr |
Educação, pobreza e desigualdade social |
title_full_unstemmed |
Educação, pobreza e desigualdade social |
title_sort |
Educação, pobreza e desigualdade social |
author |
Garcia, Adir Valdemar |
author_facet |
Garcia, Adir Valdemar Yannoulas, Silvia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Yannoulas, Silvia Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Adir Valdemar Yannoulas, Silvia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobreza Política educacional Educação básica |
topic |
Pobreza Política educacional Educação básica |
description |
Apresenta reflexões sobre a universalidade e a obrigatoriedade escolar na educação básica considerando as tensões, os conflitos e as contradições educacionais na ordem do capital. Reflete também sobre as possíveis alterações quanto à permanência das crianças na escola e à sua condição de pobreza decorrentes da condicionalidade estabelecida pelo Programa Bolsa Família (PBF), visto que a obrigatoriedade escolar já era uma questão constitucional anteriormente estabelecida. Conclui que a educação na ordem do capital não pode ser responsabilizada pela erradicação da pobreza, dado que essa é um problema estrutural, no entanto, é fundamental continuar lutando pela garantia de acesso, condições de permanência e qualidade. Conclui também que a condicionalidade imposta pelo PBF modificou, em certa medida, a condição educacional de alunos/as pobres, mas se constitui em um instrumento que fere a própria condição de sujeito de direito daqueles que se submetem a essa imposição. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08 2018-02-09T12:44:56Z 2018-02-09T12:44:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Adir Valdemar; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação, pobreza e desigualdade social. Revista Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 21-41, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3262/pdf>. Acesso em: 6 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31212 http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Adir Valdemar; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação, pobreza e desigualdade social. Revista Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 21-41, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3262/pdf>. Acesso em: 6 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31212 http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580893740302336 |