A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32798
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
id UNB_f117914c2119df764d351638b32e583f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32798
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivistaAmbientes virtuais de aprendizagemEnsino de ciênciasConstrutivismo (Educação)Práticas pedagógicasRecursos didáticosObjetos de aprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.A atenção voltada para a necessidade de contribuir com a prática pedagógica dos professores de ciências, serviu como ponto de partida para este trabalho. Somando-se a isso a observação da pouca utilização do Laboratório de Informática - Labinfo, por parte dos professores de ciências de uma escola da Secretaria de Estado de Educação do DF - SEEDF – resultou em uma pesquisa colaborativa com o fim de valorizar a prática docente da professora atuante no Labinfo e seus anseios, sem perder de vista a investigação formal levando em consideração a base epistemológica, nesse caso, a perspectiva construtivista. A partir da seleção dos conceitos Piagetianos que guiaram a pesquisa, foram elencadas ferramentas virtuais para a construção de uma sequência didática posteriormente aplicada em turmas de sétimos anos, cujo desdobramento envolveu mais uma docente, a professora de ciências das turmas. A pesquisa passou por três momentos: sondagem e estudo; construção da sequência didática e aplicação da mesma para os alunos do sétimo ano; e reflexão final. Por fim, a construção colaborativa mostrou-se eficaz na aproximação universidade/escola, inclusive no sentido das docentes perceberem suas práticas valorizadas, facilitando assim, suas contribuições na pesquisa e construção da estratégia de ensino, culminando com um Blog desenvolvido pela docente responsável pelo Labinfo.The attention directed to the necessity of contribution to teacher pedagogical science's practice was used as a starting point to this dissertation, added to the observation about inneficient use of Computer Laboratory-Labinfo, at Secretaria de Educação's school, placed in Distrito Federal- SEEDF. It was developed a collaborative research aiming values and shared experiences with wishes from a teacher at Labinfo, while was structured based on epistemological basis, formal investigation and contextualized on constructivist perspective. Many concepts of Jean Piaget were selected and guied on this written to analyze virtual tools which would imply in the construction of didactic sequence. All of them ,afterwards, applied in seventh years classes and involving one more person, whose function is teach science at the same school. The work had three different stages: sound and study, set up the didactic sequence and its application on the students, and final thought. Thus, the collaborative construction proved to be effective when it comes to bring closer Universities to schools, in the sense of recognition and appreciation of professionals, making it easier to recognize their collaboration in the research and contributions for elaboration of teaching strategies. This results in a Blog, created and developed by the teacher of Labinfo.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteGuimarães, Eliane MendesCorreia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida2018-10-09T19:09:41Z2018-10-09T19:09:41Z2018-10-092018-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORREIA, Georgia Lúcia Gomes de Almeida. A construção de uma proposta didática de forma colaborativa: o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista. 2018. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32798A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/32798Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
title A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
spellingShingle A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
Correia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino de ciências
Construtivismo (Educação)
Práticas pedagógicas
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
title_short A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
title_full A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
title_fullStr A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
title_full_unstemmed A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
title_sort A construção de uma proposta didática de forma colaborativa : o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista
author Correia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida
author_facet Correia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Eliane Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Georgia Lúcia Gomes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino de ciências
Construtivismo (Educação)
Práticas pedagógicas
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino de ciências
Construtivismo (Educação)
Práticas pedagógicas
Recursos didáticos
Objetos de aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09T19:09:41Z
2018-10-09T19:09:41Z
2018-10-09
2018-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Georgia Lúcia Gomes de Almeida. A construção de uma proposta didática de forma colaborativa: o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista. 2018. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32798
identifier_str_mv CORREIA, Georgia Lúcia Gomes de Almeida. A construção de uma proposta didática de forma colaborativa: o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista. 2018. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508312570363904