Feminização do trabalho docente na tutoria a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rebecca Samara Fidelis de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49046
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023.
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spelling Feminização do trabalho docente na tutoria a distânciaTutoriaTrabalho docenteEducação a distânciaProfessores - formaçãoTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023.O objetivo deste trabalho é analisar o processo de feminização na atividade de tutoria a distância do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006, do Ministério da Educação (MEC), sendo a mais evidente e vultosa política pública de educação superior a distância no país (FERREIRA; CARNEIRO, 2015), que objetiva promover a democratização e interiorização do ensino superior no país, com prioridade para a formação de professores da rede básica dos estados, municípios e do Distrito Federal, partindo do pressuposto que a denominada atividade é uma atividade docente, que a composição da mão de obra arregimentada é composta por parte significativa de professores, em especial, por professoras da rede básica de ensino público e em menor proporção por docentes da rede básica do ensino privado. Para cumprir tal intento, foram utilizados dados da base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), SisUAB, através de solicitação via Lei N° 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação, em conformidade com o disposto na Lei N° 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, cujos dados se referem aos anos de 2006 até 2021, correspondendo a mais de 96.639 vinculações somente de tutores e tutoras a distância, sendo 62.615 vinculações femininas e 34.024 vinculações masculinas, confirmando assim a tese da feminização da atividade laboral. Também foi aplicado um questionário de pesquisa via Google Docs para profissionais em atuação ou que já tinham atuado em anos anteriores na tutoria a distância, alcançando 2.210 respondentes. O objetivo das duas técnicas de pesquisa empregada foram: traçar o perfil sócio profissional desse contingente laboral, com ênfase para sua composição sexual e a presença de professores, e, sobretudo, professoras da rede básica de ensino. Os resultados extraídos dos dados do SisUAB e do questionário aplicado permitiram alcançar êxito em nossas proposições, pois a atividade laboral se mostrou majoritariamente feminizada, composta por cerca de 40% de professores da rede básica de ensino, sua composição sexuada atinge 69,88% de professoras e 30,12% de professores, bem como apresentamos as principais características sócio profissionais desse expressivo contingente laboral e as condições que o trabalho é realizado. Referenciamos teoricamente o objeto de investigação a partir da configuração da feminização no mundo do trabalho, com destaque para o trabalho docente, recorrendo a sociologia do trabalho e gênero, desde as contribuições clássicas para a temática em Engels e Marx, traçando o percurso da institucionalização dos estudos sobre as mulheres pela sociologia no Brasil, analisando as implicações de gênero para além da composição sexuada da categoria docente da tutoria, já que a utilização do conceito gênero, como categoria explicativa de análise, possibilita a compreensão dos elementos tradicionalmente associados as assimetrias que definem a condição feminina no mundo do trabalho. Recorremos ao materialismo histórico e dialético marxiano, já que a dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade, pois para Marx, a realidade é um processo dinâmico e contraditório indissociável da práxis, uma vez que essa perspectiva proporciona analisar as relações de classes e as relações de sexo ou relações de gênero como coextensivas, pois ambas são relações estruturantes e fundamentais da sociedade capitalista.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The objective of this work is to analyze the feminization process in the distance tutoring activity of the Open University of Brazil (UAB) system, instituted by Decree No. 5,800, on June 8, 2006, of the Ministry of Education (MEC), being the most evident and substantial public policy for distance higher education in the country (FERREIRA; CARNEIRO, 2015), which aims to promote the democratization and internalization of higher education in the country, with priority for the training of teachers in the basic network of the states, municipalities and the Federal District, based on the assumption that the so-called activity is a teaching activity, that the composition of the enlisted workforce is composed of a significant part of teachers, in particular, by teachers from the basic public education network and, to a lesser extent, by teachers from the public education network, foundation of private education. To fulfill this purpose, data from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database, SisUAB, were used, through a request via Law No. 12,527/2011, the Access to Information Act, in accordance with the provisions of Law No. 13,709/2018, General Law for the Protection of Personal Data, whose data refer to the years 2006 to 2021, corresponding to more than 96,639 links only of tutors and distance tutors, with 62,615 female links and 34,024 male links, confirming thus the thesis of the feminization of labor activity. A research questionnaire was also applied via Google Docs to professionals who were working or who had already worked in distance tutoring in previous years, reaching 2,210 respondents. The objective of the two research techniques employed were: to trace the socio-professional profile of this labor contingent, with emphasis on their sexual composition and the presence of teachers, and, above all, teachers from the basic education network. The results extracted from SisUAB data and the applied questionnaire allowed us to achieve success in our propositions, since the work activity proved to be mostly feminized, made up of about 40% of teachers in the basic education network, its gender composition reaches 69.88% of teachers and 30.12% of teachers, as well as presenting the main socio-professional characteristics of this expressive labor contingent and the conditions under which the work is carried out. We theoretically refer to the object of investigation from the configuration of feminization in the world of work, with emphasis on teaching work, using the sociology of work and gender, from the classic contributions to the theme in Engels and Marx, tracing the course of institutionalization of studies on women by sociology in Brazil, analyzing the implications of gender beyond the gender composition of the teaching category of tutoring, since the use of the gender concept, as an explanatory category of analysis, enables the understanding of the elements traditionally associated with the asymmetries that define the female condition in the world of work. We resorted to Marxian historical and dialectical materialism, since dialectics provides the bases for a dynamic and totalizing interpretation of reality, since for Marx, reality is a dynamic and contradictory process inseparable from praxis, since this perspective allows analyzing the relations of classes and sex relations or gender relations as coextensive, since both are structuring and fundamental relations of capitalist society.El objetivo de este trabajo es analizar el proceso de feminización en la actividad de tutoría a distancia del sistema de la Universidad Abierta de Brasil (UAB), instituida por el Decreto N° 5.800, del 8 de junio de 2006, del Ministerio de Educación (MEC), siendo la política pública más evidente y sustancial para la educación superior a distancia en el país (FERREIRA; CARNEIRO, 2015), que tiene como objetivo promover la democratización e interiorización de la educación superior en el país, con prioridad para la formación de docentes en la red básica de los estados, municipios y Distrito Federal, partiendo del supuesto de que la denominada actividad es una actividad docente, que la composición de la fuerza de trabajo alistada está compuesta por una parte significativa de docentes, en particular, por docentes de la red de educación pública básica y, en menor medida, por docentes de la red básica de educación privada. Para cumplir con este propósito, se utilizaron datos de la base de datos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), SisUAB, a través de una solicitud a través de la Ley N° 12.527/2011, Ley de Acceso a la Información, de conformidad con lo dispuesto en la Ley N° 13.709/2018, Ley General de Protección de Datos Personales, cuyos datos se refieren a los años 2006 a 2021, correspondientes a más de 96.639 enlaces solo de tutores y tutores a distancia, siendo 62.615 enlaces femeninos y 34.024 enlaces masculinos, confirmándose así la tesis de la feminización de la actividad laboral. También se aplicó un cuestionario de investigación a través de Google Docs a profesionales que se encontraban trabajando o que ya habían trabajado en tutorías a distancia en años anteriores, llegando a 2.210 encuestados. Las dos técnicas de investigación empleadas tuvieron como objetivo: trazar el perfil socioprofesional de este contingente laboral, con énfasis en su composición sexual y la presencia de docentes y, sobre todo, docentes de la red de educación básica. Los resultados extraídos de los datos del SisUAB y del cuestionario aplicado nos permitieron alcanzar el éxito en nuestras proposiciones, ya que la actividad laboral resultó ser mayoritariamente feminizada, conformada por cerca del 40% de los docentes de la red de educación básica, su composición por género alcanza el 69,88% de las docentes y el 30,12% de los docentes, además de presentar las principales características socioprofesionales de este expresivo contingente laboral y las condiciones en que se realiza el trabajo. Nos referimos teóricamente al objeto de investigación a partir de la configuración de la feminización en el mundo del trabajo, con énfasis en el trabajo docente, utilizando la sociología del trabajo y el género, a partir de los clásicos aportes al tema en Engels y Marx, trazando el curso de la institucionalización de estudios sobre la mujer de la sociología en Brasil, analizando las implicaciones de género más allá de la composición de género de la categoría docente de tutoría, ya que el uso del concepto de género, como categoría explicativa de análisis, posibilita la comprensión de los elementos tradicionalmente asociados a la asimetrías que definen la condición femenina en el mundo del trabajo. Acudimos al materialismo histórico y dialéctico marxista, ya que la dialéctica proporciona las bases para una interpretación dinámica y totalizadora de la realidad, ya que para Marx la realidad es un proceso dinámico y contradictorio inseparable de la praxis, ya que esta perspectiva permite analizar las relaciones de clases y las relaciones sexuales, o las relaciones de género como coextensivas, ya que ambas son relaciones estructurantes y fundamentales de la sociedad capitalista.L'objectif de ce travail est d'analyser le processus de féminisation de l'activité de tutorat à distance du système de l'Université ouverte du Brésil (UAB) institué par le décret n ° 5 800 du 8 juin 2006 du ministère de l'Éducation (MEC), étant la politique publique la plus évidente et la plus substantielle pour l'enseignement supérieur à distance dans le pays (FERREIRA; CARNEIRO, 2015), qui vise à promouvoir la démocratisation et l'internalisation de l'enseignement supérieur dans le pays, en donnant la priorité à la formation des enseignants dans le réseau de base des États, des municipalités et du District fédéral, en partant du principe que la soi-disant activité est une activité d'enseignement , que la composition de l'œuvre enrôlée est composée d'une part importante d'enseignants, notamment, par des enseignants du réseau de l'enseignement public de base et, dans une moindre mesure, par des enseignants du réseau de l'enseignement privé de base. Pour remplir cet objectif, les données de la base de données de la Coordination pour le perfectionnement des personnels de l'enseignement supérieur (CAPES), SisUAB, ont été utilisées, par le biais d'une demande via la loi n ° 12 527/2011, la loi sur l'accès à l'information, conformément aux dispositions de la loi N° 13 709/2018, Loi générale sur la protection des données personnelles, dont les données se réfèrent aux années 2006 à 2021, correspondant à plus de 96 639 liens uniquement de tuteurs et de tuteurs à distance, avec 62 615 liens féminins et 34 024 liens masculins, confirmant ainsi la thèse de la féminisation de l'activité du travail. Un questionnaire de recherche a également été appliqué via Google Docs aux professionnels qui travaillaient ou qui avaient déjà travaillé dans le tutorat à distance les années précédentes, atteignant 2 210 répondants. Les deux techniques de recherche employées avaient pour objectif de retracer le profil socioprofessionnel de ce contingent de main-d'œuvre, en mettant l'accent sur leur composition sexuelle et la présence d'enseignants, et surtout d'enseignants du réseau de l'éducation de base. Les résultats extraits des données SisUAB et du questionnaire appliqué nous ont permis d'aboutir à nos propositions, puisque l'activité de travail s'est avérée majoritairement féminisée, composée d'environ 40% des enseignants du réseau de l'éducation de base, sa composition par sexe atteint 69,88% des enseignants et 30,12 % d'enseignants, ainsi que de présenter les principales caractéristiques socioprofessionnelles de ce contingent expressif de main-d'œuvre et les conditions dans lesquelles s'exerce le travail. Nous nous référons théoriquement à l'objet d'investigation à partir de la configuration de la féminisation dans le monde du travail, en mettant l'accent sur le travail d'enseignement, en utilisant la sociologie du travail et du genre, à partir des contributions classiques au thème chez Engels et Marx, en retraçant le parcours de l'institutionnalisation d'études sur les femmes par la sociologie au Brésil, analysant les implications du genre au-delà de la composition en genre de la catégorie enseignante du tutorat, puisque l'utilisation du concept de genre, comme catégorie explicative d'analyse, permet de comprendre les éléments traditionnellement associés à la asymétries qui définissent la condition féminine dans le monde du travail. Nous avons eu recours au matérialisme historique et dialectique marxien, puisque la dialectique fournit les bases d'une interprétation dynamique et totalisante de la réalité, puisque pour Marx, la réalité est un processus dynamique et contradictoire inséparable de la praxis, puisque cette perspective permet d'analyser les rapports de classes et les rapports de sexe ou les rapports de genre comme coextensifs, puisque tous deux sont des rapports structurants et fondamentaux de la société capitaliste.Instituto de Ciências Sociais (ICS)Departamento de Sociologia (ICS SOL)Programa de Pós-Graduação em SociologiaRosso, Sadi DalAlmeida, Rebecca Samara Fidelis de2024-07-18T21:09:16Z2024-07-18T21:09:16Z2024-07-182023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Rebecca Samara Fidelis de. Feminização do trabalho docente na tutoria a distância. 2023. 509 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49046A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-18T21:09:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/49046Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-18T21:09:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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