O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rambaldi Telles, Wagner
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Conceição Esquincalha, Agnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da implantação de um curso de formação de tutores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecido por uma instituição federal de ensino superior situada no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas ainda, uma breve revisão da literatura sobre o tema, bem como as habilidades consideradas indispensáveis ao tutor para que ocorra uma aprendizagem autônoma do educando. Essas contribuições teóricas servem de suporte para discutir o modelo escolhido para o Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância (CFTEaD), oferecido pela instituição. Por meio de um estudo exploratório envolvendo os participantes do curso, foi possível observar que o CFTEaD se apresenta como uma eficiente estratégia de formação para profissionais que pretendem atuar na modalidade a distância, mais especificamente, como tutores a distância, estando em consonância com as propostas sugeridas na literatura consultada.
id ABED-1_db3ce4138c2b7e730dcfdf6c2a2fdefe
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/278
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagemTutoriaFormação de TutoresEducação a Distância.Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da implantação de um curso de formação de tutores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecido por uma instituição federal de ensino superior situada no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas ainda, uma breve revisão da literatura sobre o tema, bem como as habilidades consideradas indispensáveis ao tutor para que ocorra uma aprendizagem autônoma do educando. Essas contribuições teóricas servem de suporte para discutir o modelo escolhido para o Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância (CFTEaD), oferecido pela instituição. Por meio de um estudo exploratório envolvendo os participantes do curso, foi possível observar que o CFTEaD se apresenta como uma eficiente estratégia de formação para profissionais que pretendem atuar na modalidade a distância, mais especificamente, como tutores a distância, estando em consonância com as propostas sugeridas na literatura consultada.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27810.17143/rbaad.v16i0.278Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278/221https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278/239Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessRambaldi Telles, Wagnerda Conceição Esquincalha, Agnaldo2019-03-17T02:32:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/278Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:51Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
title O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
Rambaldi Telles, Wagner
Tutoria
Formação de Tutores
Educação a Distância.
title_short O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem
author Rambaldi Telles, Wagner
author_facet Rambaldi Telles, Wagner
da Conceição Esquincalha, Agnaldo
author_role author
author2 da Conceição Esquincalha, Agnaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rambaldi Telles, Wagner
da Conceição Esquincalha, Agnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Formação de Tutores
Educação a Distância.
topic Tutoria
Formação de Tutores
Educação a Distância.
description Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da implantação de um curso de formação de tutores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecido por uma instituição federal de ensino superior situada no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas ainda, uma breve revisão da literatura sobre o tema, bem como as habilidades consideradas indispensáveis ao tutor para que ocorra uma aprendizagem autônoma do educando. Essas contribuições teóricas servem de suporte para discutir o modelo escolhido para o Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância (CFTEaD), oferecido pela instituição. Por meio de um estudo exploratório envolvendo os participantes do curso, foi possível observar que o CFTEaD se apresenta como uma eficiente estratégia de formação para profissionais que pretendem atuar na modalidade a distância, mais especificamente, como tutores a distância, estando em consonância com as propostas sugeridas na literatura consultada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278
10.17143/rbaad.v16i0.278
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v16i0.278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278/221
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/278/239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170900070400