Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Charles Albert
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14644
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013.
id UNB_f2eaff0280782de549d4f4335e942931
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14644
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2Study of determinant causes of car crash accidents in orthogonal crossings signalized with the R-2 signAcidentes de trânsitoEngenharia de tráfegoTrânsito - sinais e sinalizaçãoPerícia (Exame técnico)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013.O estudo da causa determinante de sinistros de trânsito ocorridos em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa do tipo R-2 deve ser feito segundo um modelo que considere os comportamentos dos condutores quanto às velocidades desenvolvidas e quanto ao tipo de reação prévia à colisão. Tal modelo deve ser fundamentado na física clássica, na psicologia, na epistemologia, no direito penal e nas normas nacionais de trânsito. Após revisão da literatura brasileira, foi possível constatar a inexistência de modelo que possuísse as características desejadas, bem como se verificou que mesmo conceitos fundamentais como causa determinante, fatores contribuintes e acidentes de trânsito precisavam passar por reformulações para darem suporte ao novo modelo. Também foi verificado que os textos consultados recomendam o cálculo da velocidade segundo o método da melhor medida disponível e que tal método não apresenta os intervalos de incertezas e o nível de confiança; para sanar essa fragilidade propõe-se a adoção de métodos que apresentem as incertezas associadas às medidas e aos valores calculados. O estudo da causa determinante não pode prescindir do estudo das velocidades e estas, por sua vez, não podem ser apresentadas como um valor exato e sem intervalo de erros. O modelo aqui proposto inova ao considerar as 16 possibilidades de colisões nos cruzamentos sinalizados com a placa do tipo R-2 e os explica em minúcias, enquanto a metodologia corrente abarca uma única possibilidade (que possui vícios que merecem correções) e é transposta a qualquer configuração em cruzamentos, sejam sinalizados com placas do tipo R-1 ou R-2. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe study of determinant causes of car crashes occurred on orthogonal intersections signalized with the R-2 sign should be done according to a model that considers the behavior, speed and the type of reaction of the drivers prior to the collision. Such model should be based on classical physics, psychology, epistemology, criminal law and national rules of traffic. After the review of Brazilian papers, it was observed a lack of models that possessed the desired features. Furthermore, it was verified that the basic concepts of determinant cause, contributing factors and traffic accidents have to go through reformulations to support the new model. In addition, the texts consulted recommend speed calculation method according to the best available measure and such method does not show the ranges of uncertainty and the confidence level. To rectify this fragility, it is proposed the adoption of methods that present uncertainties associated to measures and values calculated. The study of the determinant causes cannot be done without the study of speeds, which cannot be presented as an exact value, without error gaps. This model innovates when considering the sixteen possibilities of collisions on intersections signalized with the sign of the type R-2 and explains it in detail, while the current methodology includes a single possibility (which has incurable shortcomes) and has been applied to any intersection that is marked with signs of the type R-1 or R-2.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesSilva, Paulo César Marques daGomes, Juliano de AndradeAndrade, Charles Albert2013-11-20T10:11:24Z2013-11-20T10:11:24Z2013-11-202013-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Charles Albert. Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2. 2013. xvii, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14644A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:18:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/14644Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:18:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
Study of determinant causes of car crash accidents in orthogonal crossings signalized with the R-2 sign
title Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
spellingShingle Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
Andrade, Charles Albert
Acidentes de trânsito
Engenharia de tráfego
Trânsito - sinais e sinalização
Perícia (Exame técnico)
title_short Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
title_full Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
title_fullStr Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
title_full_unstemmed Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
title_sort Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2
author Andrade, Charles Albert
author_facet Andrade, Charles Albert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo César Marques da
Gomes, Juliano de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Charles Albert
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Engenharia de tráfego
Trânsito - sinais e sinalização
Perícia (Exame técnico)
topic Acidentes de trânsito
Engenharia de tráfego
Trânsito - sinais e sinalização
Perícia (Exame técnico)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-20T10:11:24Z
2013-11-20T10:11:24Z
2013-11-20
2013-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Charles Albert. Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2. 2013. xvii, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14644
identifier_str_mv ANDRADE, Charles Albert. Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2. 2013. xvii, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508398192885760