O impacto da qualidade do sono na memória em escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48735 https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.14435 https://orcid.org/0000-0002-7047-7918 https://orcid.org/0000-0001-8929-5850 https://orcid.org/0000-0001-8155-7027 https://orcid.org/0000-0001-5045-931X https://orcid.org/0000-0001-5460-3120 |
Resumo: | Introdução. A má qualidade do sono em crianças, provocada por distúrbios do sono e/ou maus hábitos do sono, podem afetar a qualidade de vida e o desenvolvimento cognitivo. Objetivo. Relacionar as principais queixas de memória com os aspectos subjetivos do sono em crianças e o impacto da qualidade do sono na memória. Método. Participaram 71 responsáveis de escolares, matriculados em uma escola pública, de 6 a 11 anos (8,52±1,54), que responderam uma anamnese, o Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) e o Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Resultados. 68% das crianças apresentaram alto índice de perturbação do sono e 8% com queixa de memória prospectiva de curto prazo. Houve associação da queixa de dificuldade escolar com o Índice de perturbação do sono (p=0,050) e resistência em ir para a cama (p=0,035) do CSHQ-PT. Notou-se associação entre a percepção de desempenho escolar com despertares noturnos do CSHQ-PT (p=0,037). Verificou-se correlações positivas entre as variáveis das memórias de longo prazo, curto prazo, prospectiva e retrospectiva em relação ao índice de perturbação do sono, resistência em ir para a cama, despertares noturnos, parassonias, perturbação respiratória do sono e sonolência diurna. Conclusão. Ocorreu relação do impacto da qualidade do sono nas queixas de memória. |
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O impacto da qualidade do sono na memória em escolaresThe impact of sleep quality on memory in schoolchildrenEl impacto de la calidad del sueño en la memoria de los escolaresCriançasMemóriaSonoFonoaudiologiaIntrodução. A má qualidade do sono em crianças, provocada por distúrbios do sono e/ou maus hábitos do sono, podem afetar a qualidade de vida e o desenvolvimento cognitivo. Objetivo. Relacionar as principais queixas de memória com os aspectos subjetivos do sono em crianças e o impacto da qualidade do sono na memória. Método. Participaram 71 responsáveis de escolares, matriculados em uma escola pública, de 6 a 11 anos (8,52±1,54), que responderam uma anamnese, o Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) e o Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Resultados. 68% das crianças apresentaram alto índice de perturbação do sono e 8% com queixa de memória prospectiva de curto prazo. Houve associação da queixa de dificuldade escolar com o Índice de perturbação do sono (p=0,050) e resistência em ir para a cama (p=0,035) do CSHQ-PT. Notou-se associação entre a percepção de desempenho escolar com despertares noturnos do CSHQ-PT (p=0,037). Verificou-se correlações positivas entre as variáveis das memórias de longo prazo, curto prazo, prospectiva e retrospectiva em relação ao índice de perturbação do sono, resistência em ir para a cama, despertares noturnos, parassonias, perturbação respiratória do sono e sonolência diurna. Conclusão. Ocorreu relação do impacto da qualidade do sono nas queixas de memória.Introduction. Poor sleep quality in children, caused by sleep disorders and/or poor sleep habits, can affect the quality of life and the cognitive development. Objective. To relate the main memory complaints with the subjective aspects of sleep in children and the impact of sleep quality with memory. Method. 71 guardians of schoolchildren participated, enrolled in a public school, aged 6 to 11 years (8.52±1.54), who answered the anamnesis, Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Results. 68% of the children had high sleep disturbance index and 8% with prospective short-term memory complaints. There was an association between school difficulty complaints and the CSHQ-PT in sleep disturbance index (p=0.050) and with resistance to going to bed (p=0.035). There was association between the perception of school performance with night awakenings of the CSHQ-PT (p=0.037). Correlations were found between the variables of long-term memory, short-term memory, prospective memory, and retrospective memory in relation to the sleep disturbance index, resistance in going to bed, nocturnal awakenings, parasomnias, sleep disordered breathing and daytime sleepiness. Conclusion. There was a high frequency of sleep complaints in children, as well as being correlated with memory complaints.Introducción. La mala calidad del sueño en los niños, causada por trastornos del sueño y/o malos hábitos de sueño, puede afectar la calidad de vida y el desarrollo cognitivo. Objetivo. Relacionar las principales quejas de memoria con los aspectos subjetivos del sueño en niños y el impacto de la calidade del sueño con la memoria. Método. Participaron 71 tutores de escolares, matriculados en una escuela pública, con edades entre 6 y 11 años (8,52±1,54), que respondieron la anamnesis, el Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) y Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PMRQ). Resultados. 68% de los niños tenían una alta tasa de trastornos del sueño y el 8% tenía una queja de memoria prospectiva a corto plazo. Hubo asociación entre la queja de dificultades escolares y el Índice de Perturbación del Sueño (p=0,050) y con la resistencia a acostarse (p=0,035) del CSHQ-PT. Hubo asociación entre la percepción del rendimiento escolar y los despertares nocturnos del CSHQ-PT (p=0,037). Se encontraron correlaciones positivas entre las memorias de largo plazo, de corto plazo, prospectivas y retrospectivas en relación con el índice de alteración del sueño, resistencia a acostarse, despertares nocturnos, parasomnias, alteración del sueño y somnolencia diurna. Conclusión. Hubo una alta frecuencia de quejas de sueño en los niños, además de estar correlacionadas con quejas de memoria.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)UNIFESPUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaCentro Universitário Planalto Distrito FederalSantos, Thaynara Lemos BatistaLira, Amanda Lima eViana, Giovanna RégisPirola, Melissa Nara de Carvalho PicinatoCorrêa, Camila de Castro2024-07-11T12:40:00Z2024-07-11T12:40:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Thaynara Lemos Batista et al. O impacto da qualidade do sono na memória em escolares. Revista Neurociências, [S. l.], v. 30, p. 1-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.14435. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/14435. Acesso em: 11 jul. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48735https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.14435https://orcid.org/0000-0002-7047-7918https://orcid.org/0000-0001-8929-5850https://orcid.org/0000-0001-8155-7027https://orcid.org/0000-0001-5045-931Xhttps://orcid.org/0000-0001-5460-3120por(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/14435. Acesso em: 11 jul. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-11T12:40:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/48735Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-11T12:40:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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