A influência do sono na memória e emoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Souza Fassarela Marquioli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99WF2K
Resumo: Recentemente a comunidade científica tem demonstrado bastante interesse em relação ao sono e os aspectos relacionados ao mesmo. Tal interesse tem sido fomentado pelo desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa que permitem novas abordagens no estudo do sono. Soma-se a isso a constatação do provável fato de que alguns dos processos neurobiológicos que ocorrem no sono são necessários para a manutenção da saúde física e cognitiva do ser humano. No presente estudo, foi inicialmente realizada uma revisão que sintetiza os substratos neurobiológicos e neurofisiológicos do sono. Posteriormente, foi realizada uma revisão sobre a neurobiologia das emoções e da memória (cognição). A definição de conceitos inicial é seguida de análise dos resultados da revisão da literatura acerca do tema, isto é, da influência dos diversos aspectos relacionados ao sono na cognição e emoção humana, traçando uma relação entre sono e memória, focando a codificação e consolidação da memória e ainda os modelos de processamento de memória dependentes do sono. O presente trabalho aborda também os processos de associação, integração e criatividade, que vão além da consolidação da memória,apontando possíveis implicações do sono nesse tema. Finalmente, aborda possíveis relações entre sono e emoção, onde será avaliada a regulação emocional e o processamento de informação emocional. Os resultados obtidos com a revisão foram bem sugestivos. Referindo-se a memória, especificamente a codificação e consolidação de informações são dependentes do sono, principalmente à noite de sono rica em sono SWS. O estímulo emocional intensifica a consolidação das memórias, sendo que já está sendo testada a hipótese seletiva de consolidação damemória humana efetiva do sono REM, que parece estar presente apenas na sequência do sono no fim da noite (período rico em estágio 2 do sono NREM e sono REM), demonstrando que essas memórias persistem por vários anos.
id UFMG_6e7c97e8f719b6f2959acd3b1cb61a5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99WF2K
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A influência do sono na memória e emoçãoNeurociênciasEmoçõesMemóriaNeurociênciasSonoRecentemente a comunidade científica tem demonstrado bastante interesse em relação ao sono e os aspectos relacionados ao mesmo. Tal interesse tem sido fomentado pelo desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa que permitem novas abordagens no estudo do sono. Soma-se a isso a constatação do provável fato de que alguns dos processos neurobiológicos que ocorrem no sono são necessários para a manutenção da saúde física e cognitiva do ser humano. No presente estudo, foi inicialmente realizada uma revisão que sintetiza os substratos neurobiológicos e neurofisiológicos do sono. Posteriormente, foi realizada uma revisão sobre a neurobiologia das emoções e da memória (cognição). A definição de conceitos inicial é seguida de análise dos resultados da revisão da literatura acerca do tema, isto é, da influência dos diversos aspectos relacionados ao sono na cognição e emoção humana, traçando uma relação entre sono e memória, focando a codificação e consolidação da memória e ainda os modelos de processamento de memória dependentes do sono. O presente trabalho aborda também os processos de associação, integração e criatividade, que vão além da consolidação da memória,apontando possíveis implicações do sono nesse tema. Finalmente, aborda possíveis relações entre sono e emoção, onde será avaliada a regulação emocional e o processamento de informação emocional. Os resultados obtidos com a revisão foram bem sugestivos. Referindo-se a memória, especificamente a codificação e consolidação de informações são dependentes do sono, principalmente à noite de sono rica em sono SWS. O estímulo emocional intensifica a consolidação das memórias, sendo que já está sendo testada a hipótese seletiva de consolidação damemória humana efetiva do sono REM, que parece estar presente apenas na sequência do sono no fim da noite (período rico em estágio 2 do sono NREM e sono REM), demonstrando que essas memórias persistem por vários anos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPaulo Marcos Brasil RochaVanessa Souza Fassarela Marquioli2019-08-12T05:22:04Z2019-08-12T05:22:04Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-99WF2Kinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T12:23:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99WF2KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T12:23:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do sono na memória e emoção
title A influência do sono na memória e emoção
spellingShingle A influência do sono na memória e emoção
Vanessa Souza Fassarela Marquioli
Neurociências
Emoções
Memória
Neurociências
Sono
title_short A influência do sono na memória e emoção
title_full A influência do sono na memória e emoção
title_fullStr A influência do sono na memória e emoção
title_full_unstemmed A influência do sono na memória e emoção
title_sort A influência do sono na memória e emoção
author Vanessa Souza Fassarela Marquioli
author_facet Vanessa Souza Fassarela Marquioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo Marcos Brasil Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Souza Fassarela Marquioli
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociências
Emoções
Memória
Neurociências
Sono
topic Neurociências
Emoções
Memória
Neurociências
Sono
description Recentemente a comunidade científica tem demonstrado bastante interesse em relação ao sono e os aspectos relacionados ao mesmo. Tal interesse tem sido fomentado pelo desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa que permitem novas abordagens no estudo do sono. Soma-se a isso a constatação do provável fato de que alguns dos processos neurobiológicos que ocorrem no sono são necessários para a manutenção da saúde física e cognitiva do ser humano. No presente estudo, foi inicialmente realizada uma revisão que sintetiza os substratos neurobiológicos e neurofisiológicos do sono. Posteriormente, foi realizada uma revisão sobre a neurobiologia das emoções e da memória (cognição). A definição de conceitos inicial é seguida de análise dos resultados da revisão da literatura acerca do tema, isto é, da influência dos diversos aspectos relacionados ao sono na cognição e emoção humana, traçando uma relação entre sono e memória, focando a codificação e consolidação da memória e ainda os modelos de processamento de memória dependentes do sono. O presente trabalho aborda também os processos de associação, integração e criatividade, que vão além da consolidação da memória,apontando possíveis implicações do sono nesse tema. Finalmente, aborda possíveis relações entre sono e emoção, onde será avaliada a regulação emocional e o processamento de informação emocional. Os resultados obtidos com a revisão foram bem sugestivos. Referindo-se a memória, especificamente a codificação e consolidação de informações são dependentes do sono, principalmente à noite de sono rica em sono SWS. O estímulo emocional intensifica a consolidação das memórias, sendo que já está sendo testada a hipótese seletiva de consolidação damemória humana efetiva do sono REM, que parece estar presente apenas na sequência do sono no fim da noite (período rico em estágio 2 do sono NREM e sono REM), demonstrando que essas memórias persistem por vários anos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
2019-08-12T05:22:04Z
2019-08-12T05:22:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99WF2K
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99WF2K
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829863686832128