A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Larissa Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40366
Resumo: Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2020.
id UNB_f323dd1a70d4032802ca3f0eaf79fb97
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40366
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de LibrasCodocênciaSubjetividadeSurdos - educaçãoDissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2020.Essa pesquisa teve por objetivo compreender a dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras e foi fundamentada pela Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica de González Rey, bem como nos princípios da Epistemologia Qualitativa e da Metodologia Construtivo-Interpretativa. O valor heurístico da Teoria da Subjetividade para nosso estudo está representado pela possibilidade de compreender como se constitui a subjetividade das relações de codocência, levando em conta seus atores e o locus no qual ela acontece. Participaram da pesquisa duas duplas de professoras regente e intérprete de escolas públicas do Distrito Federal selecionadas por conveniência, considerando a reconhecida atuação em codocência. Os instrumentos utilizados em nossa investigação foram: complemento de frases, construção de linha do tempo profissional, entrevista semiestruturada e o diário de campo da pesquisadora. Ao concluirmos nossa investigação, identificamos que a dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência, estabelecida e vivenciada entre as participantes desse estudo, era construída em função de acolher o estudante surdo e integrá-lo às dinâmicas e às relações que constituem o ambiente escolar.The objective of this work is understand the subjective dimension of the co-teaching actions and relationships pedagogical between the principal teacher and the sign language interpreter teacher. The references of Subjectivity Theory, in its cultural- historical perspective, and the epistemological and methodological principles of Qualitative Epistemology, were used as a platform for reflection and made possible the construction of a knowledge from a constructive-interpretative analysis. The importance of the Subjectivity Theory for our study, is represented by the possibility of understanding how the subjectivity of co-teaching relations is constituted. Two pairs of principal t eachers and interpreters sign language teachers from public schools in the Federal District, participated in the research, selected for convenience, considering the recognized performance in co-teaching. The instruments used in our investigation were: sentence complementation, construction of a professional timeline, semi-structured interview and the researcher's field diary. Upon concluding our investigation, we identified that the subjective dimension of pedagogical actions and relations in co- teaching, established and experienced among the participants of this study, was built in function of welcoming the deaf student and integrating him to the dynamics and relationships that constitute the school environment.Rossato, MaristelaGonçalves, Larissa Pereira2021-03-28T21:18:23Z2021-03-28T21:18:23Z2021-03-282020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Larissa Pereira. A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras. 2020. xiii, 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40366A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/40366Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
title A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
spellingShingle A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
Gonçalves, Larissa Pereira
Codocência
Subjetividade
Surdos - educação
title_short A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
title_full A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
title_fullStr A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
title_full_unstemmed A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
title_sort A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras
author Gonçalves, Larissa Pereira
author_facet Gonçalves, Larissa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossato, Maristela
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Larissa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Codocência
Subjetividade
Surdos - educação
topic Codocência
Subjetividade
Surdos - educação
description Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
2021-03-28T21:18:23Z
2021-03-28T21:18:23Z
2021-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Larissa Pereira. A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras. 2020. xiii, 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40366
identifier_str_mv GONÇALVES, Larissa Pereira. A dimensão subjetiva das ações e relações pedagógicas em codocência entre professores regente e intérprete de Libras. 2020. xiii, 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) -- Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508348012232704