Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaio, Flavio Hodara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_f4e9531e9df6b7b3e3fcd44466f7a19a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39969
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DFMúsica - instrução e estudoAprendizagem informalEducação especialAlunos com necessidades educacionais especiaisAprendizagem musicalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.Esta pesquisa de mestrado profissional visa descrever e discutir como se desenvolve a prática de conjunto para a performance musical e profissional no contexto da Banda Baião de 2 com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. Especificamente, este estudo objetiva descrever estratégias de preparação do repertório da banda Baião de 2 em dois arranjos: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; sistematizar as etapas dessa preparação; identificar como essas estratégias estimulam o desenvolvimento musical dos participantes e entender como elas se configuram práticas de ensino e aprendizagem musical. O objeto de estudo tem como campo empírico as experiências docentes vividas pelo próprio pesquisador nos ensaios da banda. Nesse sentido, a pesquisa tem uma dimensão pedagógica e se volta para uma reflexão sobre a prática docente em música. A pesquisa adota análise de documentos e depoimentos, diário de campo e transcrições de 2 arranjos musicais. Toda a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem musical foi realizada a partir da experiência com a Banda Baião de 2. As práticas musicais na Baião de 2 são resultado do trabalho pedagógico musical desenvolvido com alunos com deficiência intelectual (DI) e múltipla (DMU), ou seja, são propostas e estratégias de ensino e aprendizagem instrumental visando a performance. O trabalho se fundamenta na Educação Musical Especial e no conceito de aprendizagem informal no contexto formal. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a Educação Musical Especial como uma forma de interagir, desenvolver e de musicalizar dignamente pessoas com deficiência atendidas nos mais diferentes contextos educacionais.This research for a professional master degree aims at describing and discuss how to develop a group practice within the context of Baião the 2 Band, composed of students with intellectual and multiple deficiencies. More specifically it aims at systemizing the stages of such preparations in two musical arrangements: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; identifying how this strategies contribute to development of musical teaching- learning processes; understanding whether they can shape musical teaching and learning practices. The object of this study has as its empirical field this researcher’s teaching experiences during his musical lessons and Band’s rehearsals. Hence, this study has a pedagogic dimension, reflecting on the musical teaching practices. This work adopts documental analyses and reports, field diaries, interviews, transcripts of musical arrangements, analysis of videos and of students’ performances. Reflections upon the musical teaching/learning process have been based upon the practical experiences with the Baião the 2 Band. The musical practices applied to this Band are the result of a pedagogic work developed with Intellectual and Multiple deficiencies’ students.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deflaviogaio@yahoo.com.brGaio, Flavio Hodara2021-01-26T19:38:10Z2021-01-26T19:38:10Z2021-01-262020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAIO, Flavio Hodara. Baião de 2: uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/39969Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
title Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
spellingShingle Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
Gaio, Flavio Hodara
Música - instrução e estudo
Aprendizagem informal
Educação especial
Alunos com necessidades educacionais especiais
Aprendizagem musical
title_short Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
title_full Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
title_fullStr Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
title_full_unstemmed Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
title_sort Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
author Gaio, Flavio Hodara
author_facet Gaio, Flavio Hodara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
flaviogaio@yahoo.com.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaio, Flavio Hodara
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
Aprendizagem informal
Educação especial
Alunos com necessidades educacionais especiais
Aprendizagem musical
topic Música - instrução e estudo
Aprendizagem informal
Educação especial
Alunos com necessidades educacionais especiais
Aprendizagem musical
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
2021-01-26T19:38:10Z
2021-01-26T19:38:10Z
2021-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAIO, Flavio Hodara. Baião de 2: uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969
identifier_str_mv GAIO, Flavio Hodara. Baião de 2: uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508378698809344