Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toffoli, Sônia Ferreira Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andrade, Dalton Francisco de, Bornia, Antonio Cezar, Quevedo-Camargo, Gladys
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30367
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887
Resumo: As avaliações em larga escala, dependendo da área na qual estão sendo aplicadas, são responsáveis por orientar decisões importantes. Nos exames educacionais, os objetivos podem estar direcionados para as diferenças individuais, monitorando o desempenho dos estudantes em diversas situações, como também para a apreciação de programas ou de projetos educacionais, subsidiando ou justificando alguma ação na esfera política. A validade das medidas e suas interpretações são de suma importância, com consequências que podem afetar a população envolvida e até mesmo a sociedade. As questões consideradas fundamentais para uma avaliação em larga escala eficiente consistem em validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Esses termos devem ser considerados sempre que decisões de valores são tomadas com base nas avaliações. São feitas considerações sobre os conceitos de validade e de confiabilidade e a relação existente entre eles. A comparação entre avaliações com itens abertos consiste atualmente em uma das questões de maior preocupação para os especialistas, fato esse provocado pela intensificação da utilização de matrizes comuns de referência desenvolvidas para orientar os currículos em todos os níveis de ensino em diversas nações. Discute-se também a justiça nas avaliações, que está relacionada com a igualdade de condições a todos os seus participantes. Uma avaliação de qualidade deve permitir às pessoas oportunidades de respostas que assegurem inferências corretas sobre seu desempenho em relação ao construto medido. O objetivo deste trabalho é descrever as principais teorias presentes nas avaliações em larga escala, fornecendo subsídios para uma correta interpretação dos conceitos envolvidos em seus processos.
id UNB_f50c026b2fde71c5d830d870c3372335
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30367
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiçaAssessment with construct-response items : validity, reliability, comparability, and fairnessAvaliaçãoValidadeConfiabilidadeJustiçaAs avaliações em larga escala, dependendo da área na qual estão sendo aplicadas, são responsáveis por orientar decisões importantes. Nos exames educacionais, os objetivos podem estar direcionados para as diferenças individuais, monitorando o desempenho dos estudantes em diversas situações, como também para a apreciação de programas ou de projetos educacionais, subsidiando ou justificando alguma ação na esfera política. A validade das medidas e suas interpretações são de suma importância, com consequências que podem afetar a população envolvida e até mesmo a sociedade. As questões consideradas fundamentais para uma avaliação em larga escala eficiente consistem em validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Esses termos devem ser considerados sempre que decisões de valores são tomadas com base nas avaliações. São feitas considerações sobre os conceitos de validade e de confiabilidade e a relação existente entre eles. A comparação entre avaliações com itens abertos consiste atualmente em uma das questões de maior preocupação para os especialistas, fato esse provocado pela intensificação da utilização de matrizes comuns de referência desenvolvidas para orientar os currículos em todos os níveis de ensino em diversas nações. Discute-se também a justiça nas avaliações, que está relacionada com a igualdade de condições a todos os seus participantes. Uma avaliação de qualidade deve permitir às pessoas oportunidades de respostas que assegurem inferências corretas sobre seu desempenho em relação ao construto medido. O objetivo deste trabalho é descrever as principais teorias presentes nas avaliações em larga escala, fornecendo subsídios para uma correta interpretação dos conceitos envolvidos em seus processos.Large-scale assessments may guide important decisions depending on the area in which they are applied. In educational exams, objectives may focus on individual differences, monitoring the performance of students in different contexts, as well as on the assessment of educational programs or projects, supporting or justifying actions in the political sphere. The validity of the measures and their interpretation are of paramount importance, as their consequences may affect the population involved and even the whole society. The key issues for large-scale assessment are validity, reliability, comparability, and fairness. These terms should be considered whenever value decisions are made based on the assessments. This article discusses the concepts of validity and reliability, as well as the relationship between them. The comparison of assessments with construct-response items is currently an issue of great concern to experts, due to the increased use of shared reference matrices developed to guide curricula at all educational levels in several nations. This article also discusses fairness in evaluations, which is related to the requirement to ensure equal conditions to all participants. Quality assessment should provide all with opportunities for responses which ensure correct inferences about their performance in relation to the construct measured. The aim of this article is to describe the main theories present in large-scale assessments, providing information for the correct interpretation of the concepts involved in their processes.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2017-12-07T05:18:48Z2017-12-07T05:18:48Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes et al. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 343-358, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200343&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30367http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887Educação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200343&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessToffoli, Sônia Ferreira LopesAndrade, Dalton Francisco deBornia, Antonio CezarQuevedo-Camargo, Gladysporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/30367Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
Assessment with construct-response items : validity, reliability, comparability, and fairness
title Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
spellingShingle Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
Toffoli, Sônia Ferreira Lopes
Avaliação
Validade
Confiabilidade
Justiça
title_short Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
title_full Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
title_fullStr Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
title_full_unstemmed Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
title_sort Avaliação com itens abertos : validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça
author Toffoli, Sônia Ferreira Lopes
author_facet Toffoli, Sônia Ferreira Lopes
Andrade, Dalton Francisco de
Bornia, Antonio Cezar
Quevedo-Camargo, Gladys
author_role author
author2 Andrade, Dalton Francisco de
Bornia, Antonio Cezar
Quevedo-Camargo, Gladys
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toffoli, Sônia Ferreira Lopes
Andrade, Dalton Francisco de
Bornia, Antonio Cezar
Quevedo-Camargo, Gladys
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Validade
Confiabilidade
Justiça
topic Avaliação
Validade
Confiabilidade
Justiça
description As avaliações em larga escala, dependendo da área na qual estão sendo aplicadas, são responsáveis por orientar decisões importantes. Nos exames educacionais, os objetivos podem estar direcionados para as diferenças individuais, monitorando o desempenho dos estudantes em diversas situações, como também para a apreciação de programas ou de projetos educacionais, subsidiando ou justificando alguma ação na esfera política. A validade das medidas e suas interpretações são de suma importância, com consequências que podem afetar a população envolvida e até mesmo a sociedade. As questões consideradas fundamentais para uma avaliação em larga escala eficiente consistem em validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Esses termos devem ser considerados sempre que decisões de valores são tomadas com base nas avaliações. São feitas considerações sobre os conceitos de validade e de confiabilidade e a relação existente entre eles. A comparação entre avaliações com itens abertos consiste atualmente em uma das questões de maior preocupação para os especialistas, fato esse provocado pela intensificação da utilização de matrizes comuns de referência desenvolvidas para orientar os currículos em todos os níveis de ensino em diversas nações. Discute-se também a justiça nas avaliações, que está relacionada com a igualdade de condições a todos os seus participantes. Uma avaliação de qualidade deve permitir às pessoas oportunidades de respostas que assegurem inferências corretas sobre seu desempenho em relação ao construto medido. O objetivo deste trabalho é descrever as principais teorias presentes nas avaliações em larga escala, fornecendo subsídios para uma correta interpretação dos conceitos envolvidos em seus processos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04
2017-12-07T05:18:48Z
2017-12-07T05:18:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes et al. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 343-358, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200343&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30367
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887
identifier_str_mv TOFFOLI, Sônia Ferreira Lopes et al. Avaliação com itens abertos: validade, confiabilidade, comparabilidade e justiça. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 343-358, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200343&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30367
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201606135887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508331888279552