Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lipai, Eneida Maekawa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8398
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
id UNB_f51d5b62e6c84febb385c17eb7177329
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8398
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?Educação ambientalMeio ambiente e desenvolvimento sustentávelPolítica ambientalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.O presente estudo traz uma análise conceitual e teórica que procura entender as demandas e os sentidos que a sociedade, representada pelos delegados que participaram das Conferências Nacionais de Meio Ambiente, anseia como contribuição da Educação Ambiental para a construção de uma sociedade sustentável. Entender o que foi produzido nesse processo participativo permite identificar qual a essência das demandas para o campo da Educação Ambiental e fornece elementos para reflexão sobre a relação entre Estado e Sociedade Civil e as possibilidades de convergências e disputas. Observa-se que as Conferências produziram deliberações abrangendo um grande espectro de objetivos como a institucionalização, o financiamento, a formação tanto na área de educação formal quanto não formal e gestão ambiental, a informação e comunicação, a sensibilização, a articulação e a avaliação. Ao buscar identificar o conjunto de sentidos da educação ambiental, percebe-se que as deliberações não nos permitem visualizar claramente suas correntes, pois a metodologia utilizada nas Conferências não possibilita a explicitação dos conflitos e as diferenças existentes nesta área de estudo. As Conferências ao invés de mediar os conflitos, promovem seu abafamento e a homogeneização do discurso. Entretanto, as Conferências são espaços democráticos que estão ampliando a cultura participativa, gerando o reconhecimento de novos sujeitos políticos e proporcionando momentos de encontros entre as pessoas que podem gerar mudanças nas práticas sociais e políticas provocadas por estas interações.This study provides a conceptual and theoretical analysis on demands of the society, represented by delegates who participated in the National Environmental Conferences, in the sense of contributing to Environmental Education to build a sustainable society. Understanding the outcomes of this participative process leads to identifying the major demand in the field of Environmental Education. It also provides elements for a reflection on the relationship between State and Civil Society, besides possibilities of convergences and disputes. It is remarkable that Conferences have produced deliberations on a series of goals such as institutionalization, financing, formal and informal education and environmental management, information and communication, raising of awareness, articulation and evaluation. When trying to identify all branches of environmental education, one can notice that deliberations do not allow us to clearly see them, since the methodology used in Conferences does not make conflicts and differences in this field explicit. Instead of mediating conflicts, Conferences just suffocate them and make the speech more homogenous. However, they are democratic events enhancing the participative culture, bringing the acknowledgement of new political agents, and also offering gathering moments for people who can make changes through social practices arising from such interactions.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelMakiuchi, Maria de Fátima RodriguesLipai, Eneida Maekawa2011-06-16T20:45:02Z2011-06-16T20:45:02Z2011-06-162010-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIPAI, Eneida Maekawa. Sentidos da educação ambiental: o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente? 2010. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8398info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/8398Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
title Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
spellingShingle Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
Lipai, Eneida Maekawa
Educação ambiental
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Política ambiental
title_short Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
title_full Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
title_fullStr Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
title_full_unstemmed Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
title_sort Sentidos da educação ambiental : o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente?
author Lipai, Eneida Maekawa
author_facet Lipai, Eneida Maekawa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Lipai, Eneida Maekawa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Política ambiental
topic Educação ambiental
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Política ambiental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-27
2011-06-16T20:45:02Z
2011-06-16T20:45:02Z
2011-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIPAI, Eneida Maekawa. Sentidos da educação ambiental: o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente? 2010. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8398
identifier_str_mv LIPAI, Eneida Maekawa. Sentidos da educação ambiental: o que emerge das deliberações das Conferências Nacionais de Meio Ambiente? 2010. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508359552860160