A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
id |
UNB_f55d1534adc89966cdf7d3e14bdd1dfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/40156 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação interculturalEscola Classe Sítio das AraucáriasDiversidade culturalEducação do campoEducação interculturalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.O tema desta dissertação envolve a forma como a diversidade cultural, presente nas diversas comunidades que formam a região da Fazenda Sálvia, reverbera na Escola Classe Sítio das Araucárias. Para tanto, o estudo analisa de forma articulada como essa diversidade tem sido percebida, afirmada, negada, valorizada e/ou comungada no espaço formal da educação que está no rol de instituições campesinas. O caminho metodológico foi criado com base na coleta de dados em momentos de Roda de Conversa, entrevista semiestruturada, observação participante nos territórios de vivência das crianças, análise documental e diário de campo. Além disso, foi trilhado com base nas minhas próprias experiências como professora da Escola e moradora na região. Dentre os interlocutores que participaram da pesquisa estão as docentes da Escola e os/as moradores/as das comunidades da região, em especial dos acampamentos Renascer Palmares, Marias da Terra, Canaã dos ciganos da etnia Calon e de espaços do turismo Rota do Cavalo. As análises evidenciam de que forma a diversidade cultural, presente nos pertencimentos identitários e saberes comunitários, é valorizada e sistematizada no contexto escolar. A partir dos dados levantados e nas análises empreendidas, é possível afirmar que a forma como a região foi e é territorializada influencia na sua diversidade cultural, além do que as diferenças culturais que as crianças e jovens trazem de seus territórios de vivências permeiam o cotidiano escolar e influenciam a produção e a organização do trabalho pedagógico. Ao final do estudo, a experiência do encontro das diversidades culturais é pontuada como oportunidade de diálogo e educação intercultural.The theme of this dissertation involves the way in which the cultural diversity presents in the several communities that form Fazenda Sálvia reverberates region at Escola Classe Sítio das Araucárias. Therefore, the study analyzes in an articulated way how this diversity has been perceived, affirmed, denied, valued and / or shared in the formal space of education that is even on the list of rural institutions. The methodological path was created based on the collection of data in moments of conversation, semi-structured interviews, participant observation in the children's living territories, document analysis and field diary, in addition it was traced based on my own experiences as a teacher of the school and resident in the region. Among the interlocutors who participated in the research are school’s teachers and community residents from Fazenda Sálvia reverberates region, specially Renascer Palmares Camps, Marias da Terra, Canaã of the Calon gypsies and Rota do Cavalo ecotourism spaces. The analyzes show how cultural diversity, identity belongings, community knowledge are valued and systematized in the school context. From the data collected and the analyzes undertaken, it is possible to affirm that the way the region was and is territorialized influences in its cultural diversity. In addition, children and young people cultural differences bring from their own territories permeate school daily life and influence the production and organization of pedagogical work. At the end of this study, the experience of meeting cultural diversity is scored as an opportunity for dialogue and intercultural education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Ana Tereza Reis daiassana.soares@edu.se.df.gov.brSoares, Iassana Rodrigues2021-03-01T17:15:57Z2021-03-01T17:15:57Z2021-03-012020-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:51:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/40156Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:51:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
title |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
spellingShingle |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural Soares, Iassana Rodrigues Escola Classe Sítio das Araucárias Diversidade cultural Educação do campo Educação intercultural |
title_short |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
title_full |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
title_fullStr |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
title_full_unstemmed |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
title_sort |
A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural |
author |
Soares, Iassana Rodrigues |
author_facet |
Soares, Iassana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Tereza Reis da iassana.soares@edu.se.df.gov.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Iassana Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Classe Sítio das Araucárias Diversidade cultural Educação do campo Educação intercultural |
topic |
Escola Classe Sítio das Araucárias Diversidade cultural Educação do campo Educação intercultural |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-29 2021-03-01T17:15:57Z 2021-03-01T17:15:57Z 2021-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156 |
identifier_str_mv |
SOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508261039144960 |