Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Isabella Monteiro de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156
https://orcid.org/0000-0003-2927-7209
https://orcid.org/0000-0002-6125-6785
Resumo: Objetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30 do grupo sem treinamento musical. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos à triagem auditiva, avaliação simplificada do processamento auditivo e ao teste Padrão de Frequência, em campo livre. Os desempenhos de cada um dos procedimentos foram tabulados, analisando-se as possíveis correlações e associações entre eles, como variáveis dependentes e variáveis independentes, como grupo, sexo e idade. Resultados O grupo com treinamento musical apresentou média de acertos superior ao grupo sem treinamento musical, nos testes de memória sequencial não verbal e verbal, teste Padrão de Frequência não verbal e verbal. Sujeitos de 5 anos do grupo com treinamento musical obtiveram melhor desempenho, em relação aos sujeitos de 5 anos do grupo sem treinamento musical, acertando mais sequências. No teste de localização sonora, não houve diferença entre a idade e o grupo. Conclusão Pré-escolares de 5 e 6 anos que participavam de musicalização infantil apresentaram melhor desempenho nos testes que avaliaram as habilidades de memória sequencial não verbal e verbal e de ordenação temporal de três sons, quando comparados aos pré-escolares que não participavam de musicalização. Portanto, a musicalização infantil influenciou positivamente as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos.
id UNB_f6c46db7733c3e8224cd17ad6f055610
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36686
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolaresInfluence of children's music learning on preschoolers' listening skillsAudiçãoCriançaPercepção auditivaTestes auditivosMúsicaObjetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30 do grupo sem treinamento musical. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos à triagem auditiva, avaliação simplificada do processamento auditivo e ao teste Padrão de Frequência, em campo livre. Os desempenhos de cada um dos procedimentos foram tabulados, analisando-se as possíveis correlações e associações entre eles, como variáveis dependentes e variáveis independentes, como grupo, sexo e idade. Resultados O grupo com treinamento musical apresentou média de acertos superior ao grupo sem treinamento musical, nos testes de memória sequencial não verbal e verbal, teste Padrão de Frequência não verbal e verbal. Sujeitos de 5 anos do grupo com treinamento musical obtiveram melhor desempenho, em relação aos sujeitos de 5 anos do grupo sem treinamento musical, acertando mais sequências. No teste de localização sonora, não houve diferença entre a idade e o grupo. Conclusão Pré-escolares de 5 e 6 anos que participavam de musicalização infantil apresentaram melhor desempenho nos testes que avaliaram as habilidades de memória sequencial não verbal e verbal e de ordenação temporal de três sons, quando comparados aos pré-escolares que não participavam de musicalização. Portanto, a musicalização infantil influenciou positivamente as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos.Purpose Verify the association between children’s music learning and listening skills of temporal ordering and sound localization in preschoolers from 5 to 6 years old. Methods 60 children of both genders, from 5 to 6 years and 11 months, participated in the study, 30 of the group with music training and the other 30 of the group with no music training. The participants of both groups were submitted to hearing screening, simplified auditory processing assessment and to the Pitch Pattern Sequence. The performance of each of the procedures was tabulated, being analyzed the possible correlations and associations between them, as, for example, dependent and independent variables such as group, gender and age. Results The group with music training presented higher mean of scores than the one with no music training in the verbal and nonverbal sequential memory tests and on the verbal and nonverbal Pitch Pattern Sequence. The 5-year-old children of the group with music training got better results than the 5-year-old ones with no music training, getting right in more sequences. In the sound localization test, there was no difference between ages and groups. Conclusion Preschoolers from 5 to 6 years old who participated in children’s music learning presented better performance in the tests that evaluate the abilities of the verbal and non-verbal sequential memory and of the temporal ordering of three sounds when compared to the preschoolers who did not participate in the music learning. Therefore, the children’s music learning positively influenced the listening skills of preschoolers from 5 to 6 years old.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)Academia Brasileira de Audiologia2020-01-24T10:33:11Z2020-01-24T10:33:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfJESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares. Audiology: Communication Research, v. 24, e2156, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324. Acesso em: 23 janeiro 2020. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares.Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e2156, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324&lng=en&nrm=iso. Acess em: 30 jan. 2020. Epub Oct 10, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156https://orcid.org/0000-0003-2927-7209https://orcid.org/0000-0002-6125-6785(CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License.info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Evellyn Silva Azevedo deSilva, Isabella Monteiro de Castroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-26T17:32:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/36686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-26T17:32:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
Influence of children's music learning on preschoolers' listening skills
title Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
spellingShingle Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Audição
Criança
Percepção auditiva
Testes auditivos
Música
title_short Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_full Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_fullStr Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_full_unstemmed Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
title_sort Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares
author Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
author_facet Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Silva, Isabella Monteiro de Castro
author_role author
author2 Silva, Isabella Monteiro de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Evellyn Silva Azevedo de
Silva, Isabella Monteiro de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Criança
Percepção auditiva
Testes auditivos
Música
topic Audição
Criança
Percepção auditiva
Testes auditivos
Música
description Objetivo Verificar a associação entre musicalização infantil e habilidades auditivas de ordenação temporal e localização sonora em pré-escolares de 5 e 6 anos. Métodos Participaram do estudo 60 crianças de ambos os sexos, de 5 anos a 6 anos e 11 meses, sendo 30 do grupo com treinamento musical e 30 do grupo sem treinamento musical. Os participantes de ambos os grupos foram submetidos à triagem auditiva, avaliação simplificada do processamento auditivo e ao teste Padrão de Frequência, em campo livre. Os desempenhos de cada um dos procedimentos foram tabulados, analisando-se as possíveis correlações e associações entre eles, como variáveis dependentes e variáveis independentes, como grupo, sexo e idade. Resultados O grupo com treinamento musical apresentou média de acertos superior ao grupo sem treinamento musical, nos testes de memória sequencial não verbal e verbal, teste Padrão de Frequência não verbal e verbal. Sujeitos de 5 anos do grupo com treinamento musical obtiveram melhor desempenho, em relação aos sujeitos de 5 anos do grupo sem treinamento musical, acertando mais sequências. No teste de localização sonora, não houve diferença entre a idade e o grupo. Conclusão Pré-escolares de 5 e 6 anos que participavam de musicalização infantil apresentaram melhor desempenho nos testes que avaliaram as habilidades de memória sequencial não verbal e verbal e de ordenação temporal de três sons, quando comparados aos pré-escolares que não participavam de musicalização. Portanto, a musicalização infantil influenciou positivamente as habilidades auditivas de pré-escolares de 5 e 6 anos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:33:11Z
2020-01-24T10:33:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares. Audiology: Communication Research, v. 24, e2156, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324. Acesso em: 23 janeiro 2020. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares.Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e2156, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324&lng=en&nrm=iso. Acess em: 30 jan. 2020. Epub Oct 10, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156
https://orcid.org/0000-0003-2927-7209
https://orcid.org/0000-0002-6125-6785
identifier_str_mv JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares. Audiology: Communication Research, v. 24, e2156, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324. Acesso em: 23 janeiro 2020. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
JESUS, Evellyn Silva Azevedo de; SILVA, Isabella Monteiro de Castro. Influência da musicalização infantil nas habilidades auditivas de pré-escolares.Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e2156, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100324&lng=en&nrm=iso. Acess em: 30 jan. 2020. Epub Oct 10, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36686
https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2156
https://orcid.org/0000-0003-2927-7209
https://orcid.org/0000-0002-6125-6785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Audiologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580767178227712