Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007. |
id |
UNB_f77fa431ca7a67bd03062137a605f1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/1382 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informaçãoInformation literacyTechnology literacyCompetência informacionalFluência em tecnologiaBiblioteconomia - currículosCiência da informaçãoBiblioteconomiaBibliotecários - formação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.A pesquisa aborda o tema competência informacional, assunto para o qual, nos últimos anos, organismos e associações internacionais e nacionais que atuam na área de ciência da informação vêm prestando especial atenção. A visão histórica do desenvolvimento do conceito de competência informacional, no marco do acesso globalizado à informação, permitiu abordar na revisão, de literatura o estudo de modelos utilizados, assim como as concepções tecnológicas (technology literacy, computer literacy, etc.). Quanto à área de aplicação, cabe destacar a ênfase dada pelos organismos e associações internacionais e nacionais às derivações da information literacy (competência informacional) em projetos sócio-educacionais e à necessidade urgente de adaptar o perfil dos profissionais da ciência da informação à uma nova e mutante realidade, que passa pela necessidade de atualizar os currículos dos cursos de biblioteconomia e ciência da informação. Com a colaboração de um grupo de especialistas que opinaram através de um questionário estruturado com base no método Delphi, foi alcançada uma visão consensual sobre a inclusão do tema competência informacional nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe meaning and the scope of the term information literacy, to which, in the last years, international and national organisms and associations acting in the area of information science paid special attention, are discussed. The literature study of the offspring and development of the information literacy concept, as related to the global access to information, makes possible a grounded analysis of the different models proposed for the technology and computer literacy, as well as of their practical implications. The attention paid by the national and international organizations and associations to practical aspects of including information literacy in social and educational projects is emphasized. The updating of the library and information science curricula and syllabus is considered an urgent necessity, in view of adapting the profile of the information professionals to the new changing social reality. With the contribution of a selected group of specialists, a survey, using the Delphi method of opinion convergence, was carried out. The valuable contribution obtained point out some clear directions to implement possible changes in view of including information literacy in the curricula.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoRobredo, JaimeLins, Greyciane Souza2009-03-02T17:07:00Z2009-03-02T17:07:00Z2009-03-022007-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:44:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/1382Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:44:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
title |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
spellingShingle |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação Lins, Greyciane Souza Information literacy Technology literacy Competência informacional Fluência em tecnologia Biblioteconomia - currículos Ciência da informação Biblioteconomia Bibliotecários - formação profissional |
title_short |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
title_full |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
title_fullStr |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
title_full_unstemmed |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
title_sort |
Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação |
author |
Lins, Greyciane Souza |
author_facet |
Lins, Greyciane Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Robredo, Jaime |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Greyciane Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Information literacy Technology literacy Competência informacional Fluência em tecnologia Biblioteconomia - currículos Ciência da informação Biblioteconomia Bibliotecários - formação profissional |
topic |
Information literacy Technology literacy Competência informacional Fluência em tecnologia Biblioteconomia - currículos Ciência da informação Biblioteconomia Bibliotecários - formação profissional |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-06 2009-03-02T17:07:00Z 2009-03-02T17:07:00Z 2009-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382 |
identifier_str_mv |
LINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580677627740160 |