Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Greyciane Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.
id UNB_f77fa431ca7a67bd03062137a605f1e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1382
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informaçãoInformation literacyTechnology literacyCompetência informacionalFluência em tecnologiaBiblioteconomia - currículosCiência da informaçãoBiblioteconomiaBibliotecários - formação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.A pesquisa aborda o tema competência informacional, assunto para o qual, nos últimos anos, organismos e associações internacionais e nacionais que atuam na área de ciência da informação vêm prestando especial atenção. A visão histórica do desenvolvimento do conceito de competência informacional, no marco do acesso globalizado à informação, permitiu abordar na revisão, de literatura o estudo de modelos utilizados, assim como as concepções tecnológicas (technology literacy, computer literacy, etc.). Quanto à área de aplicação, cabe destacar a ênfase dada pelos organismos e associações internacionais e nacionais às derivações da information literacy (competência informacional) em projetos sócio-educacionais e à necessidade urgente de adaptar o perfil dos profissionais da ciência da informação à uma nova e mutante realidade, que passa pela necessidade de atualizar os currículos dos cursos de biblioteconomia e ciência da informação. Com a colaboração de um grupo de especialistas que opinaram através de um questionário estruturado com base no método Delphi, foi alcançada uma visão consensual sobre a inclusão do tema competência informacional nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe meaning and the scope of the term information literacy, to which, in the last years, international and national organisms and associations acting in the area of information science paid special attention, are discussed. The literature study of the offspring and development of the information literacy concept, as related to the global access to information, makes possible a grounded analysis of the different models proposed for the technology and computer literacy, as well as of their practical implications. The attention paid by the national and international organizations and associations to practical aspects of including information literacy in social and educational projects is emphasized. The updating of the library and information science curricula and syllabus is considered an urgent necessity, in view of adapting the profile of the information professionals to the new changing social reality. With the contribution of a selected group of specialists, a survey, using the Delphi method of opinion convergence, was carried out. The valuable contribution obtained point out some clear directions to implement possible changes in view of including information literacy in the curricula.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoRobredo, JaimeLins, Greyciane Souza2009-03-02T17:07:00Z2009-03-02T17:07:00Z2009-03-022007-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:44:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/1382Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:44:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
title Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
spellingShingle Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
Lins, Greyciane Souza
Information literacy
Technology literacy
Competência informacional
Fluência em tecnologia
Biblioteconomia - currículos
Ciência da informação
Biblioteconomia
Bibliotecários - formação profissional
title_short Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
title_full Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
title_fullStr Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
title_full_unstemmed Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
title_sort Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação
author Lins, Greyciane Souza
author_facet Lins, Greyciane Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Robredo, Jaime
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Greyciane Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Information literacy
Technology literacy
Competência informacional
Fluência em tecnologia
Biblioteconomia - currículos
Ciência da informação
Biblioteconomia
Bibliotecários - formação profissional
topic Information literacy
Technology literacy
Competência informacional
Fluência em tecnologia
Biblioteconomia - currículos
Ciência da informação
Biblioteconomia
Bibliotecários - formação profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-06
2009-03-02T17:07:00Z
2009-03-02T17:07:00Z
2009-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382
identifier_str_mv LINS, Greyciane Souza. Inclusão do tema competência informacional, e os aspectos tecnológicos relacionados, nos currículos de biblioteconomia e ciência da informação. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580677627740160