Memórias de Chuva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Paulo Eduardo Santos de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7347
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.
id UNB_f7d50557e7102e03683277eea76ec2f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7347
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memórias de ChuvaArte moderna - século XXSemiótica - artesArte - tempoArte - memóriaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.A presente dissertação tem como referencial poético o ciclo da cigarra. É a partir deste pressuposto que se desenvolve, simultaneamente, o trabalho prático e teórico. A Semiótica Greimasiana ou Semiótica Discursiva, foi a opção metodológica de leitura das imagens e análise dos trabalhos pessoais. O primeiro capítulo aborda a idéia paradoxal de eternidade e efemeridade, que o ciclo de vida da cigarra evoca. Neste capítulo, explica-se o que motivou o interesse pela cigarra e o título desta dissertação. Estabelece-se diálogos com os artistas Robert Smithson, Richard Serra, Oscar Munõz, Rembrandt, Roman Opalka, Bill Viola, Rachel Whiteread, Rosângela Rennó. São apresentados, ainda, dois trabalhos artísticos pessoais: Jogo de Memórias e Diários de Chuva. No segundo capítulo, busca-se apoio principalmente na obra dos fenomenologistas Gaston Bachelard e Maurice Merleau-Ponty. Nesta parte, investiga-se as três principais materialidades pelas quais a cigarra passa em seu ciclo e explora-se a importância da matéria como local onde tempo e memória se instalam de forma diferente. As três materialidades são divididas em: Memórias Terrosas, Aéreas e Aquosas. Para abordar a especificidade de cada um dessas materialidades utilize-se os artistas plásticos Bas Jan Ader, Doris Salcedo, Yves Klein, Anish Kapoor e Elyeser Szturm. Os trabalhos artísticos pessoais Fenda Habitada, (In)Versões da Paisagem e Memórias de Chuva, relacionados às materialidades vivenciadas pela cigarra, são aqui apresentados. O terceiro capítulo destina-se às caixas como metonímia da exúvia da cigarra. Nele se faz referência aos trabalhos de Joseph Cornell, Marcel Duchamp, Farnese de Andrade e Oscar Muñoz. Apresenta-se o trabalho pessoal, Cantos Guardados. Conclui-se apontando algumas recorrências plásticas utilizadas como recursos poéticos na produção artística pessoal e aprofundamentos de questões conceituais e desdobramentos dos trabalhos artísticos instigados por esta pesquisa. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper has its symbolic reference on the cicada' cycle. The cycle was used as the basis for both theoretical and practical work, developed simultaneously. In this research Greimas' Semiotic, also known as Discursive-Semiotic, was an important tool. This methodology helped to interpretate images and to analyze the authors practical work. The first chapter is about the paradox idea of eternity and ephemerid in the cicadas' cycle. In this part of the paper is found the explanation about the title and the interested in the cicada. Some visual artists was used as references, such as: Robert Smithson, Richard Serra, Oscar Munõz, Rembrandt, Roman Opalka, Bill Viola, Rachel Whiteread and Rosângela Rennó. Two of the author’s work of art is presented in this chapter: Memory Game and Rain Diaries. The second part of the dissertation is supported by a fenomenologist bibliography: Gaston Bachelard e Maurice Merleau-Ponty. The text brings up the three principal materialities where cicadas cycle is developed: memories of earth, air and water. They are the medium where time and memory are installed in many different ways. The importance of materiality is essential to analyze the work of visual artists: Doris Salcedo, Bas Jan Ader, Yves Klein, Anish Kapoor e Elyeser Szturm. The works of art presented by the author were: Habited Fissure, Landscape (In)Versions and Rain Memories. The third chapter was named Boxes, as a metonymy to the cicadas cast-off skins. Works of Joseph Cornell, Marcel Duchamp, Farnese de Andrade and Oscar Muñoz, are analyzed in this chapter. Saved corner is the name of the author’s work presented in this part of the dissertation. This research conclusion points to some common aspects developed in the practical works presented in each chapter. At least, some new considerations are visualized reaching the continuation of this research conceptually and artistically.Martinez Barrios, Vicente CarlosFaria, Paulo Eduardo Santos de2011-04-09T00:05:10Z2011-04-09T00:05:10Z2011-04-092009-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Paulo Eduardo Santos de. Memórias de Chuva. 2009. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7347A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/7347Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de Chuva
title Memórias de Chuva
spellingShingle Memórias de Chuva
Faria, Paulo Eduardo Santos de
Arte moderna - século XX
Semiótica - artes
Arte - tempo
Arte - memória
title_short Memórias de Chuva
title_full Memórias de Chuva
title_fullStr Memórias de Chuva
title_full_unstemmed Memórias de Chuva
title_sort Memórias de Chuva
author Faria, Paulo Eduardo Santos de
author_facet Faria, Paulo Eduardo Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez Barrios, Vicente Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Paulo Eduardo Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte moderna - século XX
Semiótica - artes
Arte - tempo
Arte - memória
topic Arte moderna - século XX
Semiótica - artes
Arte - tempo
Arte - memória
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-31
2011-04-09T00:05:10Z
2011-04-09T00:05:10Z
2011-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Paulo Eduardo Santos de. Memórias de Chuva. 2009. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7347
identifier_str_mv FARIA, Paulo Eduardo Santos de. Memórias de Chuva. 2009. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580776639528960