Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Dias da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18614
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18614
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
id UNB_f8768f6cff326a8c1b09ea57e73ea7b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18614
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de CeilândiaGeografia (Ensino fundamental)Práticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.Este estudo tem como objetivo compreender a prática pedagógica dos professores de Geografia do CEF-28 de Ceilândia, na perspectiva de entender se o ensino dessa disciplina cumpre com o papel da formação de cidadãos críticos, atuantes e conscientes do seu papel na sociedade e no lugar de sua vivência. A abordagem de compreensão do problema se fez através das teorias da Geografia Escolar e da Educação, passando pelas análises de documentos oficiais da Educação brasileira e do Distrito Federal. A pesquisa, de base qualitativa, foi realizada com questionários e entrevistas, cujos resultados apontam que a dinâmica do lugar, com suas particularidades sócio culturais e a ausência de uma política diferenciada para escolas em bairros com alta vulnerabilidade social, interfere diretamente no processo de gestão educacional, na prática pedagógica dos professores, e na aprendizagem dos alunos, evidenciando um ambiente pouco motivador à comunidade escolar. Diante das dificuldades enfrentadas pela equipe gestora e da falta de apoio diferenciado por parte da SEE-DF, os professores se sentem desmotivados, não se integram ao lugar e buscam outra escola para trabalhar, por meio de concurso de remoção interno ou externo. Em consequência, o rodízio de profissionais tem gerado dificuldades que apontam para descontinuidades e rupturas na construção do Projeto Político Pedagógico, que atendem aos anos finais, bem como de projetos educacionais na disciplina de Geografia, que poderiam ter, no lugar, uma via para o trabalho pedagógico. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam, também, deficiências na formação dos professores, na medida em se constata uma prática pedagógica ainda tradicional, de um lado, e ausência de formação continuada no ambiente escolar. Esta prática solitária faz com os professores não se articulem coletivamente, distanciem-se não somente do seu coletivo escolar, como também da própria comunidade.This study aims to understand the pedagogical practice of Geography teachers of CEF-28 Ceilândia as an attempt to understand wether the teaching of this discipline fulfills the role of forming critical citizens, active and aware of their role in society and in the space of their living experience. The approach of understanding of the problem was done through the theories of School Geography and Education, throughout the analysis of official documents of the Brazilian Education and of the Distrito Federal. The research, established on a qualitative basis, was conducted with questionnaires and interviews, which results show that the dynamics of the space, with its socio-cultural features and the lack of a differentiated policy for schools in neighborhoods with high social vulnerability, directly interfere in the education management, in the pedagogical practice of teachers, and the student learning, showing a low motivational environment to the school community. Given the difficulties faced by the management team and the lack of differentiated support from the SEE-DF, teachers feel discouraged, do not integrate the place where they teach and seek other schools to work, through a relocating administrative process. Consequently, the rotation of professionals has created difficulties that point to discontinuities and disruptions in the construction of Political Pedagogical Project designed for the final years, as well as educational projects in geography discipline, which could have, in the school space, a way to the pedagogical work. The results obtained from the research also indicate deficiencies in teacher formation, As it can be seen in the remaining traditional pedagogical practices carried out, on one hand, and lack of a continuous formation in the school environment on the other hand. This solo practice makes teachers do not operate collectively to alienate not only to its school community, as well as the community.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaLeite, Cristina Maria CostaSilva, Antonio Dias da2015-10-22T12:52:47Z2015-10-22T12:52:47Z2015-10-222015-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Antonio Dias da. Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia. 2015. xvii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18614http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18614A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:06:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/18614Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:06:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
title Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
spellingShingle Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
Silva, Antonio Dias da
Geografia (Ensino fundamental)
Práticas pedagógicas
title_short Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
title_full Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
title_fullStr Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
title_full_unstemmed Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
title_sort Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia
author Silva, Antonio Dias da
author_facet Silva, Antonio Dias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Cristina Maria Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia (Ensino fundamental)
Práticas pedagógicas
topic Geografia (Ensino fundamental)
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T12:52:47Z
2015-10-22T12:52:47Z
2015-10-22
2015-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Antonio Dias da. Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia. 2015. xvii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18614
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18614
identifier_str_mv SILVA, Antonio Dias da. Uma análise sobre a prática pedagógica dos professores de geografia do CEF-28 de Ceilândia. 2015. xvii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18614
http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.18614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580803115024384