Profissão docente : laços de pertencimento e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Adriana Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20548
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.20548
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
id UNB_f8c563afefe238f36e246dc10c9c6fa7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20548
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Profissão docente : laços de pertencimento e identidadeLaços de identidade e pertencimentoIdentidade profissionalPsicanálise e educaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.Essa tese de doutorado teve como objetivo geral: investigar, a partir da leitura psicanalítica, como se dá o processo de constituição dos laços de pertencimento e identidade do professor com o seu ofício, bem como as possíveis implicações no reconhecimento e valorização profissionais. Neste sentido, nossos objetivos específicos foram delinear o processo de formação profissional do professor, ao longo da história da educação brasileira, em especial na educação básica; compreender, numa leitura psicanalítica, como a escolha profissional pode contribuir para a constituição da identidade docente e a (des) valorização profissional; analisar como as concepções narcísicas e idealizadas, que envolvem o trabalho do professor, podem interferir na relação que o docente estabelece com sua profissão. Para tanto, nossa escolha metodológica foi de abordagem qualitativa, sustentada em uma leitura psicanalítica do saber fazer docente. Utilizamos, como dispositivos de pesquisa: a memória educativa dos professores e uma entrevista semi-estruturada. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, na qual participaram professores que atuam nos anos iniciais de escolarização da educação básica. Após a finalização das investigações de campo e discussão dos dados, por meio da análise de conteúdo, encontramos, dentre outros achados professores que, para sustentar sua suposta escolha profissional, acabam vivenciando situações de fantasia e idealizações. Também, encontramos indícios de que o pertencimento ao trabalho se constrói a partir de elementos identitários que envolvem, sobretudo, a implicação subjetiva do professor com sua profissão.This doctoral thesis aimed to: investigate, from the psychoanalytic reading, how is the process of constitution of belonging ties and identity of the teacher with his office and the possible implications for the recognition and professional enhancement. In this sense, our specific objectives were to outline the training process of the teacher, throughout the history of Brazilian education, particularly in basic education; understand, in a psychoanalytic reading, as the professional choice can contribute to the constitution of the teaching identity and the (un) professional development; analyze how narcissistic and idealized conceptions, involving the teacher's work, may interfere with the relationship the teacher has with his profession. Therefore, our methodological choice was a qualitative approach, supported in a psychoanalytic reading of know-how teaching. We used as research devices: the educational memory of teachers and a semi-structured interview. The survey was conducted in a public school education in the Federal District, attended by teachers who work in the early years of schooling of basic education. After completion of field investigations and discussion of data through content analysis, we find, among other findings, teachers who, to support his supposed career choice, end up experiencing situations of fantasy and idealization. We also found evidence that belonging to the work is constructed from identity elements involving, above all, the subjective implication of the teacher with his profession.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deBomfim, Adriana Pereira2016-05-26T19:36:58Z2016-05-26T19:36:58Z2016-05-262015-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBOMFIM, Adriana Pereira. Profissão docente: laços de pertencimento e identidade. 2015. 195 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20548http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.20548A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:01:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/20548Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:01:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
title Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
spellingShingle Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
Bomfim, Adriana Pereira
Laços de identidade e pertencimento
Identidade profissional
Psicanálise e educação
title_short Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
title_full Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
title_fullStr Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
title_full_unstemmed Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
title_sort Profissão docente : laços de pertencimento e identidade
author Bomfim, Adriana Pereira
author_facet Bomfim, Adriana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Adriana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Laços de identidade e pertencimento
Identidade profissional
Psicanálise e educação
topic Laços de identidade e pertencimento
Identidade profissional
Psicanálise e educação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
2016-05-26T19:36:58Z
2016-05-26T19:36:58Z
2016-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOMFIM, Adriana Pereira. Profissão docente: laços de pertencimento e identidade. 2015. 195 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20548
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.20548
identifier_str_mv BOMFIM, Adriana Pereira. Profissão docente: laços de pertencimento e identidade. 2015. 195 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20548
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.20548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508393798303744