IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870 |
Resumo: | Este artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades. |
id |
URI-2_b67de7739755e9cfe5db6a75ea4239db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/870 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOSLinguísticaIdentidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso.estudos linguísticos e identidadeEste artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõesnão háCarvalho, Evanir PiccoloBohn, Hilário Inácio2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-171Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-1711984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870/1674entrevistasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T14:31:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/870Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T14:31:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
title |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
spellingShingle |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS Carvalho, Evanir Piccolo Linguística Identidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso. estudos linguísticos e identidade |
title_short |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
title_full |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
title_fullStr |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
title_sort |
IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS |
author |
Carvalho, Evanir Piccolo |
author_facet |
Carvalho, Evanir Piccolo Bohn, Hilário Inácio |
author_role |
author |
author2 |
Bohn, Hilário Inácio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
não há |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Evanir Piccolo Bohn, Hilário Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Identidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso. estudos linguísticos e identidade |
topic |
Linguística Identidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso. estudos linguísticos e identidade |
description |
Este artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion método qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870/1674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
entrevistas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-171 Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-171 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565853343744 |