IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Evanir Piccolo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bohn, Hilário Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870
Resumo: Este artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades.
id URI-2_b67de7739755e9cfe5db6a75ea4239db
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/870
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOSLinguísticaIdentidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso.estudos linguísticos e identidadeEste artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missõesnão háCarvalho, Evanir PiccoloBohn, Hilário Inácio2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-171Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-1711984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870/1674entrevistasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T14:31:33Zoai:ojs.200.203.105.109:article/870Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T14:31:33Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
title IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
spellingShingle IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
Carvalho, Evanir Piccolo
Linguística
Identidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso.
estudos linguísticos e identidade
title_short IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
title_full IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
title_fullStr IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
title_full_unstemmed IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
title_sort IDENTIDADES NO PROEJA: AS EXCLUSÕES E OS PERTENCIMENTOS
author Carvalho, Evanir Piccolo
author_facet Carvalho, Evanir Piccolo
Bohn, Hilário Inácio
author_role author
author2 Bohn, Hilário Inácio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv não há
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Evanir Piccolo
Bohn, Hilário Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Identidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso.
estudos linguísticos e identidade
topic Linguística
Identidades; Pertencimentos; Proeja; Discurso.
estudos linguísticos e identidade
description Este artigo, situado no âmbito da Linguística Enunciativa, analisa deslocamentos identitários e a construção de pertencimentos dos sujeitos a partir do ingresso na modalidade educacional Proeja. A pesquisa ancora-se epistemologicamente na abordagem qualitativa/interpretativista e os dados vêm de entrevistas narrativas realizadas com treze sujeitos do Proeja de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico tem como base a perspectiva dialógica bakhtiniana que permite desvelar as identidades que se forjam no âmbito social e educacional. As construções identitárias são examinadas dentro dos subsídios interdisciplinares dos estudos cultuais. Os resultados apontam para identidades que, no Proeja, ressignificam percursos, buscam pertencimentos e projetam identidades futuras pela profissionalização. O estudo torna-se relevante, pois contribui para o entendimento identitário de um grupo social marginalizado, sinaliza para o desenvolvimento de pesquisas sobre identidades no Proeja e constitui iniciativa para repensar ações acerca da educação de jovens e adultos, considerando suas especificidades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/870/1674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

entrevistas
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-171
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 145-171
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565853343744