Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fernando de Assis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8727
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_fa7643421b26331766a0115853d4099f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8727
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensãoTeatro escolarEducação ambientalExtensão universitáriaDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.O PEAC Teatro Ecopedagógico, na relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão foi objeto de estudo deste trabalho. Como uma estratégia de discutir os resultados do projeto desenvolvido durante cinco anos de execução (2004 a 2009), o estudo pretende contribuir com a construção metodológica das relações entre ensino, pesquisa e extensão, bem como identificar como se relacionam no âmbito do Projeto. Explorar as potencialidades e possíveis desdobramentos dos Projetos de Extensão de Ação Contínua, que seguem o tripé universitário e tem na extensão um de seus pilares; analisar o alcance do Projeto e explorar o conceito da ecopedagogia, que propõe uma abordagem multireferencial, também é objeto de análise. A questão norteadora desta pesquisa é: como um Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) pode integrar a educação universitária nos aspectos da pesquisa, do ensino e da extensão? Analisar e descrever os prováveis impactos do PEAC a partir dos dados sobre extensão universitária; identificar as representações que os alunos têm sobre extensão universitária e sobre a importância do PEAC na relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A pesquisa foi dirigida para um total de 99 alunos, sendo que desses 66 (sessenta e seis) responderam a questionário semiestruturado. Os resultados apontam que a relação entre os PEAC e a extensão universitária, pautadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é fator pouco explorado e que remete a certo distanciamento na relação com a práxis educativa. Ao ser explorado pode possibilitar transformações sociais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe EPCA Ecopedagogic Theatre, the relationship between education, research and extension was the subject of this study. As a strategy to discuss the results of the project developed over five years of implementation (2004-2009), the study contributes to the methodological construction of relationships between teaching, research and extension, and identify how they relate under the Project. Explore the potential and possible consequences of Extension Projects Continuous Action, which follow the tripod in the university and has an extension of its pillars, examine the scope of the project and explore the concept of eco-pedagogy, which proposes a multi-referential, are also objects analysis. The main question of this research is how an Extension Project of Continuous Action (EPCA) can integrate the educational aspects of university research, teaching and extension? Analyze and describe the likely impacts of the EPCA from data on university extension, identifying the representations that students have about university extension and the importance of the EPCA in the relationship between education, research and extension. The main question of this research is how an Extension Project of Continuous Action (EPCA) can integrate the educational aspects of university research, teaching and extension? Analyze and describe the likely impacts of the EPCA from data on university extension, identifying the representations that students have about university extension and the importance of the EPCA in the relationship between education, research and extension.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBareicha, Paulo Sérgio de AndradeAlves, Fernando de Assis2011-06-28T16:43:49Z2011-06-28T16:43:49Z2011-06-282011-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Fernando de Assis. Teatro-ecopedagógico: ensino, pesquisa e extensão. 2011. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8727info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/8727Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
title Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
spellingShingle Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
Alves, Fernando de Assis
Teatro escolar
Educação ambiental
Extensão universitária
title_short Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
title_full Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
title_fullStr Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
title_full_unstemmed Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
title_sort Teatro-ecopedagógico : ensino, pesquisa e extensão
author Alves, Fernando de Assis
author_facet Alves, Fernando de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fernando de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro escolar
Educação ambiental
Extensão universitária
topic Teatro escolar
Educação ambiental
Extensão universitária
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-28T16:43:49Z
2011-06-28T16:43:49Z
2011-06-28
2011-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Fernando de Assis. Teatro-ecopedagógico: ensino, pesquisa e extensão. 2011. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8727
identifier_str_mv ALVES, Fernando de Assis. Teatro-ecopedagógico: ensino, pesquisa e extensão. 2011. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508190029578240