Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) : análise a partir dos relatos de planejamento e resultados dos indicadores no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Edson Hilan Gomes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22541
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22541
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2016.
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spelling Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) : análise a partir dos relatos de planejamento e resultados dos indicadores no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO)Saúde bucalCentros de Especialidades Odontológicas (CEO)Saúde bucalSaúde - planejamentoTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2016.O planejamento nos serviços de saúde visa especificamente melhorar o estado de saúde de uma determinada população, garantindo o acesso com equidade e justiça, bem como agilizar a resposta do sistema de saúde às necessidades percebidas pela comunidade. Nesse sentido, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) constituem na principal estratégia Brasil Sorridente para garantir da população a atenção odontológica especializada no sistema público brasileiro. O objetivo desta tese é analisar os CEO segundo os relatos de planejamento e o resultado dos indicadores no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQCEO). O desenho metodológico do trabalho é de natureza quantitativa, descritiva e analítica, onde foram analisados os dados secundários do banco da Avaliação Externa do PMAQ-CEO, relativo ao Módulo II, e a produção informada no Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA/SUS) de procedimentos odontológicos especializados realizados em 930 CEO. A análise dos dados ocorreu em duas etapas: uma descritiva e outra analítica. Utilizou-se o programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS). Na fase descritiva, foram feitas as distribuições de frequência das variáveis quantitativas. Na fase analítica, primeiro, foram testadas as associações, utilizando-se o qui-quadrado de Pearson. Em seguida, diante da necessidade de se obter uma análise multivariada que permitisse o ajuste para o efeito de confundimento, as variáveis que foram estatisticamente significantes na etapa anterior foram levadas para uma análise de regressão logística. Para todas as análises, foi considerado como significante o nível de 5%. A investigação evidenciou que a maioria dos CEO que relataram ter realizado alguma atividade de planejamento, nos últimos 12 meses, está na Região Centro-Oeste (88,7%) e Sul (82,1%), em municípios com menor cobertura de saúde bucal da estratégia Saúde da Família e com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). Assim como, os serviços que possuem gerente, com um tempo de atuação no serviço maior do que 2 anos e que tenha uma formação complementar na área de gestão pública ou de saúde coletiva tendem a realizar atividades de planejamento. Quanto ao desempenho para um maior alcance das metas dos CEO foi associado à existência de um gerente no serviço, especialmente quando atua exclusivamente na gestão, que realiza planejamento, autoavaliação, monitoramento e análises das metas. Dessa forma, conclui-se que o planejamento deve ser entendido como uma importante ferramenta de gestão para o enfrentamento de problemas, para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e melhorar a qualidade dos serviços ofertados.Planning in health services specifically aims to improve the health status of a given population, ensuring access with fairness and justice, as well as streamlining the response of the health system to the needs perceived by the community. In this sense, the Specialized Dental Clinics (SDC) constitute the main strategy Brazil Smiling to guarantee the population specialized dentistry care in the Brazilian public system. The objective of this thesis is to analyze the SDC according to the reports of planning and result indicators of National Program for Access and Quality Improvement of SDC (NPAQI–SDC). The Methodology used was of a quantitative nature, descriptive and analytical.The data analyzed was secondary data from the Bank of External Evaluation of NPIAQ-SDC, in relation to the Module II and the production informed on Outpatient Information System of the Unified Health System (OIS/UHS) of Dental Procedures Specialized performed in 930 SDC. Data analysis occurred in two stages: a descriptive and other analytical. We used the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). In the descriptive phase, frequency distributions of quantitative variables were made. In the analytical phase, first, the associations were tested using the chi-square test. Then, on the need to obtain a multivariate analysis that would allow adjustment for the effect of confounding, variables that were statistically significant in the previous step were taken to a logistic regression analysis. For all the analyzes, it was considered significant a level of 5%. The investigation showed that the majority of the SDC who have reported any planning activity in the last 12 months, are located in the Central West Region (88.7%) and South (82.1%) , in municipalities with less oral health coverage of the Family Health strategy and with a high Municipal Human Development Index (MHDI). Accordingly, the services that have managers with length of work experience greater than two years and who has additional training in public management area or public health tend to perform planning activities. For a better performance for the achievement of the goals of the SDC, it has been associated the existence of a manager in the service, especially when it operates exclusively in the administration, which carries out planning, self-assessment, monitoring and target analysis. Thus, it is concluded that the planning should be understood as an important management tool for confronting problems, to increase the population's access to health services and to improve the quality of services offered.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeSousa, Maria Fátima deLucena, Edson Hilan Gomes de2017-02-14T21:12:00Z2017-02-14T21:12:00Z2017-02-142016-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUCENA, Edson Hilan Gomes de. Centros de Especialidades Odontológicas (CEO): análise a partir dos relatos de planejamento e resultados dos indicadores no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO). 2016. 153 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22541http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22541A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T19:21:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/22541Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T19:21:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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