Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Hélia de Sousa Chaves
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Carvalho, Fernanda Cordeiro de, Cunha, Murilo Bastos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/600
Resumo: O artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%).
id UNB_fbf3afde321c9f8f5962ac378d59e191
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/600
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileiraAssessment of the use of serviço brasileiro de respostas técnicas : an information service destined to the Brazilian microenterprisesEstudo de usuáriosInformação tecnológicaPequenas e médias empresasSetor produtivoServiços de informaçãoServiço Brasileiro de Respostas TécnicasO artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%).The article addresses the information needs of the productive sector from the perspective of a technological information service destined to small business, the Brazilian Service for Technical Answers (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT), which is an effort shared by government, research institutions, universities and private sector. A descriptive exploratory survey was conducted by means of the application of a questionnaire to the users of one of SBRT members, the Technological Development Support Center of the University of Brasilia (CDT/UnB). The results have revealed that service is being mainly used by individuals (92%), entrepreneurs “searching for new business”. This was the answer of 35% of the individuals, concerning their motivations to use the service. The technological solutions provided by SBRT have actually been applied for the improvement of processes and production (54%).Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2008-09-11T13:29:32Z2010-09-09T14:37:10Z2008-09-11T13:29:32Z2010-09-09T14:37:10Z2006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/600http://repositorio.unb.br/handle/10482/600Ramos, Hélia de Sousa ChavesCarvalho, Fernanda Cordeiro deCunha, Murilo Bastos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:37:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/600Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:37:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
Assessment of the use of serviço brasileiro de respostas técnicas : an information service destined to the Brazilian microenterprises
title Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
spellingShingle Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
Ramos, Hélia de Sousa Chaves
Estudo de usuários
Informação tecnológica
Pequenas e médias empresas
Setor produtivo
Serviços de informação
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
title_short Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
title_full Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
title_fullStr Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
title_full_unstemmed Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
title_sort Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
author Ramos, Hélia de Sousa Chaves
author_facet Ramos, Hélia de Sousa Chaves
Carvalho, Fernanda Cordeiro de
Cunha, Murilo Bastos da
author_role author
author2 Carvalho, Fernanda Cordeiro de
Cunha, Murilo Bastos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Hélia de Sousa Chaves
Carvalho, Fernanda Cordeiro de
Cunha, Murilo Bastos da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de usuários
Informação tecnológica
Pequenas e médias empresas
Setor produtivo
Serviços de informação
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
topic Estudo de usuários
Informação tecnológica
Pequenas e médias empresas
Setor produtivo
Serviços de informação
Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
description O artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12
2008-09-11T13:29:32Z
2008-09-11T13:29:32Z
2010-09-09T14:37:10Z
2010-09-09T14:37:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/600
http://repositorio.unb.br/handle/10482/600
identifier_str_mv RAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508168958443520