Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/600 |
Resumo: | O artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%). |
id |
UNB_fbf3afde321c9f8f5962ac378d59e191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/600 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileiraAssessment of the use of serviço brasileiro de respostas técnicas : an information service destined to the Brazilian microenterprisesEstudo de usuáriosInformação tecnológicaPequenas e médias empresasSetor produtivoServiços de informaçãoServiço Brasileiro de Respostas TécnicasO artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%).The article addresses the information needs of the productive sector from the perspective of a technological information service destined to small business, the Brazilian Service for Technical Answers (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT), which is an effort shared by government, research institutions, universities and private sector. A descriptive exploratory survey was conducted by means of the application of a questionnaire to the users of one of SBRT members, the Technological Development Support Center of the University of Brasilia (CDT/UnB). The results have revealed that service is being mainly used by individuals (92%), entrepreneurs “searching for new business”. This was the answer of 35% of the individuals, concerning their motivations to use the service. The technological solutions provided by SBRT have actually been applied for the improvement of processes and production (54%).Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2008-09-11T13:29:32Z2010-09-09T14:37:10Z2008-09-11T13:29:32Z2010-09-09T14:37:10Z2006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/600http://repositorio.unb.br/handle/10482/600Ramos, Hélia de Sousa ChavesCarvalho, Fernanda Cordeiro deCunha, Murilo Bastos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:37:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/600Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:37:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira Assessment of the use of serviço brasileiro de respostas técnicas : an information service destined to the Brazilian microenterprises |
title |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira |
spellingShingle |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira Ramos, Hélia de Sousa Chaves Estudo de usuários Informação tecnológica Pequenas e médias empresas Setor produtivo Serviços de informação Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas |
title_short |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira |
title_full |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira |
title_fullStr |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira |
title_full_unstemmed |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira |
title_sort |
Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas : um serviço de informação destinada à microempresa brasileira |
author |
Ramos, Hélia de Sousa Chaves |
author_facet |
Ramos, Hélia de Sousa Chaves Carvalho, Fernanda Cordeiro de Cunha, Murilo Bastos da |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Fernanda Cordeiro de Cunha, Murilo Bastos da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Hélia de Sousa Chaves Carvalho, Fernanda Cordeiro de Cunha, Murilo Bastos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de usuários Informação tecnológica Pequenas e médias empresas Setor produtivo Serviços de informação Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas |
topic |
Estudo de usuários Informação tecnológica Pequenas e médias empresas Setor produtivo Serviços de informação Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas |
description |
O artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%). |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12 2008-09-11T13:29:32Z 2008-09-11T13:29:32Z 2010-09-09T14:37:10Z 2010-09-09T14:37:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/600 http://repositorio.unb.br/handle/10482/600 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Hélia Chaves; CARVALHO, Fernanda; CUNHA, Murilo Bastos da. Avaliação do uso do serviço brasileiro de respostas técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000300025&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 jun. 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508168958443520 |