Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Maria Jéssica Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24219
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24219
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_fc53f53667bc774aa10475a32ae0434d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24219
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escolaAutismo - criançasEducação inclusivaPsicanálise e educaçãoInclusão escolar - crianças - adolescentesDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo principal a asserção de investigar, à luz da interlocução psicanálise e educação, as vicissitudes da inclusão escolar de uma criança autista, considerando a subjetividade como efeito do discurso que se pode descrever e analisar a partir da reconstrução de suas recorrências formais. Para realizar este estudo, seguindo o procedimento metodológico do estudo de caso, acompanhou-se o processo de inclusão escolar de uma criança autista durante um semestre em uma escola pública do Distrito Federal. Parte-se do pressuposto que a escola, enquanto lugar de excelência no qual a criança passa ao status de aluno, pode se constituir interessante campo discursivo para a circulação de um outro em estruturação autística, à medida que também proporciona a convivência entre pares produzindo função de reconhecimento e transmissão de saber, o que pode possivelmente, mobilizar nova circulação discursiva e desencadear efeitos subjetivos. Destarte, propomos elaborar esses apontamentos a fim de contribuir com as discussões que envolvem os campos articulados do autismo, da educação inclusiva e da psicanálise assim como lançar novas questões para um constante (re)pensar das práticas enquanto educadores. O recorte teórico-referencial ocorreu a partir de obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, bem como de comentadores contemporâneos freudo-lacanianos, que inspiram e lançam as bases para o instante de ver e compreender – análise e discussão de dados, articulados em dois eixos: “ inter-relação entre pares: o que uma criança pode fazer por outra? E “entre Sila e Caríbdis: articulações sobre a atuação da professora e seus efeitos”, ilustrados a partir de cenas extraídas do hypomnemata, instrumento escolhido a partir da ideia de Foucault e utilizado para registro das observações. No instante de concluir, defendemos a ideia que escola, a partir das inter-relações entre pares e com o professor que promove, pode sustentar um lugar de inclusão com efeitos subjetivos significantes para uma criança autista.The main objective of this Master's thesis is to investigate, in the light of the psychoanalysis and education, the vicissitudes of the school inclusion of an autistic child, considering subjectivity as an effect of discourse that can be described and analyzed from the reconstruction of its formal recurrences. To perform this study, following the methodological procedure of the case study, the process of school inclusion of an autistic child during a semester in a public school of the Distrito Federal was followed. It is assumed that the school, as a place of excellence in which the child has a student status, may constitute an interesting discursive field for the circulation of another in autistic structuring, as it also provides the coexistence between peers producing function of recognition and transmission of knowledge, which may possibly mobilize new discursive circulation and trigger subjective effects. Thus, we propose to elaborate these notes to contribute to the discussions that involve the articulated fields of autism, inclusive education and psychoanalysis as well as to launch new questions for a constant (re) thinking of practices as educators. The theoretical-referential clipping occurred from the works of Sigmund Freud and Jacques Lacan, as well as contemporary Freudo-Lacanian commentators, who inspire and lay the groundwork for the moment of see and understand - analysis and discussion of data, articulated in two axes: “ interrelation between peers "What one child can do for another?" and "Between Sila and Caríbdis: articulations about the performance of the teacher and its effects", illustrated from scenes extracted from the hypomnemata, an instrument chosen from the idea of Foucault and used to record the observations. At the moment of concluding, we defend the idea that school, based on the interrelationships between peers and with the promoting teacher, can sustain a place of inclusion with significant subjective effects for an autistic childFaculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deLago, Maria Jéssica Rocha2017-08-22T17:10:33Z2017-08-22T17:10:33Z2017-08-222017-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLAGO, Maria Jéssica Rocha. Inclusão e o outro com autismo: as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola. 2017. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24219http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24219A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:01:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/24219Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:01:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
title Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
spellingShingle Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
Lago, Maria Jéssica Rocha
Autismo - crianças
Educação inclusiva
Psicanálise e educação
Inclusão escolar - crianças - adolescentes
title_short Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
title_full Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
title_fullStr Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
title_full_unstemmed Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
title_sort Inclusão e o outro com autismo : as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola
author Lago, Maria Jéssica Rocha
author_facet Lago, Maria Jéssica Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Maria Jéssica Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo - crianças
Educação inclusiva
Psicanálise e educação
Inclusão escolar - crianças - adolescentes
topic Autismo - crianças
Educação inclusiva
Psicanálise e educação
Inclusão escolar - crianças - adolescentes
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22T17:10:33Z
2017-08-22T17:10:33Z
2017-08-22
2017-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAGO, Maria Jéssica Rocha. Inclusão e o outro com autismo: as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola. 2017. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24219
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24219
identifier_str_mv LAGO, Maria Jéssica Rocha. Inclusão e o outro com autismo: as vicissitudes de um lugar sustentado pela escola. 2017. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24219
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508310941925376