Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reppold, Caroline Tozzi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gurgel, Léia Gonçalves, Parise, Luís Felipe, Serafim, Adriana, Dias, Anelise Silva, Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29613
http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162
Resumo: Avaliar precocemente o desempenho de crianças em compreensão da linguagem oral é fundamental para diagnosticar possíveis dificuldades e intervir. Assim sendo, objetivou-se buscar evidências de validade de critério da Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILOv3), considerando-se idade, gênero e escolaridade. Participaram 474 crianças de 10 escolas gaúchas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos. Administrou-se a BILOv3 coletivamente e cada criança utilizou um microcomputador. A aplicação durou, aproximadamente, 35 minutos. Houve diferenças estatisticamente significativas em relação ao gênero nas provas Completar Histórias (CH) e Interpretar Histórias (IH), à idade para Completar Frases (CF) e CH e quanto à escolaridade, para CF, CH, IH. A BILOv3 apresenta-se sensível para captar diferenças entre o gênero, as séries escolares e idade dos estudantes e, portanto, com evidências de validade de critério. Isso sugere a possibilidade de sua utilização clínica e escolar, visando a identificação precoce de dificuldades linguísticas.
id UNB_fc98074b0feb7ee625d88c69e1f12257
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29613
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Reppold, Caroline TozziGurgel, Léia GonçalvesParise, Luís FelipeSerafim, AdrianaDias, Anelise SilvaJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo2017-12-07T05:11:52Z2017-12-07T05:11:52Z2015-04REPPOLD, Caroline Tozzi et al. Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 2, p. 155-162, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200155&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29613http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162Avaliar precocemente o desempenho de crianças em compreensão da linguagem oral é fundamental para diagnosticar possíveis dificuldades e intervir. Assim sendo, objetivou-se buscar evidências de validade de critério da Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILOv3), considerando-se idade, gênero e escolaridade. Participaram 474 crianças de 10 escolas gaúchas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos. Administrou-se a BILOv3 coletivamente e cada criança utilizou um microcomputador. A aplicação durou, aproximadamente, 35 minutos. Houve diferenças estatisticamente significativas em relação ao gênero nas provas Completar Histórias (CH) e Interpretar Histórias (IH), à idade para Completar Frases (CF) e CH e quanto à escolaridade, para CF, CH, IH. A BILOv3 apresenta-se sensível para captar diferenças entre o gênero, as séries escolares e idade dos estudantes e, portanto, com evidências de validade de critério. Isso sugere a possibilidade de sua utilização clínica e escolar, visando a identificação precoce de dificuldades linguísticas.To diagnose possible difficulties and intervene it is essential to preemptively evaluate the performance of children in oral language comprehension. In context, the present study aimed to look for evidences of criterion validity in the “Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILOv3)”,considering age, sex and level of education. 474 children between 6 and 11 years old, from the 5th grade of middle school from 10 schools from Rio Grande do Sul, took part in the study. The BILOv3 was administrated collectively and each child used a computer. Application of the instrument took approximately 35 minutes. Statistically significant differences were found for sex in the “Completar Histórias (CH)” and “Interpretar Histórias (IH)” tests, for age in the “Completar Frases (CF)” and “Completar Histórias (CH)” tests and for level of education in the CF, CH and IH tests. The BILOv3 is sensitive to capture differences between sex, school grade and age of students and, therefore, shows evidence of criterion validity. This suggests the possibility of clinical use and use in schools, aiming at early identification of language difficulties.Instituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200155&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessEvidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchasEvidence of criterion validity of BILOv3 in children in southern Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLinguagem oralPsicometriaCriançasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EvidenciasValidadeCriterio.pdfARTIGO_EvidenciasValidadeCriterio.pdfapplication/pdf557230http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29613/1/ARTIGO_EvidenciasValidadeCriterio.pdf96d0d310f83d30aa92c3ea1b1c41593bMD51open access10482/296132023-05-31 21:46:53.989open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29613Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Evidence of criterion validity of BILOv3 in children in southern Brazil
title Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
spellingShingle Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
Reppold, Caroline Tozzi
Linguagem oral
Psicometria
Crianças
title_short Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
title_full Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
title_fullStr Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
title_full_unstemmed Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
title_sort Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas
author Reppold, Caroline Tozzi
author_facet Reppold, Caroline Tozzi
Gurgel, Léia Gonçalves
Parise, Luís Felipe
Serafim, Adriana
Dias, Anelise Silva
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_role author
author2 Gurgel, Léia Gonçalves
Parise, Luís Felipe
Serafim, Adriana
Dias, Anelise Silva
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reppold, Caroline Tozzi
Gurgel, Léia Gonçalves
Parise, Luís Felipe
Serafim, Adriana
Dias, Anelise Silva
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Linguagem oral
Psicometria
Crianças
topic Linguagem oral
Psicometria
Crianças
description Avaliar precocemente o desempenho de crianças em compreensão da linguagem oral é fundamental para diagnosticar possíveis dificuldades e intervir. Assim sendo, objetivou-se buscar evidências de validade de critério da Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILOv3), considerando-se idade, gênero e escolaridade. Participaram 474 crianças de 10 escolas gaúchas, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos. Administrou-se a BILOv3 coletivamente e cada criança utilizou um microcomputador. A aplicação durou, aproximadamente, 35 minutos. Houve diferenças estatisticamente significativas em relação ao gênero nas provas Completar Histórias (CH) e Interpretar Histórias (IH), à idade para Completar Frases (CF) e CH e quanto à escolaridade, para CF, CH, IH. A BILOv3 apresenta-se sensível para captar diferenças entre o gênero, as séries escolares e idade dos estudantes e, portanto, com evidências de validade de critério. Isso sugere a possibilidade de sua utilização clínica e escolar, visando a identificação precoce de dificuldades linguísticas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:11:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REPPOLD, Caroline Tozzi et al. Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 2, p. 155-162, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200155&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29613
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162
identifier_str_mv REPPOLD, Caroline Tozzi et al. Evidências de validade de critério da BILOv3 em crianças gaúchas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 2, p. 155-162, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200155&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29613
http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021235155162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29613/1/ARTIGO_EvidenciasValidadeCriterio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96d0d310f83d30aa92c3ea1b1c41593b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863888239591424