O brincar e suas relações com o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Ângela Camilo Marques
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Amparo, Deise Matos do, Almeida, Sandra Francesca Conte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506
Resumo: A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento.
id UNB_fcf6fb1ab3a4401ab9974e64632763fc
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/24506
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pereira, Maria Ângela Camilo MarquesAmparo, Deise Matos doAlmeida, Sandra Francesca Conte de2017-09-13T12:58:05Z2017-09-13T12:58:05Z2006-04PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento.The psychological literature on play and its importance on children´s development is quite broad, that emphasizes its importance. It seems that, in order to understand children´s playing, particularly concerning school, it should be taken into account both development stages and the transitional phases within these stages. This article focus theoretical aspects of playing and its relationship with infant development, considering the perspective of authors such as Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev in a critical and integrated manner. It concludes by stating that the relationship between development, playing and culture cannot be ignored. Playing, from both social and individual perspective, is not a secondary activity in children’s development. On the contrary, playing activities give the means to articulate personal and socio-historical development. Besides, from the point of view of school daily life, there is the emergence of the need to discuss about a pedagogical time that includes playing. This should go together with the objective and subjective possibilities of children and their development, even considering that schools are more concerned with knowledge acquisition.Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)Psicologia Argumento - "DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS ... 4. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. 5. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada. ...” Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd99=authors. Acesso em: 13 set. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessO brincar e suas relações com o desenvolvimentoPlaying and its relationship with developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrincadeirasCrianças - desenvolvimentoEscolasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdfARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdfapplication/pdf312823http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/3/ARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdf946a3a3232dac7a3c1ce87da01396632MD53open access10482/245062023-05-31 21:40:01.993open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/24506U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar e suas relações com o desenvolvimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Playing and its relationship with development
title O brincar e suas relações com o desenvolvimento
spellingShingle O brincar e suas relações com o desenvolvimento
Pereira, Maria Ângela Camilo Marques
Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Escolas
title_short O brincar e suas relações com o desenvolvimento
title_full O brincar e suas relações com o desenvolvimento
title_fullStr O brincar e suas relações com o desenvolvimento
title_full_unstemmed O brincar e suas relações com o desenvolvimento
title_sort O brincar e suas relações com o desenvolvimento
author Pereira, Maria Ângela Camilo Marques
author_facet Pereira, Maria Ângela Camilo Marques
Amparo, Deise Matos do
Almeida, Sandra Francesca Conte de
author_role author
author2 Amparo, Deise Matos do
Almeida, Sandra Francesca Conte de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Ângela Camilo Marques
Amparo, Deise Matos do
Almeida, Sandra Francesca Conte de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Escolas
topic Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Escolas
description A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-13T12:58:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-13T12:58:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506
identifier_str_mv PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/3/ARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
946a3a3232dac7a3c1ce87da01396632
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573482920869888