O brincar e suas relações com o desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506 |
Resumo: | A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento. |
id |
UNB_fcf6fb1ab3a4401ab9974e64632763fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/24506 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Maria Ângela Camilo MarquesAmparo, Deise Matos doAlmeida, Sandra Francesca Conte de2017-09-13T12:58:05Z2017-09-13T12:58:05Z2006-04PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento.The psychological literature on play and its importance on children´s development is quite broad, that emphasizes its importance. It seems that, in order to understand children´s playing, particularly concerning school, it should be taken into account both development stages and the transitional phases within these stages. This article focus theoretical aspects of playing and its relationship with infant development, considering the perspective of authors such as Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev in a critical and integrated manner. It concludes by stating that the relationship between development, playing and culture cannot be ignored. Playing, from both social and individual perspective, is not a secondary activity in children’s development. On the contrary, playing activities give the means to articulate personal and socio-historical development. Besides, from the point of view of school daily life, there is the emergence of the need to discuss about a pedagogical time that includes playing. This should go together with the objective and subjective possibilities of children and their development, even considering that schools are more concerned with knowledge acquisition.Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)Psicologia Argumento - "DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS ... 4. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. 5. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada. ...” Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd99=authors. Acesso em: 13 set. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessO brincar e suas relações com o desenvolvimentoPlaying and its relationship with developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrincadeirasCrianças - desenvolvimentoEscolasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdfARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdfapplication/pdf312823http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/3/ARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdf946a3a3232dac7a3c1ce87da01396632MD53open access10482/245062023-05-31 21:40:01.993open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/24506U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Playing and its relationship with development |
title |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
spellingShingle |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento Pereira, Maria Ângela Camilo Marques Brincadeiras Crianças - desenvolvimento Escolas |
title_short |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
title_full |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
title_fullStr |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
title_sort |
O brincar e suas relações com o desenvolvimento |
author |
Pereira, Maria Ângela Camilo Marques |
author_facet |
Pereira, Maria Ângela Camilo Marques Amparo, Deise Matos do Almeida, Sandra Francesca Conte de |
author_role |
author |
author2 |
Amparo, Deise Matos do Almeida, Sandra Francesca Conte de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Ângela Camilo Marques Amparo, Deise Matos do Almeida, Sandra Francesca Conte de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Brincadeiras Crianças - desenvolvimento Escolas |
topic |
Brincadeiras Crianças - desenvolvimento Escolas |
description |
A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-13T12:58:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-13T12:58:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24506/3/ARTIGO_BrincarRelacoesDesenvolvimento.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 946a3a3232dac7a3c1ce87da01396632 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573482920869888 |