Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mikoaski, Camila Tamires
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8904
Resumo: O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_51b5506f4181a2701a7af7b3c3d2e145
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8904
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Mikoaski, Camila TamiresFarina, Silvia HauserLuchese, Terciane ÂngelaPedrini, Maristela2021-10-15T11:54:45Z2021-10-15T11:54:45Z2021-07-212020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8904O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor]Crianças - DesenvolvimentoBrincadeirasContribuições do brincar heurístico para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-07-21ORIGINALTCC Camila Tamires Mikoaski.pdfTCC Camila Tamires Mikoaski.pdfapplication/pdf612242https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/1/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf33f1615872bd67c2e09e2c608bc919a4MD51TEXTTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.txtTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.txtExtracted texttext/plain155771https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/2/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.txt3559635199d93bdad9db51979827f217MD52THUMBNAILTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.jpgTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/3/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.jpg73e48bce4edeae580ef0ebb990ceae8dMD5311338/89042022-10-18 18:05:12.757oai:repositorio.ucs.br:11338/8904Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
title Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
spellingShingle Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
Mikoaski, Camila Tamires
Crianças - Desenvolvimento
Brincadeiras
title_short Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
title_full Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
title_fullStr Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
title_full_unstemmed Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
title_sort Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
author Mikoaski, Camila Tamires
author_facet Mikoaski, Camila Tamires
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Farina, Silvia Hauser
Luchese, Terciane Ângela
dc.contributor.author.fl_str_mv Mikoaski, Camila Tamires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Desenvolvimento
Brincadeiras
topic Crianças - Desenvolvimento
Brincadeiras
description O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-15T11:54:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-15T11:54:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8904
url https://repositorio.ucs.br/11338/8904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/1/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/2/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/3/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33f1615872bd67c2e09e2c608bc919a4
3559635199d93bdad9db51979827f217
73e48bce4edeae580ef0ebb990ceae8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308903629357056