Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema. |
id |
UNB_fd4e6218f43a7fcab06515b22d1bdc70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/13507 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde públicaPerception of teachers and students about the education of dieticians who specialize in public healthFormação acadêmicaNutrição e saúde públicaNutricionistasOBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema.OBJECTIVE: This study analyzed how professors and students perceive the education of dieticians who specialize in public health. METHODS: This qualitative and quantitative study administered a questionnaire to undergraduate and graduate students and held a focal group with professors. The data collected by the questionnaire was descriptively analyzed and the contents of the focal group were analyzed according to the Discourse of the Collective Subject method. RESULTS: Thirtyfive percent of the students mentioned some kinship with the public health field and 11% of the graduates reported working in public health. Meanwhile, the greatest barriers in public health education, according to professors, were: difficulty of finding a job in the area, the relationship between theory and practice, and the communication difficulty between teaching and health service. CONCLUSION: These results indicate the need broadening and deepening the public health theme in undergraduate nutrition courses.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2013-07-05T19:44:53Z2013-07-05T19:44:53Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição. Campinas, v. 25, n. 5, p. 632-643, set./out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-52732012000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008Revista de Nutrição - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 jul. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Anelise Rizzolo de OliveiraRecine, ElisabettaTeixeira, Bárbara de AlencarFagundes, Andhressa AraújoSousa, Jussara Santos deMonteiro, Renata AlvesBertolin, Maria Natacha Toralporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:03:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/13507Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:03:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública Perception of teachers and students about the education of dieticians who specialize in public health |
title |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública |
spellingShingle |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira Formação acadêmica Nutrição e saúde pública Nutricionistas |
title_short |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública |
title_full |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública |
title_fullStr |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública |
title_sort |
Percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública |
author |
Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira |
author_facet |
Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira Recine, Elisabetta Teixeira, Bárbara de Alencar Fagundes, Andhressa Araújo Sousa, Jussara Santos de Monteiro, Renata Alves Bertolin, Maria Natacha Toral |
author_role |
author |
author2 |
Recine, Elisabetta Teixeira, Bárbara de Alencar Fagundes, Andhressa Araújo Sousa, Jussara Santos de Monteiro, Renata Alves Bertolin, Maria Natacha Toral |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Anelise Rizzolo de Oliveira Recine, Elisabetta Teixeira, Bárbara de Alencar Fagundes, Andhressa Araújo Sousa, Jussara Santos de Monteiro, Renata Alves Bertolin, Maria Natacha Toral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação acadêmica Nutrição e saúde pública Nutricionistas |
topic |
Formação acadêmica Nutrição e saúde pública Nutricionistas |
description |
OBJETIVO: Analisar a percepção de professores e estudantes em relação ao perfil de formação do nutricionista em saúde pública. MÉTODOS: A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, foi realizada com participantes do 21° Congresso Brasileiro de Nutrição. Foi aplicado um questionário com estudantes e recémegressos, e feito um grupo focal com professores. Foi estabelecida a análise descritiva dos dados quantitativos, e a análise qualitativa foi desenvolvida por meio da análise do discurso do sujeito coletivo. RESULTADOS: Dentre os estudantes, 35% relataram ter afinidade com a área de saúde pública, e 11% dos egressos disseram atuar em saúde pública. Segundo os professores, as principais barreiras percebidas na formação do nutricionista em saúde pública foram: dificuldade de inserção do profissional na área; relação entre teoria e prática; e relação ensino e serviço de saúde. CONCLUSÃO: Os aspectos de saúde pública na formação do nutricionista ainda são incipientes, o que evidencia a necessidade de um maior aprofundamento do tema. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2013-07-05T19:44:53Z 2013-07-05T19:44:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição. Campinas, v. 25, n. 5, p. 632-643, set./out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-52732012000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira et al. Percepção de professores e estudante em relação ao perfil de formação de nutricionista em saúde pública. Revista de Nutrição. Campinas, v. 25, n. 5, p. 632-643, set./out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1415-52732012000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13507 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732012000500008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508330077388800 |