Por uma concepção filosófica da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36512 https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293 http://orcid.org/0000-0002-4015-3859 |
Resumo: | O tema geral deste ensaio é a pergunta: o que é filosofia da educação? Seu propósito específico consiste em se contrapor ao que pode ser considerado uma concepção escolar de educação. Segundo tal concepção, a educação seria, basicamente, o exercício de uma profissão em que caberia ao professor ensinar alguma coisa ao(s) estudante(s). Ao concebê-la assim, restaria à filosofia da educação a tarefa de mediar um debate entre teorias pedagógicas cuja finalidade seria orientar a prática docente. Portanto, ela própria, a filosofia da educação, não se ocuparia diretamente da educação enquanto um problema filosófico. Este ensaio, por sua vez, se propõe a defender outra perspectiva. A filosofia da educação deve ser compreendida como filosofia, ao invés de ser reduzida à mediação de um debate entre outras teorias. Para tanto, é fundamental resgatar aquilo que caracteriza uma atividade filosófica para, somente então, definir o que deve caracterizar a filosofia da educação. Como consequência, ela pode reassumir sua posição para elaborar, enfim, uma concepção filosófica de educação e, finalmente, fazer jus à sua condição de filosofia. Por fim, este ensaio apresentará a educação como uma experiência universal em que o ser humano procura desenvolver as possibilidades de sua humanidade. E a característica fundamental dessa experiência é a transformação interminável do ser mesmo de quem a realiza, no intuito de afirmar a sua singularidade. A hermenêutica fenomenológica, compreendida, em particular, a partir da perspectiva de Heidegger e Gadamer, é o método pelo qual este ensaio realizará seu propósito. |
id |
UNB_fd576b09095d09590fca088aae2efbfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36512 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma concepção filosófica da educaçãoFor a philosophical conception of educationEducação - filosofiaFilosofiaExperiênciaTransformação socialSingularidadeO tema geral deste ensaio é a pergunta: o que é filosofia da educação? Seu propósito específico consiste em se contrapor ao que pode ser considerado uma concepção escolar de educação. Segundo tal concepção, a educação seria, basicamente, o exercício de uma profissão em que caberia ao professor ensinar alguma coisa ao(s) estudante(s). Ao concebê-la assim, restaria à filosofia da educação a tarefa de mediar um debate entre teorias pedagógicas cuja finalidade seria orientar a prática docente. Portanto, ela própria, a filosofia da educação, não se ocuparia diretamente da educação enquanto um problema filosófico. Este ensaio, por sua vez, se propõe a defender outra perspectiva. A filosofia da educação deve ser compreendida como filosofia, ao invés de ser reduzida à mediação de um debate entre outras teorias. Para tanto, é fundamental resgatar aquilo que caracteriza uma atividade filosófica para, somente então, definir o que deve caracterizar a filosofia da educação. Como consequência, ela pode reassumir sua posição para elaborar, enfim, uma concepção filosófica de educação e, finalmente, fazer jus à sua condição de filosofia. Por fim, este ensaio apresentará a educação como uma experiência universal em que o ser humano procura desenvolver as possibilidades de sua humanidade. E a característica fundamental dessa experiência é a transformação interminável do ser mesmo de quem a realiza, no intuito de afirmar a sua singularidade. A hermenêutica fenomenológica, compreendida, em particular, a partir da perspectiva de Heidegger e Gadamer, é o método pelo qual este ensaio realizará seu propósito.The general subject of this essay is the question, what is philosophy of education? Its specific purpose is to confront what may be considered a “schooled conception” of education. According to this conception, education would be basically the exercise of a profession in which the teacher should teach something to the student(s). By so conceiving it, it philosophy of education would merely mediate the debate between pedagogical theories whose purpose is to guide teaching practice. Therefore, philosophy of education itself would not be directly concerned with education as a philosophical problem. This essay, in turn, aims to argue for another point of view. Philosophy of education should be understood as philosophy rather than being reduced to a mediator in a debate among other theories. Therefore, it is essential to rescue what typically philosophical activity and then define what philosophy of education should be. As a result, philosophy of education can resume its position to elaborate a philosophical conception of education and, finally, to do justice to its condition of philosophy. Finally, this essay will conceive education as a universal experience through which human beings seek to develop the possibilities of their humanity. And the fundamental aspect of this experience is the endless transformation of the very being of the person who performs the experience, in order to establish their singularity. Phenomenological hermeneutics, taken from Heidegger’s and Gadamer’s point of view, is the method by which this essay will accomplish its purpose.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2020-01-24T10:31:26Z2020-01-24T10:31:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACK, Rainri. Por uma concepção filosófica da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e205293, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100596. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36512https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293http://orcid.org/0000-0002-4015-3859(CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rainri Back dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:34:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/36512Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:34:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma concepção filosófica da educação For a philosophical conception of education |
title |
Por uma concepção filosófica da educação |
spellingShingle |
Por uma concepção filosófica da educação Santos, Rainri Back dos Educação - filosofia Filosofia Experiência Transformação social Singularidade |
title_short |
Por uma concepção filosófica da educação |
title_full |
Por uma concepção filosófica da educação |
title_fullStr |
Por uma concepção filosófica da educação |
title_full_unstemmed |
Por uma concepção filosófica da educação |
title_sort |
Por uma concepção filosófica da educação |
author |
Santos, Rainri Back dos |
author_facet |
Santos, Rainri Back dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rainri Back dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - filosofia Filosofia Experiência Transformação social Singularidade |
topic |
Educação - filosofia Filosofia Experiência Transformação social Singularidade |
description |
O tema geral deste ensaio é a pergunta: o que é filosofia da educação? Seu propósito específico consiste em se contrapor ao que pode ser considerado uma concepção escolar de educação. Segundo tal concepção, a educação seria, basicamente, o exercício de uma profissão em que caberia ao professor ensinar alguma coisa ao(s) estudante(s). Ao concebê-la assim, restaria à filosofia da educação a tarefa de mediar um debate entre teorias pedagógicas cuja finalidade seria orientar a prática docente. Portanto, ela própria, a filosofia da educação, não se ocuparia diretamente da educação enquanto um problema filosófico. Este ensaio, por sua vez, se propõe a defender outra perspectiva. A filosofia da educação deve ser compreendida como filosofia, ao invés de ser reduzida à mediação de um debate entre outras teorias. Para tanto, é fundamental resgatar aquilo que caracteriza uma atividade filosófica para, somente então, definir o que deve caracterizar a filosofia da educação. Como consequência, ela pode reassumir sua posição para elaborar, enfim, uma concepção filosófica de educação e, finalmente, fazer jus à sua condição de filosofia. Por fim, este ensaio apresentará a educação como uma experiência universal em que o ser humano procura desenvolver as possibilidades de sua humanidade. E a característica fundamental dessa experiência é a transformação interminável do ser mesmo de quem a realiza, no intuito de afirmar a sua singularidade. A hermenêutica fenomenológica, compreendida, em particular, a partir da perspectiva de Heidegger e Gadamer, é o método pelo qual este ensaio realizará seu propósito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:31:26Z 2020-01-24T10:31:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BACK, Rainri. Por uma concepção filosófica da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e205293, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100596. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36512 https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293 http://orcid.org/0000-0002-4015-3859 |
identifier_str_mv |
BACK, Rainri. Por uma concepção filosófica da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e205293, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100596. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36512 https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205293 http://orcid.org/0000-0002-4015-3859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508263994032128 |