Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054 https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_ff0dd173f344e92f52ef4d8c31473637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/16054 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didáticoDigital inclusion of the elderly : multiple intelligen- ces and ergonomic approach for teaching material developmentInclusão digital - idososErgonomiaInteligências múltiplasMaterial didáticoEste artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents the study of elderly users direct participation in the preparation of teaching material using user-centered design in order to make it more attractive, accessible and educational. We sought to underpin all its activities through multiple intelligences defended by Howard Gardner. For the teaching material validation process we used the empirical technique of interactive workshops that requires direct participation of those involved. In this manner, a qualitative assessment of these materials by users was performed, which results are presented here. The study included 31 elderly users, with a mean age of 65 years and heterogeneous schooling, participants of the extension project of “Computer Workshops for The Elderly” the Federal University of Santa Catarina.Faculdade UnB Gama (FGA)Universidade Federal de Santa Catarina2014-08-08T15:54:37Z2014-08-08T15:54:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, Brasil ISSN 1807-0221 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil (CC BY-NC-SA 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458. Acesso em: 4 jun. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessSales, Márcia Barros deSales, André Barros deAmaral, Marília Abrahãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T17:54:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/16054Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T17:54:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático Digital inclusion of the elderly : multiple intelligen- ces and ergonomic approach for teaching material development |
title |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático |
spellingShingle |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático Sales, Márcia Barros de Inclusão digital - idosos Ergonomia Inteligências múltiplas Material didático |
title_short |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático |
title_full |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático |
title_fullStr |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático |
title_sort |
Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático |
author |
Sales, Márcia Barros de |
author_facet |
Sales, Márcia Barros de Sales, André Barros de Amaral, Marília Abrahão |
author_role |
author |
author2 |
Sales, André Barros de Amaral, Marília Abrahão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Márcia Barros de Sales, André Barros de Amaral, Marília Abrahão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital - idosos Ergonomia Inteligências múltiplas Material didático |
topic |
Inclusão digital - idosos Ergonomia Inteligências múltiplas Material didático |
description |
Este artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-08-08T15:54:37Z 2014-08-08T15:54:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054 https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140 |
identifier_str_mv |
SALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054 https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900933996707840 |