Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Márcia Barros de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sales, André Barros de, Amaral, Marília Abrahão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054
https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140
Resumo: Este artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_ff0dd173f344e92f52ef4d8c31473637
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16054
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didáticoDigital inclusion of the elderly : multiple intelligen- ces and ergonomic approach for teaching material developmentInclusão digital - idososErgonomiaInteligências múltiplasMaterial didáticoEste artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper presents the study of elderly users direct participation in the preparation of teaching material using user-centered design in order to make it more attractive, accessible and educational. We sought to underpin all its activities through multiple intelligences defended by Howard Gardner. For the teaching material validation process we used the empirical technique of interactive workshops that requires direct participation of those involved. In this manner, a qualitative assessment of these materials by users was performed, which results are presented here. The study included 31 elderly users, with a mean age of 65 years and heterogeneous schooling, participants of the extension project of “Computer Workshops for The Elderly” the Federal University of Santa Catarina.Faculdade UnB Gama (FGA)Universidade Federal de Santa Catarina2014-08-08T15:54:37Z2014-08-08T15:54:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, Brasil ISSN 1807-0221 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil (CC BY-NC-SA 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458. Acesso em: 4 jun. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessSales, Márcia Barros deSales, André Barros deAmaral, Marília Abrahãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T17:54:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/16054Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T17:54:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
Digital inclusion of the elderly : multiple intelligen- ces and ergonomic approach for teaching material development
title Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
spellingShingle Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
Sales, Márcia Barros de
Inclusão digital - idosos
Ergonomia
Inteligências múltiplas
Material didático
title_short Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
title_full Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
title_fullStr Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
title_full_unstemmed Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
title_sort Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
author Sales, Márcia Barros de
author_facet Sales, Márcia Barros de
Sales, André Barros de
Amaral, Marília Abrahão
author_role author
author2 Sales, André Barros de
Amaral, Marília Abrahão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Márcia Barros de
Sales, André Barros de
Amaral, Marília Abrahão
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital - idosos
Ergonomia
Inteligências múltiplas
Material didático
topic Inclusão digital - idosos
Ergonomia
Inteligências múltiplas
Material didático
description Este artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-08T15:54:37Z
2014-08-08T15:54:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054
https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140
identifier_str_mv SALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16054
https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900933996707840