A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Michelle Ferraz de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79040
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a tarefa dos professores, sobretudo os de língua espanhola, que não se acomodam frente a um aluno com dificuldades de aprendizado em sua matéria. Para tanto, sugerimos uma abordagem didática que tenha como perspectiva a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida na década de 80 pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner. Para o desenvolvimento desse estudo, tomaremos como base os pressupostos teóricos contidos em suas obras, sobretudo aqueles que reiteram a contribuição da teoria à educação. Pretendemos, com este trabalho, convidar o leitor a construir uma escola centrada no indivíduo, na qual o desenvolvimento cognitivo de cada aluno seja entendido como singular. Entretanto, somente o estudo da teoria mostrou-se insuficiente. Por essa razão, no decorrer deste trabalho propomos a aplicação de um questionário, a fim de auxiliar o professor na difícil tarefa de identificar o perfil cognitivo de seus alunos e, consequentemente, servir como norteador para a elaboração de atividades mais adequadas, levando-se em consideração a diversidade de inteligências encontradas dentro da sala de aula. Finalmente reunimos na parte final deste trabalho teoria e prática: apresentaremos uma seleção de dezesseis atividades para a aula de língua estrangeira (duas para o desenvolvimento de cada inteligência), as quais buscam contribuir com o trabalho do professor que pretende, além de desenvolver as Inteligências Múltiplas presentes em sua classe, diversificar seu trabalho diário.
id UFRGS-2_9c3b2cf5cc34afe94079af079e7f9a58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79040
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moraes, Michelle Ferraz deNariño Rodriguez, Mónica2013-10-12T01:52:31Z2013http://hdl.handle.net/10183/79040000900804O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a tarefa dos professores, sobretudo os de língua espanhola, que não se acomodam frente a um aluno com dificuldades de aprendizado em sua matéria. Para tanto, sugerimos uma abordagem didática que tenha como perspectiva a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida na década de 80 pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner. Para o desenvolvimento desse estudo, tomaremos como base os pressupostos teóricos contidos em suas obras, sobretudo aqueles que reiteram a contribuição da teoria à educação. Pretendemos, com este trabalho, convidar o leitor a construir uma escola centrada no indivíduo, na qual o desenvolvimento cognitivo de cada aluno seja entendido como singular. Entretanto, somente o estudo da teoria mostrou-se insuficiente. Por essa razão, no decorrer deste trabalho propomos a aplicação de um questionário, a fim de auxiliar o professor na difícil tarefa de identificar o perfil cognitivo de seus alunos e, consequentemente, servir como norteador para a elaboração de atividades mais adequadas, levando-se em consideração a diversidade de inteligências encontradas dentro da sala de aula. Finalmente reunimos na parte final deste trabalho teoria e prática: apresentaremos uma seleção de dezesseis atividades para a aula de língua estrangeira (duas para o desenvolvimento de cada inteligência), as quais buscam contribuir com o trabalho do professor que pretende, além de desenvolver as Inteligências Múltiplas presentes em sua classe, diversificar seu trabalho diário.Este trabajo tiene como objetivo colaborar con la tarea de los profesores, sobre todo los de lengua española, que no se acomodan ante un alumno con dificultades de aprendizaje en su asignatura. Así, sugerimos un enfoque didáctico que tenga como perspectiva la Teoría de las Inteligencias Múltiples, desarrollada en la década de 80 por el psicólogo cognitivo Howard Gardner. De esa manera, para el desarrollo de ese estudio, utilizaremos como base los postulados teóricos descritos en sus obras, especialmente aquellos que reiteran la contribución de la teoria a la educación. Pretendemos, con este trabajo, invitar el lector a construir una escuela centrada en el individuo, en la cual el desarrollo cognitivo de cada alumno sea entendido como singular. Sin embargo, sólo el estudio de la teoría se mostró insuficiente. Por eso, en el transcurso de este trabajo proponemos la aplicación de un cuestionario, a fin de auxiliar el profesor en la difícil tarea de identificar el perfil cognitivo de sus alumnos y, consecuentemente, servir como guía para la elaboración de actividades más adecuadas, que tengan en cuenta la diversidad de inteligencias encontradas en el aula. Finalmente, reunimos en la parte final de este trabajo teoría y práctica: presentáremos una selección de dieciséis actividades para la clase de lengua extranjera (dos para el desarrollo de cada inteligencia), las cuales buscan contribuir con el trabajo del profesor que pretende, además de desarrollar las Inteligencias Múltiples presentes en su clase, diversificar su trabajo diario.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (espanhol)Inteligências múltiplasRecursos didáticosEnseñanza de españolInteligencias múltiplesRecursos didácticosA teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000900804.pdf000900804.pdfTexto completoapplication/pdf3621859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79040/1/000900804.pdf47edd1908d80f212cfc1ed3e576adf6aMD51TEXT000900804.pdf.txt000900804.pdf.txtExtracted Texttext/plain145313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79040/2/000900804.pdf.txt42cbb48803fb78dd0d4450a8632b9732MD52THUMBNAIL000900804.pdf.jpg000900804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79040/3/000900804.pdf.jpg0a22f78c26abbe6fca8def94a2b4cba2MD5310183/790402022-08-06 04:54:02.96993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
title A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
spellingShingle A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
Moraes, Michelle Ferraz de
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Inteligências múltiplas
Recursos didáticos
Enseñanza de español
Inteligencias múltiples
Recursos didácticos
title_short A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
title_full A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
title_fullStr A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
title_full_unstemmed A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
title_sort A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
author Moraes, Michelle Ferraz de
author_facet Moraes, Michelle Ferraz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Michelle Ferraz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
contributor_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Inteligências múltiplas
Recursos didáticos
topic Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Inteligências múltiplas
Recursos didáticos
Enseñanza de español
Inteligencias múltiples
Recursos didácticos
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de español
Inteligencias múltiples
Recursos didácticos
description O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a tarefa dos professores, sobretudo os de língua espanhola, que não se acomodam frente a um aluno com dificuldades de aprendizado em sua matéria. Para tanto, sugerimos uma abordagem didática que tenha como perspectiva a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida na década de 80 pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner. Para o desenvolvimento desse estudo, tomaremos como base os pressupostos teóricos contidos em suas obras, sobretudo aqueles que reiteram a contribuição da teoria à educação. Pretendemos, com este trabalho, convidar o leitor a construir uma escola centrada no indivíduo, na qual o desenvolvimento cognitivo de cada aluno seja entendido como singular. Entretanto, somente o estudo da teoria mostrou-se insuficiente. Por essa razão, no decorrer deste trabalho propomos a aplicação de um questionário, a fim de auxiliar o professor na difícil tarefa de identificar o perfil cognitivo de seus alunos e, consequentemente, servir como norteador para a elaboração de atividades mais adequadas, levando-se em consideração a diversidade de inteligências encontradas dentro da sala de aula. Finalmente reunimos na parte final deste trabalho teoria e prática: apresentaremos uma seleção de dezesseis atividades para a aula de língua estrangeira (duas para o desenvolvimento de cada inteligência), as quais buscam contribuir com o trabalho do professor que pretende, além de desenvolver as Inteligências Múltiplas presentes em sua classe, diversificar seu trabalho diário.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-12T01:52:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000900804
url http://hdl.handle.net/10183/79040
identifier_str_mv 000900804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79040/1/000900804.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79040/2/000900804.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79040/3/000900804.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47edd1908d80f212cfc1ed3e576adf6a
42cbb48803fb78dd0d4450a8632b9732
0a22f78c26abbe6fca8def94a2b4cba2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224455351959552