As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Antonio Carlos Cosenza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11728
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de pós-graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física, 2012.
id UNB_ffbe62ac9117ded8b5bf000a69416345
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11728
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escolaEducação físicaEsportesEscolasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de pós-graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física, 2012.O presente estudo teve por objetivo discutir o esporte na escola para além de uma dicotomia recorrente nos debates, entre o caráter formativo e o caráter alienador. Foi motivado pelas contribuições teóricas de Bauman, que oportunizaram uma compreensão mais abrangente do esporte. Nessa ótica, apontou-se como hipótese a possibilidade de explicar o esporte na escola como um fenômeno ambivalente; mas, não dicotômico. A partir do uso da técnica de grupos focais, os resultados obtidos evidenciaram que o esporte incorpora um dualismo, em razão da dificuldade de conceituá-lo, de precisar seus objetivos e da diversidade de utilização do termo “esporte” nos debates sobre o tema, especialmente, no contexto da prática da Educação Física na escola. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed at discussing sports in school beyond the recurring dichotomy in discussions between the formative and alienating character. It was motivated by the theoretical contributions of Bauman, which allowed a more comprehensive understanding of the sport. From this perspective, it was pointed out as a hypothesis to explain the possibility of sports in school as an ambivalent phenomenon, but not dichotomous. From the use of the technique of focus groups, the results showed that sports embody a dualism because of the difficulty in classifying them, clarifying their goals and because of the diversity of use of the term "sport" in the debates on the subject, especially in the context of the practice of physical education at school.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAzevedo, Aldo Antonio deFaria, Antonio Carlos Cosenza2012-12-03T13:34:35Z2012-12-03T13:34:35Z2012-12-032012-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Antonio Carlos Cosenza. As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola. 2012. [145] f., il. Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11728info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/11728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
title As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
spellingShingle As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
Faria, Antonio Carlos Cosenza
Educação física
Esportes
Escolas
title_short As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
title_full As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
title_fullStr As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
title_full_unstemmed As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
title_sort As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola
author Faria, Antonio Carlos Cosenza
author_facet Faria, Antonio Carlos Cosenza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Aldo Antonio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Antonio Carlos Cosenza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Esportes
Escolas
topic Educação física
Esportes
Escolas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de pós-graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-03T13:34:35Z
2012-12-03T13:34:35Z
2012-12-03
2012-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Antonio Carlos Cosenza. As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola. 2012. [145] f., il. Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11728
identifier_str_mv FARIA, Antonio Carlos Cosenza. As contribuições da noção de ambivalência em Bauman para uma interpretação do esporte na escola. 2012. [145] f., il. Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216657117184