Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Anderson da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Christiane Luci Bezerra, Pinheiro, Valéria Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/588
Resumo: Acompanhando a dinâmica recente no modo de acumulação nacional, no qual o capital avança e se reproduz em espaços diferenciados de forma desigual, verifica-se uma fragmentação institucional da gestão metropolitana, facilitada pelos novos arranjos federativos proporcionados pela Constituição Federal de 1988, firmando-se, a partir daí, um conjunto de novas metrópoles regionais. Nesse contexto, foi instituída, através da Lei Complementar Estadual nº 78 de 2009, a Região Metropolitana do Cariri – RMC/Ce. Este ensaio propõe, portanto, apontar elementos sobre as centralidades urbanas da região, na perspectiva de refletir sobre as condições metropolitanas existentes na mesma. Reconhece-se, a partir das análises, que o processo de criação da RMC se dá muito mais influenciado por fatores políticos e necessidade de benefícios fiscais, do que o reconhecimento da existência  de características metropolitanas. Destaca-se, ainda, o desafio imposto às políticas públicas para pensar o desenvolvimento local a partir de uma realidade regional onde são explícitas as assimetrias nos níveis de desenvolvimento socioeconômico entre os municípios.  
id UNC - 1_4a9d7084ddc0cac35accd95a394c6aa1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/588
network_acronym_str UNC - 1
network_name_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
spelling Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do CaririUrbanização. Metropolização. Região Metropolitana do Cariri. RMAcompanhando a dinâmica recente no modo de acumulação nacional, no qual o capital avança e se reproduz em espaços diferenciados de forma desigual, verifica-se uma fragmentação institucional da gestão metropolitana, facilitada pelos novos arranjos federativos proporcionados pela Constituição Federal de 1988, firmando-se, a partir daí, um conjunto de novas metrópoles regionais. Nesse contexto, foi instituída, através da Lei Complementar Estadual nº 78 de 2009, a Região Metropolitana do Cariri – RMC/Ce. Este ensaio propõe, portanto, apontar elementos sobre as centralidades urbanas da região, na perspectiva de refletir sobre as condições metropolitanas existentes na mesma. Reconhece-se, a partir das análises, que o processo de criação da RMC se dá muito mais influenciado por fatores políticos e necessidade de benefícios fiscais, do que o reconhecimento da existência  de características metropolitanas. Destaca-se, ainda, o desafio imposto às políticas públicas para pensar o desenvolvimento local a partir de uma realidade regional onde são explícitas as assimetrias nos níveis de desenvolvimento socioeconômico entre os municípios.  Universidade do Contestado (UnC)2014-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/58810.24302/drd.v4i2.588DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 4 n. 2 (2014); 204-2312237-902910.24302/drd.v4i2reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestadoinstacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/588/445Rodrigues, Anderson da SilvaAlves, Christiane Luci BezerraPinheiro, Valéria Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-09T16:11:55Zhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oai2237-90292237-9029opendoar:null2020-05-09 16:11:57.553DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestadofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
title Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
spellingShingle Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
Rodrigues, Anderson da Silva
Urbanização. Metropolização. Região Metropolitana do Cariri. RM
title_short Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
title_full Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
title_fullStr Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
title_full_unstemmed Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
title_sort Reflexões sobre trama metropolitana no contexto da urbanização da região do Cariri
author Rodrigues, Anderson da Silva
author_facet Rodrigues, Anderson da Silva
Alves, Christiane Luci Bezerra
Pinheiro, Valéria Feitosa
author_role author
author2 Alves, Christiane Luci Bezerra
Pinheiro, Valéria Feitosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Anderson da Silva
Alves, Christiane Luci Bezerra
Pinheiro, Valéria Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Urbanização. Metropolização. Região Metropolitana do Cariri. RM
topic Urbanização. Metropolização. Região Metropolitana do Cariri. RM
dc.description.none.fl_txt_mv Acompanhando a dinâmica recente no modo de acumulação nacional, no qual o capital avança e se reproduz em espaços diferenciados de forma desigual, verifica-se uma fragmentação institucional da gestão metropolitana, facilitada pelos novos arranjos federativos proporcionados pela Constituição Federal de 1988, firmando-se, a partir daí, um conjunto de novas metrópoles regionais. Nesse contexto, foi instituída, através da Lei Complementar Estadual nº 78 de 2009, a Região Metropolitana do Cariri – RMC/Ce. Este ensaio propõe, portanto, apontar elementos sobre as centralidades urbanas da região, na perspectiva de refletir sobre as condições metropolitanas existentes na mesma. Reconhece-se, a partir das análises, que o processo de criação da RMC se dá muito mais influenciado por fatores políticos e necessidade de benefícios fiscais, do que o reconhecimento da existência  de características metropolitanas. Destaca-se, ainda, o desafio imposto às políticas públicas para pensar o desenvolvimento local a partir de uma realidade regional onde são explícitas as assimetrias nos níveis de desenvolvimento socioeconômico entre os municípios.  
description Acompanhando a dinâmica recente no modo de acumulação nacional, no qual o capital avança e se reproduz em espaços diferenciados de forma desigual, verifica-se uma fragmentação institucional da gestão metropolitana, facilitada pelos novos arranjos federativos proporcionados pela Constituição Federal de 1988, firmando-se, a partir daí, um conjunto de novas metrópoles regionais. Nesse contexto, foi instituída, através da Lei Complementar Estadual nº 78 de 2009, a Região Metropolitana do Cariri – RMC/Ce. Este ensaio propõe, portanto, apontar elementos sobre as centralidades urbanas da região, na perspectiva de refletir sobre as condições metropolitanas existentes na mesma. Reconhece-se, a partir das análises, que o processo de criação da RMC se dá muito mais influenciado por fatores políticos e necessidade de benefícios fiscais, do que o reconhecimento da existência  de características metropolitanas. Destaca-se, ainda, o desafio imposto às políticas públicas para pensar o desenvolvimento local a partir de uma realidade regional onde são explícitas as assimetrias nos níveis de desenvolvimento socioeconômico entre os municípios.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/588
10.24302/drd.v4i2.588
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/588
identifier_str_mv 10.24302/drd.v4i2.588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/588/445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
dc.source.none.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 4 n. 2 (2014); 204-231
2237-9029
10.24302/drd.v4i2
reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname:Universidade do Contestado
instacron:UNC
reponame_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
collection DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname_str Universidade do Contestado
instacron_str UNC
institution UNC
repository.name.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1666590361580994560