Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
Texto Completo: | http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/86 |
Resumo: | Numa época em que as fronteiras físicas se esbatem e os negócios assumem uma natureza cada vez mais global, não são raros os casos de empresas que partindo de uma base regional limitada conseguiram impor-se nos mercados internacionais. O uso de referências de origem dos produtos é, frequentemente, um elemento central na estratégia de abordagem dos mercados internacionais. As designações de origem permitem, quando bem exploradas, incrementar o valor dos produtos ao mesmo tempo que os diferenciam da concorrência. No contexto dos produtos portugueses de origem protegida, o vinho surge como exemplo de um produto regional que conseguiu impor-se pela sua inovação (produtiva e técnica) e por um elevado grau de profissionalização da gestão. Dentre os vinhos produzidos em Portugal, o Vinho do Porto é o mais reconhecido nos mercados internacionais. A metodologia do estudo de caso foi usada para identificar as razões do percurso seguido pela Symington, uma empresa de perfil familiar, a operar no sector do Vinho do Porto. Deste modo, como propósito principal, espera-se neste artigo ser capaz de sinalizar não só os fatores críticos subjacentes ao sucesso alcançado por aquela empresa, como algumas das dimensões que importará cuidar por parte de outras empresas que pretendam seguir-lhe o percurso. Finalmente, algumas implicações de política serão apontadas para os agentes políticos e a gestão e desenvolvimento do território. |
id |
UNC - 1_b6380d6ee3efca52eb1ef7921c8565cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86 |
network_acronym_str |
UNC - 1 |
network_name_str |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
spelling |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do PortoRecursos dos territórios. Produtos com designação de origem protegida. Desenvolvimento endógeno. Vinhos de qualidade. Vinho do PortoNuma época em que as fronteiras físicas se esbatem e os negócios assumem uma natureza cada vez mais global, não são raros os casos de empresas que partindo de uma base regional limitada conseguiram impor-se nos mercados internacionais. O uso de referências de origem dos produtos é, frequentemente, um elemento central na estratégia de abordagem dos mercados internacionais. As designações de origem permitem, quando bem exploradas, incrementar o valor dos produtos ao mesmo tempo que os diferenciam da concorrência. No contexto dos produtos portugueses de origem protegida, o vinho surge como exemplo de um produto regional que conseguiu impor-se pela sua inovação (produtiva e técnica) e por um elevado grau de profissionalização da gestão. Dentre os vinhos produzidos em Portugal, o Vinho do Porto é o mais reconhecido nos mercados internacionais. A metodologia do estudo de caso foi usada para identificar as razões do percurso seguido pela Symington, uma empresa de perfil familiar, a operar no sector do Vinho do Porto. Deste modo, como propósito principal, espera-se neste artigo ser capaz de sinalizar não só os fatores críticos subjacentes ao sucesso alcançado por aquela empresa, como algumas das dimensões que importará cuidar por parte de outras empresas que pretendam seguir-lhe o percurso. Finalmente, algumas implicações de política serão apontadas para os agentes políticos e a gestão e desenvolvimento do território.Universidade do Contestado (UnC)2012-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/8610.24302/drd.v2i1.86DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 2 n. 1 (2012); 134-1552237-902910.24302/drd.v2i1reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestadoinstacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/86/279Santos, José FreitasRibeiro, José Cadimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-09T16:11:55Zhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oai2237-90292237-9029opendoar:null2020-05-09 16:11:56.155DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestadofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
title |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
spellingShingle |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto Santos, José Freitas Recursos dos territórios. Produtos com designação de origem protegida. Desenvolvimento endógeno. Vinhos de qualidade. Vinho do Porto |
title_short |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
title_full |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
title_fullStr |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
title_full_unstemmed |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
title_sort |
Estratégias empresariais de base territorial: o caso Symington e a produção de vinho do Porto |
author |
Santos, José Freitas |
author_facet |
Santos, José Freitas Ribeiro, José Cadima |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, José Cadima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Freitas Ribeiro, José Cadima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos dos territórios. Produtos com designação de origem protegida. Desenvolvimento endógeno. Vinhos de qualidade. Vinho do Porto |
topic |
Recursos dos territórios. Produtos com designação de origem protegida. Desenvolvimento endógeno. Vinhos de qualidade. Vinho do Porto |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Numa época em que as fronteiras físicas se esbatem e os negócios assumem uma natureza cada vez mais global, não são raros os casos de empresas que partindo de uma base regional limitada conseguiram impor-se nos mercados internacionais. O uso de referências de origem dos produtos é, frequentemente, um elemento central na estratégia de abordagem dos mercados internacionais. As designações de origem permitem, quando bem exploradas, incrementar o valor dos produtos ao mesmo tempo que os diferenciam da concorrência. No contexto dos produtos portugueses de origem protegida, o vinho surge como exemplo de um produto regional que conseguiu impor-se pela sua inovação (produtiva e técnica) e por um elevado grau de profissionalização da gestão. Dentre os vinhos produzidos em Portugal, o Vinho do Porto é o mais reconhecido nos mercados internacionais. A metodologia do estudo de caso foi usada para identificar as razões do percurso seguido pela Symington, uma empresa de perfil familiar, a operar no sector do Vinho do Porto. Deste modo, como propósito principal, espera-se neste artigo ser capaz de sinalizar não só os fatores críticos subjacentes ao sucesso alcançado por aquela empresa, como algumas das dimensões que importará cuidar por parte de outras empresas que pretendam seguir-lhe o percurso. Finalmente, algumas implicações de política serão apontadas para os agentes políticos e a gestão e desenvolvimento do território. |
description |
Numa época em que as fronteiras físicas se esbatem e os negócios assumem uma natureza cada vez mais global, não são raros os casos de empresas que partindo de uma base regional limitada conseguiram impor-se nos mercados internacionais. O uso de referências de origem dos produtos é, frequentemente, um elemento central na estratégia de abordagem dos mercados internacionais. As designações de origem permitem, quando bem exploradas, incrementar o valor dos produtos ao mesmo tempo que os diferenciam da concorrência. No contexto dos produtos portugueses de origem protegida, o vinho surge como exemplo de um produto regional que conseguiu impor-se pela sua inovação (produtiva e técnica) e por um elevado grau de profissionalização da gestão. Dentre os vinhos produzidos em Portugal, o Vinho do Porto é o mais reconhecido nos mercados internacionais. A metodologia do estudo de caso foi usada para identificar as razões do percurso seguido pela Symington, uma empresa de perfil familiar, a operar no sector do Vinho do Porto. Deste modo, como propósito principal, espera-se neste artigo ser capaz de sinalizar não só os fatores críticos subjacentes ao sucesso alcançado por aquela empresa, como algumas das dimensões que importará cuidar por parte de outras empresas que pretendam seguir-lhe o percurso. Finalmente, algumas implicações de política serão apontadas para os agentes políticos e a gestão e desenvolvimento do território. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/86 10.24302/drd.v2i1.86 |
url |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/86 |
identifier_str_mv |
10.24302/drd.v2i1.86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/86/279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Contestado (UnC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Contestado (UnC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 2 n. 1 (2012); 134-155 2237-9029 10.24302/drd.v2i1 reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate instname:Universidade do Contestado instacron:UNC |
reponame_str |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
collection |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
instname_str |
Universidade do Contestado |
instacron_str |
UNC |
institution |
UNC |
repository.name.fl_str_mv |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1666590361506545664 |