Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Profanações |
Texto Completo: | http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246 |
Resumo: | Resumo O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo. |
id |
UNC-0_31646ee651cf29d32f2dc40d5132bb1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1246 |
network_acronym_str |
UNC-0 |
network_name_str |
Profanações |
repository_id_str |
|
spelling |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na EscolaRacismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003.Resumo O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo.Universidade do Contestado (UnC)2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/124610.24302/prof.v3i2.1246Profanações; v. 3 n. 2 (2016); 97-1182358-612510.24302/prof.v3i2reponame:Profanaçõesinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246/703Kraemer, CelsoFronza, Mariana Francineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-20T01:25:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1246Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/PRIhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/oai||sandro@unc.br2358-61252358-6125opendoar:2016-12-20T01:25:24Profanações - Universidade do Contestado (UNC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
title |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
spellingShingle |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola Kraemer, Celso Racismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003. |
title_short |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
title_full |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
title_fullStr |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
title_full_unstemmed |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
title_sort |
Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola |
author |
Kraemer, Celso |
author_facet |
Kraemer, Celso Fronza, Mariana Francine |
author_role |
author |
author2 |
Fronza, Mariana Francine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kraemer, Celso Fronza, Mariana Francine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003. |
topic |
Racismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003. |
description |
Resumo O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246 10.24302/prof.v3i2.1246 |
url |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246 |
identifier_str_mv |
10.24302/prof.v3i2.1246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246/703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Contestado (UnC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Contestado (UnC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Profanações; v. 3 n. 2 (2016); 97-118 2358-6125 10.24302/prof.v3i2 reponame:Profanações instname:Universidade do Contestado (UNC) instacron:UNC |
instname_str |
Universidade do Contestado (UNC) |
instacron_str |
UNC |
institution |
UNC |
reponame_str |
Profanações |
collection |
Profanações |
repository.name.fl_str_mv |
Profanações - Universidade do Contestado (UNC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sandro@unc.br |
_version_ |
1797688249739640832 |