Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Celso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fronza, Mariana Francine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Profanações
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246
Resumo: Resumo O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo.
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spelling Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na EscolaRacismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003.Resumo O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo.Universidade do Contestado (UnC)2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/124610.24302/prof.v3i2.1246Profanações; v. 3 n. 2 (2016); 97-1182358-612510.24302/prof.v3i2reponame:Profanaçõesinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1246/703Kraemer, CelsoFronza, Mariana Francineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-20T01:25:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1246Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/PRIhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/oai||sandro@unc.br2358-61252358-6125opendoar:2016-12-20T01:25:24Profanações - Universidade do Contestado (UNC)false
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