Fotografia como meio de memória e esquecimento no ciberespaço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Profanações |
Texto Completo: | http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/699 |
Resumo: | O presente artigo procura argumentar sobre os processos de produção de memória e esquecimento através da fotografia como constituidora de uma marca identitária. A fotografia é apresentada aqui como objeto da memória cultural e se relaciona com a produção da experiência visual da contemporaneidade nos espaços reais de esquecimento e nos cibernéticos, compreendido aqui como espaço virtual. Estes locais possibilitam a fotografia deixar seu rastro ou resto, estando sujeita assim, ao esquecimento. O rastro e o resto estão relacionados, mas se distinguem e na fotografia é delimitado por seu contexto sociocultural. Assim, desde a fotografia analógica à fotografia digital pode-se compreender como o esquecimento está imbricado nos modos de agir e pensar, da distinção e dos códigos sociais, na prática fotografia como uma representação sócia e imaginária e produtora de memória. |
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Fotografia como meio de memória e esquecimento no ciberespaçoFotografia. Memória social. Esquecimento. Resto.O presente artigo procura argumentar sobre os processos de produção de memória e esquecimento através da fotografia como constituidora de uma marca identitária. A fotografia é apresentada aqui como objeto da memória cultural e se relaciona com a produção da experiência visual da contemporaneidade nos espaços reais de esquecimento e nos cibernéticos, compreendido aqui como espaço virtual. Estes locais possibilitam a fotografia deixar seu rastro ou resto, estando sujeita assim, ao esquecimento. O rastro e o resto estão relacionados, mas se distinguem e na fotografia é delimitado por seu contexto sociocultural. Assim, desde a fotografia analógica à fotografia digital pode-se compreender como o esquecimento está imbricado nos modos de agir e pensar, da distinção e dos códigos sociais, na prática fotografia como uma representação sócia e imaginária e produtora de memória. Universidade do Contestado (UnC)2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/69910.24302/prof.v2i2.699Profanações; v. 2 n. 2 (2015); 151-1652358-612510.24302/prof.v2i2reponame:Profanaçõesinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/699/585Fraga, Nayhara M.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-29T11:41:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/699Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/PRIhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/oai||sandro@unc.br2358-61252358-6125opendoar:2016-01-29T11:41:55Profanações - Universidade do Contestado (UNC)false |
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