O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Kauan Prates
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Felippi, Ângela Cristina Trevisan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174
Resumo: Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência.
id UNC-1_a9d95b358b0d0fc105d5271db4776bb8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1174
network_acronym_str UNC-1
network_name_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
repository_id_str
spelling O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da EnyPosicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional.Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência.Universidade do Contestado (UNC)2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/117410.24302/drd.v6i3.1174DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 3 (2016); 107-1242237-902910.24302/drd.v6i3reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174/672Gonçalves, Kauan PratesFelippi, Ângela Cristina Trevisaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-25T03:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1174Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drdONGhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oaidaniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br2237-90292237-9029opendoar:2020-04-25T03:35:01DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC)false
dc.title.none.fl_str_mv O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
title O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
spellingShingle O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
Gonçalves, Kauan Prates
Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional.
title_short O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
title_full O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
title_fullStr O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
title_full_unstemmed O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
title_sort O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
author Gonçalves, Kauan Prates
author_facet Gonçalves, Kauan Prates
Felippi, Ângela Cristina Trevisan
author_role author
author2 Felippi, Ângela Cristina Trevisan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Kauan Prates
Felippi, Ângela Cristina Trevisan
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional.
topic Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional.
description Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174
10.24302/drd.v6i3.1174
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174
identifier_str_mv 10.24302/drd.v6i3.1174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174/672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UNC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UNC)
dc.source.none.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 3 (2016); 107-124
2237-9029
10.24302/drd.v6i3
reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname:Universidade do Contestado (UNC)
instacron:UNC
instname_str Universidade do Contestado (UNC)
instacron_str UNC
institution UNC
reponame_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
collection DRd - Desenvolvimento Regional em debate
repository.name.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC)
repository.mail.fl_str_mv daniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br
_version_ 1805918431868878848