O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
Texto Completo: | http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174 |
Resumo: | Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência. |
id |
UNC-1_a9d95b358b0d0fc105d5271db4776bb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1174 |
network_acronym_str |
UNC-1 |
network_name_str |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da EnyPosicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional.Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência.Universidade do Contestado (UNC)2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/117410.24302/drd.v6i3.1174DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 3 (2016); 107-1242237-902910.24302/drd.v6i3reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174/672Gonçalves, Kauan PratesFelippi, Ângela Cristina Trevisaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-25T03:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1174Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drdONGhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oaidaniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br2237-90292237-9029opendoar:2020-04-25T03:35:01DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
title |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
spellingShingle |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny Gonçalves, Kauan Prates Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional. |
title_short |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
title_full |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
title_fullStr |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
title_full_unstemmed |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
title_sort |
O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny |
author |
Gonçalves, Kauan Prates |
author_facet |
Gonçalves, Kauan Prates Felippi, Ângela Cristina Trevisan |
author_role |
author |
author2 |
Felippi, Ângela Cristina Trevisan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Kauan Prates Felippi, Ângela Cristina Trevisan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional. |
topic |
Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional. |
description |
Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174 10.24302/drd.v6i3.1174 |
url |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174 |
identifier_str_mv |
10.24302/drd.v6i3.1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1174/672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Contestado (UNC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Contestado (UNC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 3 (2016); 107-124 2237-9029 10.24302/drd.v6i3 reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate instname:Universidade do Contestado (UNC) instacron:UNC |
instname_str |
Universidade do Contestado (UNC) |
instacron_str |
UNC |
institution |
UNC |
reponame_str |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
collection |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
repository.name.fl_str_mv |
DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC) |
repository.mail.fl_str_mv |
daniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br |
_version_ |
1805918431868878848 |