Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DRd - Desenvolvimento Regional em debate |
Texto Completo: | http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization. |
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Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúchaAgricultura familiar. Agricultura orgânica. Canais de comercialização. Diversificação produtiva. Family farm. Organic agriculture. Marketing channels. Productive diversification.Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization.Universidade do Contestado (UNC)2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/171710.24302/drd.v8i1.1717DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 8 n. 1 (2018); 25-472237-902910.24302/drd.v8i1reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717/824Copyright (c) 2018 DRd - Desenvolvimento Regional em debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessJandrey, Willian FontaniveSchultz, GlaucoSouza, Marcelino de2020-04-25T03:33:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1717Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drdONGhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oaidaniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br2237-90292237-9029opendoar:2020-04-25T03:33:48DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC)false |
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Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization. |
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