Caracterização de estruturas anatômicas de órgãos de plantas Cultivadas no Nordeste com produção de aulas práticas para Anatomia e morfologia vegetal
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ambientale (Online) |
DOI: | 10.48180/ambientale.v13i2.245 |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/245 |
Resumo: | As aulas práticas no ensino da Botânica, no caso em especial do ensino da morfologia e anatomia vegetal, são fundamentais no processo de ensino aprendizagem nas escolas de educação básica, e os estudantes de licenciatura em biologia necessitam construir um conhecimento durante a graduação através da experimentação, se inserindo na iniciação científica dentro da universidade. É papel da universidade desenvolver conhecimento científico que permita ao futuro docente aplicar esse saber construído com um talento. Nas escolas da região de Arapiraca, no Estado de Alagoas observam-se dificuldades no processo de ensino-aprendizado por parte dos professores para ministrar as disciplinas de Biologia Vegetal, bem como as dificuldades encontradas pelos alunos para sua compreensão. Por outro lado, as graduações em licenciatura requerem permanentemente desenvolvimento de novas ferramentas para o ensino em sala de aula nas escolas de educação básica, sem, contudo, distanciar o aluno de sua realidade e transformar o ensino em algo satisfatório. Verifica-se ainda que nos pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), cita que nas escolas não se deve ter um modelo curricular homogêneo e impositivo, além disso, observa-se em muitos livros didáticos o exemplo de plantas desconhecidas na região, como é o caso do autor Paulino (2005) que cita o Baobá como planta de região seca, comum em Madagascar, África, entre outros. Por essa razão, objetivou-se com esse trabalho, considerando que a utilização de práticas pedagógicas adequadas é essencial e permite o conhecimento associando a teoria à prática, desenvolver aulas práticas de laboratórios no ensino da biologia vegetal, de fácil manuseio, permitindo investigação pelos discentes, utilizando plantas conhecidas, aplicáveis para educação superior e para o ensino fundamental e médio. |
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