O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tamires Rayane da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães, Paiva, Isabelle Maria Magalhães, Ferro, Jaqueline dos Santos, Barros, Rubens Pessoa de, Costa, Josefa Betânia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
DOI: 10.48179/revext.v4i2.163
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163
Resumo: O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.
id UNEAL-3_160d91d755733ee31bb321468a164b1a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/163
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
spelling O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiênciaPibid. Docência. Ensino. Relato de experiênciaO Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/16310.48179/revext.v4i2.163REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-122675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163/143Copyright (c) 2019 Tamires Rayane da Silva Alves, Isabelle Cristina Santos Magalhães Magalhães, Isabelle Maria Magalhães Paiva, Jaqueline dos Santos Ferro, Rubens Pessoa de Barros, Josefa Betânia Vilela Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Tamires Rayane da Silva Magalhães, Isabelle Cristina Santos MagalhãesPaiva, Isabelle Maria Magalhães Ferro, Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de Costa, Josefa Betânia Vilela 2021-10-25T18:11:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/163Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:11:56REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
spellingShingle O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
Alves, Tamires Rayane da Silva
Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
Alves, Tamires Rayane da Silva
Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
title_short O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_full O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_fullStr O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_full_unstemmed O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_sort O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
author Alves, Tamires Rayane da Silva
author_facet Alves, Tamires Rayane da Silva
Alves, Tamires Rayane da Silva
Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
author_role author
author2 Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tamires Rayane da Silva
Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
topic Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
description O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163
10.48179/revext.v4i2.163
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163
identifier_str_mv 10.48179/revext.v4i2.163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163/143
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-12
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1822176310098657280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.48179/revext.v4i2.163