O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tamires Rayane da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães, Paiva, Isabelle Maria Magalhães, Ferro, Jaqueline dos Santos, Barros, Rubens Pessoa de, Costa, Josefa Betânia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163
Resumo: O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.
id UNEAL-3_160d91d755733ee31bb321468a164b1a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/163
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiênciaPibid. Docência. Ensino. Relato de experiênciaO Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/16310.48179/revext.v4i2.163REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-122675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163/143Copyright (c) 2019 Tamires Rayane da Silva Alves, Isabelle Cristina Santos Magalhães Magalhães, Isabelle Maria Magalhães Paiva, Jaqueline dos Santos Ferro, Rubens Pessoa de Barros, Josefa Betânia Vilela Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Tamires Rayane da Silva Magalhães, Isabelle Cristina Santos MagalhãesPaiva, Isabelle Maria Magalhães Ferro, Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de Costa, Josefa Betânia Vilela 2021-10-25T18:11:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/163Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:11:56REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
spellingShingle O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
Alves, Tamires Rayane da Silva
Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
title_short O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_full O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_fullStr O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_full_unstemmed O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
title_sort O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
author Alves, Tamires Rayane da Silva
author_facet Alves, Tamires Rayane da Silva
Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
author_role author
author2 Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tamires Rayane da Silva
Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães
Paiva, Isabelle Maria Magalhães
Ferro, Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Josefa Betânia Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
topic Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência
description O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163
10.48179/revext.v4i2.163
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163
identifier_str_mv 10.48179/revext.v4i2.163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163/143
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-12
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259089674240