O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163 |
Resumo: | O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores. |
id |
UNEAL-3_160d91d755733ee31bb321468a164b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/163 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiênciaPibid. Docência. Ensino. Relato de experiênciaO Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/16310.48179/revext.v4i2.163REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-122675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163/143Copyright (c) 2019 Tamires Rayane da Silva Alves, Isabelle Cristina Santos Magalhães Magalhães, Isabelle Maria Magalhães Paiva, Jaqueline dos Santos Ferro, Rubens Pessoa de Barros, Josefa Betânia Vilela Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Tamires Rayane da Silva Magalhães, Isabelle Cristina Santos MagalhãesPaiva, Isabelle Maria Magalhães Ferro, Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de Costa, Josefa Betânia Vilela 2021-10-25T18:11:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/163Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:11:56REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
title |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
spellingShingle |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência Alves, Tamires Rayane da Silva Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência |
title_short |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
title_full |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
title_fullStr |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
title_sort |
O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: Um relato de experiência |
author |
Alves, Tamires Rayane da Silva |
author_facet |
Alves, Tamires Rayane da Silva Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães Paiva, Isabelle Maria Magalhães Ferro, Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de Costa, Josefa Betânia Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães Paiva, Isabelle Maria Magalhães Ferro, Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de Costa, Josefa Betânia Vilela |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Tamires Rayane da Silva Magalhães, Isabelle Cristina Santos Magalhães Paiva, Isabelle Maria Magalhães Ferro, Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de Costa, Josefa Betânia Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência |
topic |
Pibid. Docência. Ensino. Relato de experiência |
description |
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Biologia vem promovendo a participação e o envolvimento das discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito à iniciação à docência. O trabalho realizado por bolsistas do PIBID/BIOLOGIA/UNEAL tem como objetivo relatar a importância de uma interversão sobre hábitos higiênicos realizado em duas escolas de ensino público situadas na cidade de Arapiraca-AL. Trata-se de um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, sobre uma intervenção com o tema “Hábitos Higiênicos”, realizada em duas Escolas de Ensino Fundamental do município de Arapiraca – AL. Na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março foram contemplados os alunos de duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. Já na Escola de Ensino Fundamental Governador Divaldo Suruagy foi uma turma de 6º ano e duas turmas de 7º ano. Ambas as turmas do turno matutino. O projeto hábitos de higiene procurou instigar nos alunos a importância de se ter uma boa higienização. A utilização de cartazes, práticas e jogos, para esse ensino foi escolhida por esse tipo de recurso apresentar diversos benefícios para aprendizagem infantil. O projeto teve resultados positivos, pois durante a realização as crianças aprenderam a dar mais valor à higienização pessoal, podendo levar o conhecimento adquirido ao ambiente familiar e colegas, agindo assim como agentes multiplicadores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163 10.48179/revext.v4i2.163 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163 |
identifier_str_mv |
10.48179/revext.v4i2.163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/163/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-12 2675-3979 2447-2751 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259089674240 |